terça-feira, 26 de julho de 2016

♠️ Dica de série: House of Cards (1990-1995)

Quem acompanha a série House of Cards (castelo de cartas) da Netflix já deve saber que ela foi inspirada em uma série britânica de mesmo nome, produzida e exibida pela BBC nos anos 90. A série original já estava no Netflix para alguns países, mas foi só em maio deste ano que ela apareceu no catálogo brasileiro.

Como assisti à versão americana antes, tem sido muito interessante pra mim identificar os detalhes semelhantes na versão original. Sendo que "original" é modo de falar, já que a série britânica foi inspirada em três livros do Michael Dobbs. Cada temporada é um livro.

O Reino Unido é uma monarquia parlamentarista e os Estados Unidos são uma república presidencialista, então muita coisa precisou ser adaptada. Mas elementos fundamentais para o sucesso das duas séries foram criados pelos britânicos, como a lealdade de Elizabeth/Claire, a inocência de Henry Collingridge/Garrett Walker e, principalmente, a sagacidade e paciência de Francis Urquhart/Underwood para derrubar políticos mantendo a aparência de legalidade.

House of Cards da BBC tem censura de 16 anos e está disponível no Netflix com o nome fantasia "The House of Cards Trilogy". Foi a forma que eles encontraram de diferenciar as duas séries.

A versão britânica foi feita para a TV e muito antes do HD, por isso está em SD e em formato 4x3. São 12 episódios divididos em 3 temporadas. Cada episódio tem entre 50 minutos e 1 hora.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.