domingo, 10 de abril de 2016

Android | Aplicativo para acrescentar o nono dígito aos contatos Google

A maioria dos meus contatos são 61 e 62, duas das nove áreas que vão ganhar o 9º dígito em maio, por isso fui atrás de um aplicativo que faça a migração dos números do Google Contatos, sem sofrimento.

Para minha sorte, o primeiro que testei funcionou muito bem, se chama 9º Dígito Leucotron.

A primeira coisa que ele faz é acrescentar +55 e o DDD da sua cidade aos números que estão sem o DDD salvo.

Para isso, na primeira tela ele vai perguntar o seu DDD (código de área). Marque a opção Adicionar meu DDD aos números sem DDD na minha agenda.

ATENÇÃO | As duas últimas opções servem para você acrescentar também o código da operadora, mas recomendo NUNCA FAZER ISSO, já que nossa agenda do Android (Google Contatos) é a mesma que usamos no computador, no Skype, no Hangouts, no aplicativo do telefone fixo e em celulares/chips de outras empresas. O correto é manter o número normal (+55 62 999 888 777) e deixar a operadora acrescentar automaticamente o próprio código quando você precisar fazer interurbano.

Se você tiver contatos de outros países salvos na sua agenda, é bom que já estejam com o código internacional e o DDD corretos, assim você não corre o risco de alterar indevidamente.

Na tela seguinte, clique em Visualizar e alterar números:

Agora o aplicativo procura os contatos que estão sem DDD ou sem o nono dígito:

Ao fim da análise, aparecerá uma lista de contatos que precisam ser atualizados. Se concordar com todas as modificações, clique no botão Alterar números:

E confirme:

Repita o procedimento até que sua agenda esteja 100% atualizada:

No caso dos meus contatos 62, observe que ele apenas acrescenta o DDD, não coloca o 9 ainda porque isso é só dia 29 de maio, quando eu fizer uma nova configuração.

Mas fiz um teste com um contato 11 salvo com apenas 8 dígitos, o aplicativo acrescentou o :

E o legal é que ele faz a alteração diretamente no Google Contatos. Logo após usar o aplicativo, abri a agenda no computador e os números já estavam todos atualizados com +55 62. E o contato +55 11 já aparece com o nono dígito:

Link para instalar o aplicativo na Google Play Store:

De acordo com a descrição do aplicativo, ele não modifica os contatos do chip e a minha dica sobre isso é: nunca salve contatos no chip no chip. Se você usa Android, seus contatos estão bem mais seguros na agenda do Google.

Mas fiz um teste com o aplicativo Oi 9º Dígito, que tem acesso aos contatos do chip, e não aprovei:

  • Ele se oferece para REMOVER o +55 dos números - o que atrapalha tanto quem faz viagens internacionais como quem tem contatos em outros países.
  • E no lugar do +55 ele acrescenta o 014, código da operadora, o que também é desagradável pelos motivos que já citei acima.

Não conheço os de outras operadoras, mas esse da Oi eu não recomendo. Muito melhor transferir todos os seus contatos do chip para o Google Contatos primeiro e depois usar o Leucotron.

Até mais!

Primeira foto: www.raqwe.com

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.