domingo, 31 de julho de 2016

📙 Dica de livro: Executivo em Pele de Lobo, Tina Nunno

Executivo em Pele de Lobo: estratégias maquiavélicas para executivos e líderes de TI. Achou o título de livro assustador? Eu achei. Mas esse nome também me deixou bastante curiosa. Quando a M.Books me ofereceu um exemplar desse lançamento, não pensei duas vezes e aceitei logo.

Não sou executiva de Tecnologia da Informação (TI), mas dependo totalmente desse departamento, principalmente na emissora de TV onde trabalho. Por isso, achei que o livro poderia ser útil na minha carreira por me contar mais sobre a realidade desses profissionais. Acertei nisso, mas o livro é muito mais aplicável à minha vida do que eu pensei.

Como a obra é voltada para TI, os exemplos que a Tina usa para exemplificar sua teoria são todos dessa área, mas as dicas que ela dá são relevantes para qualquer pessoa que lidera ou pretende liderar um grupo de pessoas. Até um(a) dono(a)-de-casa pode aproveitar os conselhos dela para administrar melhor o próprio lar.

A Tina é filha de italianos e acredita que sua admiração por Nicolau Maquiavel seja uma herança familiar e cultural. Todas as hipóteses e dicas do livro são baseadas em livros dele: O Príncipe, Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio e A Arte da Guerra.

E realmente, a forma como a autora interpreta Maquiavel é diferente do modo como a maioria entende: é mais otimista, se é que podemos usar Maquiavel e otimista na mesma frase. Não podemos? Digamos então que é menos pessimista, mais pragmática.

Depois da longa Introdução, o livro se divide em três partes: Poder, Manipulação e Guerra. Para cada uma delas, a Tina usa animais como ícones dos extremos de comportamento em situações de liderança, sendo sempre o lobo o ideal a ser atingido.

Assim que comecei a ler a parte sobre Poder, notei que o objetivo da Tina Nunno é nos ensinar o caminho do bom senso, da sabedoria e da razoabilidade. Em outras palavras, ela mostra como não ser trouxa nem inescrupuloso. Confesso que, quando li o título e vi o lobo de olhos vermelhos na capa, imaginei que ela fosse ensinar um líder a ser cruel e sanguinário, mas não é nada disso.

Sem dúvida esse preconceito que tenho contra o lobo vem de histórias infantis como Os Três Porquinhos e Chapeuzinho Vermelho. Aos poucos, com Game of Thrones e outras histórias com lobos legais, vou evoluindo nisso.

Executivo em Pele de Lobo me ajudou também a notar que eu já tenho características de uma loba. Como eu não sabia, nunca me aproveitei bem desse dom. Agora que descobri, poderei usar melhor meu potencial.

O preço de tabela desse livro é R$ 79,00, mas hoje (30/07/2016) vi ele por R$ 54,92 na Amazon. Até o momento, ele não tem versão eletrônica.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.