sábado, 26 de agosto de 2017

🔹 Dica de série de drama: Wentworth

Wentworth é um drama tenso que se passa em um presídio feminino australiano. O passado de cada detenta é contado aos pedaços por meio de flash backs.

Quem veio primeiro? Wentworth ou Orange is The New Black? Nenhuma. Parece que 2013 era mesmo o ano das presidiárias ganharem suas próprias séries.

A australiana Wentworth estreou dia 1º de maio de 2013 no canal SoHo. A estadunidense Orange is The New Black chegou à Netflix dia 11 de julho de 2013. Dois meses não são suficientes para roubar uma ideia e colocar uma excelente série no ar, então se isso aconteceu, foi muito antes.

Mas as semelhanças entre as duas séries, como a forma de contar o passado de cada detenta mudando a paleta de cores, não são mera coincidência. As duas produções beberam das mesmas fontes. No caso de Wentworth, ela é inspirada em outra série australiana: Prisoner: Cell Block H (1979-1986). Achei o primeiro episódio no YouTube e o background da protagonista da primeira temporada realmente é parecido:

Já as primeiras temporadas de Orange is The New Black são adaptadas de um livro. Mas a forma de contar a história guarda várias semelhanças com Wentworth e Prisoner.

Quem admira a fotografia e a produção de arte de Orange is The New Black vai notar que Wentworth também é caprichada. Em OiTNB temos cores quentes, com muito bege e laranja. Cinza, azul e verde dão o contraste no moletom, nos uniformes dos guardas, nas camisas do Caputo, na grama, nas paredes.

Já a produção australiana usa cores frias, com destaque para o azul dodgerblue. Vermelho, laranja e dourado são as cores usadas para dar contraste: no cabelo da Bea, no cabelo da Erica e das detentas loiras, nas paredes, nos sutiãs e tatuagens da Franky, nos tons de pele e no sangue.

A grande diferença entre Wentworth e Orange é que a produção da Netflix usa ironia e sarcasmo para aliviar as situações terríveis pelas quais as detentas passam. Já Wentworth não alivia nada. É tensa mesmo e ainda tem muito drama psicológico para piorar as coisas.

Para o Brasil, as três primeiras temporadas de Wentworth estão na Claro Video. Você tem acesso se for cliente Net TV, Net Vírtua ou Claro Pós/Controle.

Wentworth já está na Netflix de vários países, então vale a pena chorar para eles ampliarem o contrato e colocarem na Netflix Brasil também:

E para encerrar, vale citar que went worth significa valeu a pena. Em inglês, o nome da série é um jogo de palavras. Em português, é um trocadilho perfeito.

Boa maratona!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.