sábado, 18 de maio de 2019

🕮 Locução, canvas, coach… os cursos presenciais que tenho feito este ano

Como vocês sabem, minha meta para este ano é estudar, mais precisamente fazendo cursos online e presenciais. Como já fiz muitos cursos neste semestre, vou contar o que andei estudando aqui em Goiânia. Quem sabe você se interesse por algum também?

🏫 “Descobri” a Escola de Governo

Desde que sou servidora pública estadual, eu sempre soube da existência da Escola de Governo, mas o Jardim América me parecia um bairro tão tão distante… Nunca me animei.

Mas vi uns cursos interessantes no site que me motivaram, então finalmente aprendi a localização, descobri que o ponto de ônibus já é no muro da escola, percebi que do Terminal Isidória em diante o trajeto é rápido e confortável. Agora sou uma frequentadora assídua da Escola de Governo Henrique Santillo, como você já deve ter notado no meu Twitter ou Instagram.

Planejamento em Canvas, 20 horas

Apesar de ter aprendido muito e entendido tudo o que o professor falou, esse curso me fez perceber que nunca quero trabalhar com planejamento no governo nem em grandes empresas. No máximo quero fazer planejamentos pessoais mesmo. Tudo que envolve muita gente é muito complicado.

E Canvas é uma técnica muito legal! Serve para organizar metas e ideias!

Líder Coach, 20 horas X 3
O termo “coach” já virou piada pronta porque muitos profissionais que nunca estudaram coaching na vida usam a palavra indevidamente para vender serviços diversos como mentoria, aulas particulares, consultoria, frases motivacionais… mas nada disso é coaching. E o curso da Escola de Governo é ótimo! Já aprendi várias ferramentas e técnicas de comunicação que ajudam a obter resultados nas metas pessoais e nos relacionamentos. O curso tem três módulos de 20 horas cada, já fiz dois.
Eneagrama, 20 horas X 2
O Eneagrama é uma ferramenta da psicologia que ajuda no autoconhecimento e também nos relacionamentos. Eu já conhecia os tipos do eneagrama lendo na internet, mas no primeiro módulo do curso entendi muita coisa que é difícil descobrir lendo. E o fato de ter um turma inteira se identificando e acrescentando informações sobre os tipos faz toda a diferença. Em junho vou fazer o segundo módulo.

Na Escola de Governo, ainda quero fazer os cursos de Libras, Falar em Público, Excel Avançado… É só questão de abrirem turmas nos meus horários livres.

🎙️ Locução no Senac, 40 horas

Desde 2005 eu não fazia curso no Senac, apesar de sempre olhar o site e ficar interessada em alguma coisa. Recentemente eu coloquei na cabeça que preciso ter um podcast, aí decidi fazer o curso de Locução no Senac. A professora é fonoaudióloga. Apesar de eu ter pegado uma turma pequena, apenas 5 alunos, foi bom para conhecer pessoas e aprender algumas técnicas que outras fonoaudiólogas não tinham me ensinado.

Como já trabalho na área, não tive problema com isso, mas alguns colegas tinham outra expectativa justamente por causa do nome do curso. Sendo a professora uma fonoaudióloga, e não uma locutora de rádio, seria mais honesto o curso se chamar Locução e preparação de voz ou algo assim. Fica a sugestão aí para o Senac atualizar o nome do curso.

Se você fez ou estuda Comunicação Social e quer fazer o curso de Locução do Senac, minha sugestão é combinar com colegas para todos se matricularem na mesma turma e assim elevar o nível das aulas, aumentando o aproveitamento de todos. Na minha turma, só tinha cinco pessoas: uma estudante de arquitetura, três que terminaram o Ensino Médio há muito tempo e eu. A professora gastava muito tempo ajudando um colega que não sabia falar “problema” e outra colega que comia os esses dos plurais. Como o pré-requisito do curso é ter Ensino Médio completo, isso é normal em uma turma diversificada. A única forma de elevar o nível é combinando com colegas mesmo.

Eu quero fazer outros cursos no Senac ainda este ano. Estou sempre navegando no site para “namorar” as opções de cursos:

👩🏽‍🏫 Específica de português no Tese, 50 horas

Estou fazendo a famosa Específica da Martinha no Tese Concursos. Na minha nada humilde opinião, a Martinha é a melhor professora de português para concursos de Goiânia. Estudei com ela no preparatório para a Assembleia e acertei todas as 8 questões de português da prova da Iades. Voltei para estudar com ela porque em breve vou fazer concursos de outras bancas.

O curso também tem aulas de redação com o Paulinho Kuririn. Acreditem ou não, o que me derrubou no concurso da Assembleia foi a redação. Introduzir, desenvolver e concluir uma ideia em apenas 20 linhas não é fácil pra mim. Veja o tamanho deste post, por exemplo. 😂

📚 Próximos cursos

Desde que desisti da especialização em Cinema da UEG, quero muito fazer alguma outra pós-graduação, meu problema é a indecisão. Quero fazer pós em docência, finanças, tecnologia, produção textual… Não ter nenhum interesse é ruim, mas ter interesses demais também é um problema.

Sobre os cursos que tenho feito on-line, já contei no post Estude de graça na internet: marketing digital e produção de conteúdo web.

Para saber algum detalhe sobre minha experiência com algum curso que fiz, entre em contato.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.