terça-feira, 5 de junho de 2018

⌨️ Como criar um blog

por Hostinger

O meio online traz hoje em dia distintas possibilidades de lucros, por isso, para quem quer saber como ganhar dinheiro na Internet, uma dessas possibilidades é criar e atualizar um blog.

Um blog pode servir como um local para você um empreendedor vender os seus produtos, divulgar o seu portfólio, bem como ser um local para você postar notícias, tutoriais e conteúdo variado e, ainda assim, monetizar diante de tais postagens.

Diante da versatilidade que esse meio proporciona, algumas pessoas indagam como proceder para criar um blog e investir em alguma atividade lucrativa por meio dessa mídia online.

Atualmente não é necessário contar com conhecimentos avançados acerca de programação para a criação de um blog e a realização de postagens. Atualmente os usuários contam com plataformas de fácil utilização, conseguindo assim criar perfeitamente um blog.

Saiba como ter o seu próprio blog

Criar um blog não é difícil, mas ainda assim é preciso seguir uma série de passos para realizar esse objetivo. Todos os procedimentos são simples e possibilitam a criação do seu blog.

Planejamento

Antes de dar início ao projeto de um blog saiba quais são os seus objetivos com ele. Você vai ter um e-commerce? Você vai ter um blog de notícias gerais ou vai abordar algum tipo de conteúdo? O seu blog será o seu portfólio? Onde você irá divulgá-lo?

Ter essa noção prévia a respeito de como utilizar o seu blog facilita você a alcançar os seus objetivos com ele. Lembre-se que ganhar dinheiro com um blog é um investimento e, como em qualquer investimento, é necessário ter estratégias e planejamento.

Escolha o domínio

O domínio será o endereço do seu blog na Internet, é por meio dele que o seu público leitor irá encontrar você.

Por isso, é essencial que o seu domínio conte com um nome diferenciado, de fácil memorização e que, ao mesmo tempo, tenha relação com o conteúdo que você vai abordar.

A hospedagem de sites

Os serviços de hospedagem de sites são importantes especialmente se o seu blog conta com grande quantidade de visualizações, o permitindo suportar o tráfego tão intenso e mantê-lo no ar.

Atualmente existem hospedagens com características diferenciadas entre si. Pesquise bem como cada uma delas funciona e veja qual se encaixa da maneira mais adequada com o seu projeto.

A plataforma adequada

Essa é uma das etapas mais importantes para a criação de um blog. A escolha da plataforma ideal é o que vai proporcionar uma série de possibilidades e recursos para a qualidade das suas postagens.

Atualmente você tem à sua disposição várias plataformas, mas o sistema de gerenciamento mais recomendado é o Wordpress, que oferece para você plugins dos mais variados, bem como uma interface intuitiva e que facilita as suas postagens.

A importância do visual e da divulgação para o seu blog

Já definidos os detalhes como os objetivos, o nome do blog e a plataforma em que você vai trabalhar, chega a hora de dar continuidade para a criação de um blog, estipulando questões importantes, como o visual e as postagens.

O apelo estético é tão importante para um blog quanto o seu conteúdo. O público em geral aprecia se deparar com sites que tenham um bom visual e que ao mesmo tempo consiga aliar boas funcionalidades. Por isso, para conseguir esse objetivo ao criar o seu blog, vale dar a atenção para os seguintes detalhes:

Tema

Optar por um tema que seja bonito e também que tenha relação com o tipo de assuntos abordados por você é fundamental para o seu blog conquistar os leitores. O Wordpress, nesse caso, traz para você alternativas variadas de temas, basta pesquisar.

Além disso, é possível contar com alguns temas que são aptos para aquelas pessoas que administram um blog de e-commerce. Tais temas facilitam a pesquisa do público por seus produtos.

Já outros temas contam com características do design responsivo, que é de grande relevância para os dias de hoje, em que muitas pessoas acessam blogs e sites por meio de dispositivos móveis, tais como smartphones e tablets.

Postagens

A frequência periódica de postagens é fator essencial para que o seu blog seja lembrado. Blogs sem conteúdo não transmitem credibilidade e, portanto, não possui uma boa quantidade de acessos.

Por isso, vale a pena estipular datas e horários específicos de postagens, isso facilita o seu planejamento e ainda cria no público consumidor o ato de acessar o seu blog.

Vale lembrar também que as plataformas contam com ferramentas que permitem programar datas de postagens.

Não se esqueça de divulgar também o seu blog. Crie páginas no Facebook, bem como explore a capacidade de outras redes sociais. Sem divulgação, o seu blog será apenas mais um no vasto universo de informações na Internet.

Conclusão

Os blogs estão aí, com possibilidades de garantir retorno financeiro para quem sabe administrar e buscar alternativas viáveis de lucro. Portanto, mãos à obra. Não deixe para depois a criação do seu blog.

E lembre-se também de compartilhar essa postagem, pois muita gente pensa que criar um blog é tarefa só para quem entende e trabalha na área de programação.

Fotos: Pixabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.