domingo, 14 de agosto de 2016

🔊 Deezer × Spotify | Qual streaming de música funciona melhor pra mim?


Foto: www.easyeartraining.com

Tenho falado muito do sueco Spotify porque voltei a usá-lo nos últimos meses, mas a verdade é que também gosto da francesa Deezer, com a qual tenho um relacionamento mais longo.

Minha experiência com os dois serviços é pessoal e intransferível, mas pode dar uma luz para quem está em dúvida, por isso vou contar.

Vamos aos fatos.

🎧 Ambos têm propaganda nas contas gratuitas | 0 × 0

É óbvio para os mais jovens, mas eu sou do tempo de Rádio UOL e Grooveshark: a gente ouvia milhares de músicas de um mesmo artista sem nenhum propaganda atrapalhando. Até que descobriram que não conseguiriam pagar os direitos autorais assim e começaram a inserir publicidade entre as músicas.

A Deezer fica divulgando seu plano Premium. O Spotify faz isso também, mas tem várias outras propagandas divulgando marcas e artistas de estilos musicais que me soam bastante desagradáveis.

As propagandas da Deezer são mais repetitivas, as do Spotify mais desagradáveis. Zero a zero.

🎧 Ambos têm versão web | 1 × 1

Muito útil, principalmente quando estamos usando computadores de terceiros.

🎧 As duas versões web dependem de flash | 1 × 1

Acredite: existem sites de streaming de música que não dependem de flash. Mas não é o caso de Deezer e Spotify.

🎧 Deezer só tem programa para Windows 10 e Mac | Deezer 1 × 2 Spotify

Eu passo várias horas por dia trabalhando no computador, então ter um programa desktop que funcione independente do navegador facilita muito o meu hobby musical.

De manhã, no trabalho, uso Windows 7. Em casa uso Ubuntu. Para esses dois sistemas operacionais, só Spotify tem programas.

🎧 O aplicativo Deezer para Android é mais completo e organizado | 2 × 2

Eu tenho um celular com tela de 3,5" e um tablet com tela de 10", então consigo observar bem como o aplicativo Deezer se adapta ao tamanho da tela e aproveita bem o espaço de acordo com o dispositivo.

Já o aplicativo Spotify é muito pobre em telas maiores. No meu tablet de 10 polegadas ele mostra as mesmas informações que mostra no celular, sendo que no tablet poderia exibir muito mais recursos da versão desktop como capas de álbuns, playlists, o que os amigos estão ouvindo, etc.

Agora sei que os programadores da Deezer não encontraram tempo para fazer programa para Linux: estavam caprichando no aplicativo para Android.

🎧 O aplicativo Spotify funciona como controle para o Spotify em outro dispositivo | Deezer 2 × 3 Spotify

Se você está ouvindo Spotify no tablet, pode controlar pelo celular. Se está ouvindo no computador ou na televisão, pode controlar pelo tablet ou pelo celular. Se está ouvindo na televisão, também.

Se você estiver com o Spotify aberto em vários dispositivos ao mesmo tempo, é possível usar o celular/tablet para trocar o dispositivo. Isso serve, por exemplo, para desligar o computador sem interromper sua playlist, transferindo ela para a televisão ou tablet/celular.

Curiosa que sou, tentei fazer o inverso, usar o computador para controlar o que está tocando no Spotify do tablet/celular, isso não deu certo.

Na Deezer, nada disso funciona. Ele até reconheceu que eu já estava ouvindo música em outro dispositivo, mas não sincronizou para eu controlar remotamente.

🎧 O aplicativo Deezer mostra letras de músicas na conta Premium | 3 × 3

No Spotify você precisa instalar outro aplicativo, o Musixmatch, que às vezes também mostra a tradução.


Mas graças à simplicidade de mostrar a letra da música sem precisarmos instalar outro aplicativo, a Deezer consegue o empate.

🎧 Deezer e Spotify Premium funcionam na TV com Chromecast | 4 × 4

Deezer no Chromecast
Deezer no Chromecast

Spotify no Chromecast
Spotify no Chromecast

E continuam empatados.

🎧 No Spotify realmente consigo conhecer novos artistas | 4 × 5

A Deezer tem um recurso chamado Flow que teoricamente apresenta novas músicas e artistas com base naquelas músicas e artistas que você já favoritou, mas a verdade é que esse recurso é conservador e nunca me apresentou algo realmente novo. Na maior parte do tempo, meu Flow só toca artistas Som Livre/Rede Globo, sendo que a maioria dos artistas que favoritei nem são dessa gravadora. Bem diferente do Spotify: toda semana conheço dezenas de novos artistas e músicas por meio das Descobertas da Semanas e do Radar de Novidades. Sem falar nas "infinitas" playlists do próprio Spotify e de outras empresas.

🎧 O Deezer tem podcasts | 5 × 5

Não pesou na minha decisão porque eu odeio podcast, mas achei justo postar a dica para quem gosta.

🎧 O Spotify permite adicionar os amiguinhos e ver o que eles estão ouvindo | 5 × 6

Adoooooooro! Voyeurismo musical define.

🎧 Spotify e Deezer têm plano família | 6 × 7

É aqui que o Spotify me ganha de vez. O plano família do Spotify tem mensalidade de R$ 22,35 e permite seis pessoas. Seeeeeis!!! É música para a família inteira com preço baratinho. Fica só R$ 3,75 por pessoa. Tem como não amar?

28.out.2016 | Deezer agora tem plano família também.

🎧 Resultado

Deezer 6 × 7 Spotify

🎧 Considerações finais

Eu sei que Deezer e Spotify não são os únicos do mercado, mas sem dúvida são os melhores, principalmente para quem realmente gosta de música, independente de quão famoso o artista é. Digo isso porque tem gente que diz gostar de música, mas na verdade só gosta de ouvir artista famoso, morre de medo, preguiça e preconceito de ouvir artistas que ninguém conhece, mesmo que as músicas sejam fantásticas

Voltando à Deezer (a empresa sempre se identifica no feminino), ela se fortaleceu bastante nos últimos anos com várias aquisições de aplicativos de rádios on-line, podcasts e outros streamings. Rádio UOL e Tim Música foram alguns dos serviços que agora são Deezer.

As comparações que fiz aqui são baseadas no que pude experimentar na minha própria casa. Não tenho SmartTV nem video-game, por isso não pude comprar os aplicativos dessas plataformas.

E, apesar de estar usando as versões Premium dos dois serviços, não tenho o hábito de baixar músicas para ouvir off-line, por isso não pude comparar esse recurso também.

Espero que as informações sejam úteis para quem não se decidiu ainda. Na dúvida, faça seus próprios testes. Os dois streamings têm versões gratuitas e também oferecem um mês de teste no Premium.

Nos sites você encontra todas as informações importantes sobre os serviços, assinaturas e também os links para os programas e aplicativos:

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Um comentário:

  1. Estou usando a algumas semanas "a" (Hahaha) deezer e realmente esperava mais do "flow" gostei da forma como você escreveu o artigo, muito bom.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.