Páginas

sábado, 2 de julho de 2016

🦄 Android | Testei o YouTube Kids e gostei

Galinha Pintadinha, Turma da Mônica, Peppa Pig, Dora Aventureira, Quintal da Cultura, novelas infantis do SBT… As crianças que assistem esses conteúdos no YouTube agora têm um aplicativo só para elas.

Não sou o público-alvo nem tenho crianças em casa, mas usei o YouTube Kids para assistir desenhos da Turma da Mônica e gostei da experiência.

Quando você escolhe o primeiro vídeo que quer ver, o aplicativo gera uma playlist automática com outros vídeos, provavelmente do mesmo canal. Não é preciso selecionar nem clicar para avançar ao próximo vídeo. Fica bem fácil fazer maratona.

Testei a busca com voz e funcionou quando eu disse "os três porquinhos":

Também deu certo quando pedi "a branca de neve e os sete anões":

A transmissão para a TV via Chromecast funcionou muito bem. Ótimo para quem assiste novelas infantis e outros vídeos longos da categoria Séries:

Nos Recomendados, o aplicativo mostra vários vídeos que já assisti. Crianças são viciadas em repetição de episódios e filmes dos quais elas gostam, então acredito que isso funcione muito bem para elas.

Se eu ainda fosse o público-alvo, a categoria Aprender sem dúvida seria minha favorita. Eu era o tipo de criança que assistia o programa da Xuxa com um caderno e um lápis na mão para anotar as dicas de inglês.

Em Explorar, aparecem vídeos de categorias diversas:

O filtro de vídeos voltados para crianças ainda precisa melhorar. Na categoria Música, por exemplo, apareceu como sugestão um vídeo de músicas sertanejas mais tocadas:

Usando a busca, que pode ser desativada a qualquer momento, vídeos que não são voltados para crianças também aparecem. Consegui abrir, por exemplo, um vídeo antigo que fiz com a minha gatinha Pérola.

Para mudar as configurações do aplicativo, é preciso ler e digitar uma senha de números:

O ideal é criar sua própria senha para evitar o acesso de crianças que já sabem ler:

Você pode configurar um Timer para limitar o tempo em que a criança pode ficar assistindo:

Outras Configurações permitem, dentre outras coisas, desativar a música, os sons de toque e a pesquisa:

A faixa etária dos vídeos sugeridos, que você seleciona quando usa o aplicativo pela primeira vez, também pode ser alterada:

O leiaute do YouTube Kids é minimalista e só tem o essencial. Recursos como curtir, compartilhar e comentar não estão no aplicativo, o que o torna ainda mais seguro para crianças.

O programa também está disponível para iOS. Para instalar, acesse o site:

Ainda não tem versão web para computadores, mas espero que resolvam isso um dia.

Até mais!



Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.