sexta-feira, 17 de novembro de 2017

📺 Android TV || Controle remoto com teclado e mouse

Como já mostrei, o controle remoto do Google Nexus Player é bastante limitado. Sempre que possível eu usava a voz, porque a digitação é lentíssima com ele.

E para usar alguns aplicativos, como o navegador web e o gerenciador de arquivos, eu precisava conectar um mouse e tentar transformar minha cama em uma superfície lisa. Bem complicado.

Então eu fui ao Mercado Livre e procurei um gadget que fosse três em um: teclado, mouse e, claro, controle remoto com as funções de play, pause, etc.

Durante a exibição de um filme na Netflix, por exemplo, os botões de iniciar/pausar, avançar e voltar funcionam muito bem. Eu já conseguia usar funções usando o controle da própria TV, mas agora tenho outra opção.

Outros botões que uso bastante são home, para ir à tela inicial do Android TV, e voltar, para voltar uma tela. Apertando a tecla home por 3 segundos, aparecem todos os programas abertos para você alternar entre eles ou fechá-los.

O botão central, OK, é muito parecido com o botão do controle original, inclusive tendo os botões direcionais em volta. Servem para navegar nas opções do aplicativo quando o cursor não está ativo.

Um botão ativa e desativa o cursor do mouse, é bem fácil usar. E para movimentar o cursor é só movimentar o próprio controle.

Na parte de trás do controle está o teclado completo com letras, números e caracteres especiais. Só não dá para usar caracteres própria da língua portuguesa, como acentos e cedilha.

O controle tem um botão que liga e desliga o Google Nexus Player, o que é novidade pra mim porque antes eu só conseguia desligar o aparelho tirando ele da tomada ou desconectando o cabo HDMI da TV.

Por falta de atenção, eu comprei a versão errada, sem reconhecimento de voz, então muitas vezes eu deixo o teclado do Nexus Player do lado também porque acho esse recurso muito prático em determinadas situações.

E por falar em reconhecimento de voz, a própria caixa do produto veio com informação falsa:

Existem dois modelos do controle Air Mouse que são quase idênticos, mas um tem o botão navegador (o E do Internet Explorer) e outro tem o botão do microfone no mesmo lugar. Para quem usa Android TV, é bem melhor a versão com microfone.

Antes de comprar, confirme com o vendedor, como os controles são quase idênticos, ele pode não notar a diferença na hora de mandar a encomenda.

Pontos negativos 👎🏽

Acho sacanagem existirem dois modelos quase idênticos, mas um sem reconhecimento de voz, o que me levou a comprar o modelo errado. E nem dá para reclamar para a empresa porque é um produto genérico, sem nenhuma identificação de marca.

É necessário conectar o adaptador USB ao aparelho. Como o Google Nexus Player só tem entrada micro USB, minha sorte é que eu já tinha um adaptador de micro USB (fêmea) para USB (fêmea). Meu gamepad (joystick) funciona sem adaptador, então eu ainda tenho o sonho de encontrar um controle remoto que funcione assim também.

Ele não é luminoso, então é preciso ter outra fonte de luz para usar o teclado dele. Como eu assisto TV no escuro, geralmente deixo meu celular por perto para usar a luz da tela dele.

Toda vez que eu desligo a TV, preciso tirar pelo menos uma pilha do controle porque ele fica piscando sozinho e gastando bateria à-toa.

As teclas de volume dele não mudam o volume da TV. Elas mudam o volume do aplicativo, mas somente se o aplicativo tiver controle de volume. A maioria dos aplicativos para Android TV que experimentei não têm controle de volume próprio.

Segui todos os passos do manual e desse tutorial dezenas de vezes, mas não consegui configurar os botões coloridos para mudar o volume da TV.

Recomendo ✰✰✰

Eu estou gostando muito e acredito que o investimento, menos de R$ 40, compensou. O modelo perfeito, que além de todos esses recursos também tem reconhecimento de voz, luz de fundo e bluetooth (sem adaptador USB), eu ainda não encontrei para comprar, então estou satisfeita com esse por enquanto.

A qualidade do material do controle é muito boa. Dá para notar que ele vai durar bastante.

Não vou recomendar o vendedor de quem comprei porque ele postou fotos erradas e também mandou a caixa errada, mas se você digitar controle air mouse no Mercado Livre vai ver diversas opções.

Android Mobile?

Esse controle também funciona com o Android Mobile, sistema operacional de vários Android box asiáticos e até de algumas televisões, mas eu só testei no Android TV 8.0 Oreo.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

3 comentários:

  1. Rapaz adquirir este controle já está com alguns meses, mas de uma hora para outra o ponteiro só fica subindo sozinho, mesmo reiniciando o aparelho o problema continua, tem alguma solução para este problema ?

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, muito bem explicado, me ajudou muito. Obrigado

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.