quinta-feira, 17 de março de 2016

Dica de série: Lilyhammer #Netflix

Indico a série norueguesa Lilyhammer principalmente para quem gostou de The Sopranos, ver o personagem Frank Tagliano | Giovanni "Johnny" Henriksen é uma forma de matar saudades do Silvio Dante, adorável e inesquecível personagem de Steven Van Zandt na série americana.

Além de serem membros da máfia italiana na região de New York/New Jersey e interpretados pelo mesmo ator, os dois personagens têm outras características em comum: a profissão de dono de bar e a habilidade para resolver problemas e conflitos usando o "jeitinho" mafioso.

Tudo começa quando Frank Tagliano sofre uma emboscada no próprio bar. Ele sobrevive, mas sua cadela, Lily, é morta durante o tiroteio. Em luto e sabendo que sua vida corre perigo, ele aceita dedurar outro mafioso para entrar no programa de proteção à testemunha do FBI. Ele escolhe se esconder em Lillehammer, na Noruega, porque se encantou pela cidade quando assistiu às Olimpíadas de Inverno de 1994. Ao chegar à cidadezinha, tenta se adaptar à nova identidade, mas não é humilde e paciente o bastante para "começar do zero", de forma que logo começa a "mexer os pauzinhos" para ter o estilo de vida que deseja.

É uma série muito engraçada, não apenas pelas artimanhas que o Johnny inventa, mas também pelas dificuldades que ele e outros personagens estrangeiros têm para se adaptar à cultura norueguesa.

Não sei se foi de propósito, mas até a 2ª temporada de Lilyhammer, todos os homens noruegueses são palermas, o que também rende diálogos e cenas muito engraçadas. Já as mulheres norueguesas da série são inteligentes, independentes e se tornam uma verdadeira ameaça ao disfarce de Johnny. Acho que a exceção é a Randi (2ª temporada), mulher tão abobalhada quanto os noruegueses da série.

Assim como Narcos, que mescla frases em inglês com frases em espanhol, Lilyhammer mescla norueguês com inglês. É muito comum, em um mesmo diálogo, uma pessoa perguntar em norueguês, a outra responder em inglês e muitas vezes o personagem que começou falando inglês termina falando norueguês e vice-versa.

A fotografia é muito bonita. Além de ser na Noruega, um país de belas paisagens que eu nunca tinha parado para observar, Lillehammer é uma pequena cidade do interior onde é inverno o ano inteiro e neva durante muitos meses, então os cenários ao ar livre são bem diferentes de todas as outras séries que já assisti. Prepare-se para conhecer muitos tons de branco.

A série Lilyhammer tem três temporadas e todas elas estão disponíveis no Netflix com opção de áudio e legenda em português. O áudio em português traduz as falas em inglês e mantém as que são em norueguês.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.