domingo, 1 de julho de 2018

🐦 Twitter | Escurecer, traduzir, salvar, silenciar, apagar

Muitas pessoas que usam o Twitter diariamente ainda desconhecem alguns desses recursos que considero muito úteis.

O Twitter é um pouco "lentão", tem recurso que é implementado no site, mas parece que nunca se lembram de levar para o aplicativo. O oposto também acontece. Sem falar que ainda existem algumas diferenças entre os sites mobile e desktop e entre os aplicativos Twitter e Twitter Lite.

As dicas deste post foram testadas nas seguintes versões do Twitter:

As dicas:

  1. Modo noturno
  2. Traduzir tweet
  3. Salvar tweets
  4. Silenciar palavras
  5. Desativar retweets
  6. Silenciar perfis
  7. Apagar tweets antigos

🌙 1. Modo noturno

Disponível tanto nos sites como no aplicativos, o modo noturno e deixa o Twitter escuro. Em vez de branco, o fundo fica azul marinho.

No celular:

No computador:

O aplicativo também dá a opção de modo noturno automático, entre o crepúsculo e a aurora.

⌘ 2. Traduzir tweet

Tanto no site para computador como no aplicativo Twitter, basta clicar em Traduzir Tweet (link verde na imagem abaixo) para traduzir posts que estão em outros idiomas.

Esse recurso ainda não está disponível para o site mobile nem para o Twitter Lite.

⌘ 3. Salvar tweets

Esse recurso existe nos aplicativos Twitter e também no site mobile. No aplicativo, você clica no ícone de compartilhamento e aparece a opção Salvar tweet.

Abrindo o site mobile no computador, o ícone é diferente, mas salva do mesmo jeito:

Se precisar abrir os tuítes salvos no computador, o link é mobile.twitter.com/i/bookmarks.

🔇 4. Silenciar palavras

Esse é o recurso que me permite continuar usando o Twitter durante, por exemplo, o Big Brother Brasil. Sigo muitos perfis de críticos e profissionais de TV que acompanham esse programa, muitas deles são pagos para isso, então é mais fácil eu silenciar os termos relacionados do que silenciar as pessoas.

No site para computador, basta acessar Configurações e privacidade ⇢ Palavras que foram silenciadas. Link: twitter.com/settings/muted_keywords.

No site mobile, o caminho é muito mais longo: Segurança e privacidade ⇢ Preferências de conteúdo ⇢ Segurança/Silenciado ⇢ Palavras Silenciadas. Link: mobile.twitter.com/settings/muted_keywords.

⌘ 5. Desativar retweets

Quando sigo uma pessoa geralmente estou interessada nas ideias dela, não necessariamente no que ela gosta de retuitar. Quando me irrito com o que uma pessoa está retuitando, primeiro desativo os retuítes, um passo interessante antes de silenciar a pessoa de vez.

O procedimento é o mesmo tanto nos sites como nos aplicativos: clicar nos três pontinhos e marcar Desativar Retweets.

No aplicativo:

🔇 6. Silenciar perfis

Quando um perfil está obsecado por determinados assuntos dos quais já estou de saco cheio, faz sentido pra mim silenciar a conta.

⌘ 7. Apagar tweets antigos

A maioria dos nossos tuítes só faz sentido em um contexto específico. Sem falar que o tempo todo temos acesso a novas informações que nos fazem mudar de opinião sobre assuntos, sobre pessoas, sobre empresas… então manter o histórico do Twitter on-line é um risco quase sempre desnecessário.

Sites como www.tweetdelete.net, www.tweetdeleter.com e www.tweeteraser.com servem para apagar tweets antigos e também para deixar a limpeza agendada de tantos em tantos meses.

Quando algum tuíte seu gerar uma repercussão interessante, transforme-o em um produto mais relevante, como um texto no blog ou até mesmo um vídeo.

Confira também:

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.