segunda-feira, 15 de agosto de 2016

🔡 Android | Aplicativo com centenas de fontes (letras) gratuitas

Imagem: AP

Eu gosto muito da fonte Samsung Sans porque ela é bela e legível em todos os tamanhos, mas senti vontade de variar a tipografia, tanto no celular como no tablet.

Na Google Play, descobri que existem muitos aplicativos gratuitos que adicionam mais fontes ao aparelho. Geralmente funcionam assim: você instala o aplicativo e todas as fontes dele ficam disponíveis no aparelho. Se não gostar de nenhuma ou se quiser mais fontes, tem que instalar outro aplicativo. E assim eternamente sucessivamente.

Felizmente achei um aplicativo que funciona de outro modo e faz mais sentido pra mim. O FontFix é uma espécie de vitrine que mostra várias fontes gratuitas e a gente escolhe aquelas que deseja instalar.

Se depois de instalar as fontes desejadas você ficar satisfeito, pode desinstalar o FontFix que as fontes continuarão lá.

Se não gostar de uma fonte ou enjoar, pode desinstalar somente ela, sem tirar o aplicativo e sem tirar as outras fontes.

As famílias tipográficas disponíveis nesse programa são muito conhecidas por quem usa Linux ou Google Fonts: Droid, Open, Oxygen, Roboto, Ubuntu… só para citar algumas das mais conhecidas.

Quando você clica no nome da fonte, já tem uma visualização de como ela fica em diferentes tamanhos:

Para adicionar a fonte, é preciso autorizar o aparelho a instalar de origem desconhecida, já que você estará fora da Google Play. No processo de instalação da fonte, o Android já vai direcionar você para essa opção. Se quiser personalizar antes, vá até Configurações » Segurança e marque a opção Fontes desconhecidas, sendo que, nesse caso, "fontes" é sinônimo de "origens":

ATENÇÃO | Antes de autorizar fonte desconhecida, instale e ative o antivírus.

Após a instalação, vá até Configurações » Visor » Estilo da fonte:


Escolha a fonte desejada:

A quem interessar possa, gosto muito da Oxygen:

Da Lato Regular:

E da Varela Round:

Se seu gosto é diferente do meu, não tem problema: navegue pelo aplicativo porque ele tem muitas outras opções.

Esse é o link para instalar o programinha:

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.