sexta-feira, 2 de novembro de 2018

🚌 Região Sudeste de Goiânia: fim do PC Laranjeiras e novas linhas no Atheneu

Já faz uns anos que não escrevo sobre o transporte público de Goiânia porque tenho usado pouco, quase todos os meus trajetos eu faço de bicicleta. Mas nas últimas semanas a RMTC fez várias mudanças aqui na região Sudeste que me afetam diretamente, então vou falar um pouco sobre isso.

Linha 193 chegando ao Parque Atheneu

Eu realmente estava desligada do assunto transporte público, mas semana passada percebi que a linha 193 estava passando na minha porta. Das duas primeiras vezes que vi, achei que o motorista do alimentador tinha errado o letreiro, mas aí entrei na internet e vi que realmente era a linha 193 que finalmente foi "esticada" para chegar à periferia.

Usei muito a linha 193 quando morava na Vila Redenção (de 2008 até 2011). Antes ela se chamava Alto da Glória - Centro, tinha ponto final na Vila Redenção e ia até a Praça do Trabalhador, perto da rodoviária de Goiânia. Agora, vindo do Centro, ela atravessa a Redenção e segue pelos bairros Jardim da Luz (Avenida Contorno), Parque das Laranjeiras (Avenida Flamboyant), Jardim Vitória 2, Conjunto Fabiana (Avenida Senhor do Bonfim), Jardim Mariliza e Centro de Convenções da PUC (Avenida Engler), tendo como ponto final o PC Trindade*.

Isso não foi oficialmente divulgado em nenhum site da RMTC, então é provável que esse novo trajeto ainda esteja em fase experimental. Espero que permaneça porque a partir da semana que vem vou precisar dessa linha de segunda a sexta para voltar de um curso no Centro. E quando eu viajar com mala, quero economizar uma grana pegando o ônibus na porta para ir à rodoviária e também para voltar dela. Nada de gastar com Uber.

* O ponto de conexão PC Trindade é formado por três pontos de ônibus: 1492, que fica na Avenida Bela Vista, Parque Trindade, sentido Vale das Pombas; 1450, que fica do outro lado da avenida, no ginásio do Parque Atheneu, sentido Jardim Mariliza; e o ponto 5766, que fica na Avenida Parque Atheneu, ao lado do ginásio, sentido Parque Carmo Bernardes (Unidade 103).

Menos linhas no Jardim Vitória II

Ao pesquisar a linha 193 no aplicativo, descobri que as linhas alimentadoras não passam aqui em casa mais.

A linha 197 | Conjunto Fabiana - PC Laranjeiras foi eliminada. Seria exagero falar que não vai fazer falta pra ninguém, mas sei que vai fazer falta para pouca gente. Apesar de gratuita, era uma linha MUITO vazia. De vez em quando eu entrava nesse ônibus para ir ao supermercado, ao veterinário ou aos Correios e quase sempre era só eu e o motorista.

Isso porque são bairros pequenos, residenciais e muito próximos, então o tempo que a gente levava indo a pé ou de bicicleta era menor do que o tempo que a gente ficava esperando o ônibus. Eu só pegava em situações especiais como muito sol, muita chuva ou muito peso. Ainda posso usar ônibus para fazer os mesmos trajetos, a diferença é que na linha 193 a passagem será cobrada no meu cartão.

A linha alimentadora 346 continua com o mesmo número, mas mudou de nome e de trajeto. Antes ela fazia a linha Jardins Verona - PC Laranjeiras, agora é Jardins Verona - PC Trindade. O objetivo continua o mesmo: levar e trazer passageiros para a avenida onde passam as linhas regulares, que vão para terminais e bairros distantes. Ao contrário da linha 197, que sempre tinha poucos passageiros, a linha 346 lota em horários de pico e é importantíssima para trabalhadores domésticos dos Jardins Atlanta, Paris, Milão, Munique, Valência e Verona.

Mas, com essa mudança na 346, também perdi a única linha de ônibus que fazia o trajeto da porta do meu trabalho até a porta da minha casa. Eu raramente precisava, mas gostava de saber que tinha essa opção.

Fim do PC Laranjeiras

Ginásio do Parque Atheneu. Foto: Arolldo Costa

Conversando sobre isso com meu colega Lucas Polinário, estagiário e futuro jornalista, ele me contou que a linha alimentadora do Alphaville, que ele usava para chegar à TBC, também foi alterada. Então matamos a charada: o PC Laranjeiras não existe mais.

A linha 200 deixou de ser Alphaville - PC Laranjeiras e passou a ser Alphaville - PC Trindade. A vantagem para os trabalhadores da região do Alphaville é que eles têm mais chances de conseguir entrar no ônibus no Parque Atheneu do que no Parque das Laranjeiras, onde os ônibus já passavam lotados.

Como ex-moradora do Parque Atheneu e do Parque Trindade, sei que os passageiros da região estão vibrando com as novas linhas de ônibus.

Enquanto isso, os esnobes moradores e frequentadores do Jardim da Luz e do Parque das Laranjeiras também estão contentes porque aquela região está sofrendo uma gentrificação (veja o que aconteceu com o restaurante Aquarius), então expulsar o ponto de ônibus dos pobres e tirar os horríveis ônibus que ficavam estacionados na rua, bem na divisa entre os dois bairros, foi uma etapa importante do processo.

Não estou dizendo que concordo, estou dizendo que o PC Laranjeiras realmente estava mal localizado. Quase todos os alimentadores saiam quase vazios de lá, isso quando o motorista não saia sozinho. No Parque Atheneu vão aproveitar muito melhor essas linhas.

Novas linhas para o Isidória

Pesquisei sobre as linhas alimentadoras do Parque Flamboyant (Aparecida de Goiânia) e do Jardim Vitória I (Goiânia), para saber se também estavam indo para o Parque Atheneu. Descobri que esses bairros perderam os alimentadores, mas agora têm linhas para o Terminal Isidória.

A linha 568 atende Parque Acalanto, Parque Flamboyant, Parque Santa Cruz e Jardim Bela Vista, indo e voltando do Terminal Isidória.

A linha 198 atende Jardim Vitória I, Parque das Laranjeiras, Vila Alto da Glória, Unip, indo e voltando do Terminal Isidória. Também se torna uma opção de linha entre o Centro Cultural Oscar Niemeyer e esse terminal.

Do Atheneu para os terminais

Até recentemente o Parque Atheneu só tinha linhas para o Terminal Isidória (002, 014) e Terminal Praça da Bíblia (021), felizmente essa realidade está mudando.

A linha mais recente da região é a 974 | PC Trindade - Terminal do Cruzeiro, que sai do ginásio do Parque Atheneu, entra no Parque Trindade, passa pelo Santa Luzia e segue por vários bairros da região Norte de Aparecida até chegar ao Buriti Shopping e ao Terminal do Cruzeiro.

No dia 4 de janeiro de 2014, eu sugeri a linha Atheneu - Cruzeiro aqui no blog, mas é claro que pensei em um trajeto que passasse perto de onde moro atualmente. A rota criada beneficia bairros de Aparecida de Goiânia que são mais carentes de linhas de ônibus do que o meu.

Outra linha importante inaugurada há alguns meses é a 970 | PC Trindade - Terminal Araguaia, que também passa apenas por bairros de Aparecida.

Eu frequentei bastante o Terminal Araguaia quando estava dando aulas de português para haitianos no Expansul. Para chegar lá eu tinha que andar 1km para chegar ao ponto de ônibus e descer no Terminal Isidória para pegar outro ônibus. Se fosse hoje, eu poderia pegar um ônibus na porta da minha casa para o Parque Atheneu e lá, usando o Cartão Integração, pegar o 970 para o Isidória. Um trajeto muito mais curto, rápido, menos cansativo e menos disputado.

Novos ônibus

Vocês notaram que os novos ônibus da Rápido Araguaia têm ainda menos espaço antes da catraca? Eu sofri com isso outro dia! Aqui onde moro é muito difícil achar lugar com carga para cartão de ônibus ("tem, mas acabou"), então não é raro eu ter que ficar espremida lá na frente até chegar ao terminal.

A RMTC está demorando a implementar alguma solução on-line, como cartão de crédito, boleto ou Recarga Pay. Da última vez que tentaram, queriam cobrar mais caro dos passageiros. Isso é injusto porque, no fim das contas, vender passagem pela internet fica é mais barato para a RMTC.

E voltando aos ônibus, eles continuam sem ar-condicionado ou sistema de ventilação, o que é um absurdo em uma cidade quente como Goiânia.

Considerações finais

Sou moradora do Jardim Vitória II, trabalho no Parque Santa Cruz e morei no Parque Atheneu dos 5 anos aos 20, então esse é o viés da minha opinião. Se você foi prejudicado com alguma mudança, fique à vontade para comentar, só não precisa me xingar porque eu não trabalho na RMTC nem na CMTC.

Se continua interessado no transporte público de Goiânia, leia também:

Para detalhes sobre cada linha, sugiro os sites:

  • De olho no ônibus | digite o número da linha para ver quantos ônibus estão circulando, além do trajeto completo no mapa
  • Linhas e trajetos | digite o número da linha para ver nomes das ruas e bairros por onde o ônibus passa
  • Horários e trajetos | Digite o número do ponto para ver quais ônibus vão passar em breve

Aplicativos para Android que uso e recomendo:

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.