Páginas

sábado, 26 de março de 2016

Quando alguém morre, o que o Facebook faz com o perfil?

Cemitério de Staglieno, Gênova, Itália

Pouca gente sabe, mas é possível escolher quem vai cuidar do seu perfil ou até mesmo agendar a exclusão dele quando o Facebook confirmar sua morte.

Vamos logo à configuração, que é bem simples.

  1. Contato herdeiro
  2. Exclusão de conta
  3. Perfil memorial
  4. Não deixe para depois!

1. Contato herdeiro

Já logado em seu perfil, entre nas configurações e logo em seguida clique no link Segurança [www.facebook.com/settings?tab=security]:

Agora clique na opção Contato herdeiro - editar:

Observe que aparecem duas diferentes opções.

Na primeira, você escolhe uma pessoa - amigo ou familiar - para gerenciar sua conta quando você morrer. Essa pessoa poderá:

  • Fixar uma publicação na sua linha do tempo (timeline).
  • Responder a novas solicitações de amizade.
  • Atualizar a sua foto do perfil.

Não poderá:

  • Publicar conteúdo por você.
  • Ver as suas mensagens.

O contato herdeiro só passa a ter acesso à sua conta quando ela é transformada em memorial. Daqui a pouco vou explicar melhor essa parte.

No campo Escolha um amigo, você digita o nome da pessoa e seleciona quando aparecer o perfil correto.

Quando encontrar a pessoa certa, clique no botão Adicionar:

Em seguida, o Facebook vai oferecer uma opção muito sinistra que é mandar imediatamente à pessoa uma mensagem avisando que ela é seu contato herdeiro.

Se você ainda não tiver conversado com a pessoa sobre esse assunto, eu sugiro que você NÃO FAÇA ISSO! Se a pessoa estiver em um momento muito sensível, pode ficar bastante assustada. Se for uma pessoa supersticiosa, conservadora ou intolerante, pode até te dar uma bronca por causa disso. kkk

Por curiosidade, essa é a mensagem, já na caixa de entrada do contato herdeiro:

2. Exclusão de conta

Mas, se você já viu um perfil memorial, talvez concorde comigo de que é algo muito deprimente, macabro e hipócrita. Prolonga o luto por um tempo desnecessário, facilita a publicação de clichês por quem não tem nada para dizer e ainda atrai pessoas falsas que fingem estar tristes quando na verdade detestavam o(a) defunto(a).

Nesse caso, marque a opção Exclusão de conta. Assim que o Facebook confirmar sua morte, adeus Facebook.

Adoro essa opção! Me dá alívio pensar que meu perfil será excluído e as pessoas não ficarão escrevendo baboseiras nos comentários.

Você poderá trocar essa opção - contato herdeiro ou exclusão - a qualquer momento, enquanto ainda estiver vivo.

Mas, como o Facebook ficará sabendo que eu morri?

3. Solicitação de memorial

Essa parte do tutorial é para os familiares da pessoa morta.

Dentro da Ajuda do Facebook, existe uma opção de contato chamada Solicitação de memorial [www.facebook.com/help/contact/651319028315841].

Se você tiver amizade com a pessoa no Facebook, basta digitar o nome dela e selecionar:

Em seguida, digite a data de falecimento e o link para o atestado de óbito:

Caso você não tenha Facebook ou não seja amigo da pessoa morta, o formulário acima não vai funcionar. Nesse caso, existe um maior e mais completo no link www.facebook.com/help/contact/228813257197480.

Depois disso, deve existir algum tipo de auditoria para confirmar a morte e um prazo para resposta. Como nunca usei o recurso, não posso informar detalhes.

Apesar de se chamar Solicitação de memorial, se a pessoa tiver optado pela exclusão da conta, é isso que deve acontecer quando o Facebook confirmar a morte. O perfil memorial só fica se a pessoa tiver escolhido um contato herdeiro ou se não tiver feito nenhuma configuração a respeito.

4. Não deixe para depois!

Eu sei que muita gente tem superstição e não gosta de planejar o pós-morte porque acha que isso atrai a morte, mas é uma configuração muito rápida. E assim seus familiares não ficarão em dúvida sobre qual era sua real vontade. Uma questão a menos para eles terem que decidir quando você morrer.

Até mais!



Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.