sábado, 26 de outubro de 2019

▶️ YouTube | 9 canais brasileiros sobre dinheiro que eu sigo e recomendo

Finanças: juntar, economizar, lucrar

Quem me conheceu hoje e me viu pagando tudo à vista, usando só cartão de crédito pré-pago, planejando compras com meses de antecedência, voltando de viagem de férias com dinheiro na carteira… pode até achar que essa educação veio de berço. Mas não, veio do YouTube mesmo.

Ler livros sobre dinheiro é muito bom. Fazer cursos sobre finanças é excelente. Mas é no YouTube que a gente tem aprendizado contínuo com custo mínimo: nosso tempo. Seguindo vários canais, todo dia tem vídeo novo pra gente adquirir conhecimento, saber as novidades e, o que é mais importante, reforçar comportamentos positivos que vão melhorar nossa relação com o dinheiro.

Como é uma lista dos canais que eu sigo, você vai notar que gosto mais de vídeos de educação financeira feitos por mulheres, sendo que algumas têm a mesma profissão e/ou idade que eu tenho. Não escolhi seguir essas pessoas só porque são parecidas comigo, mas pessoas parecidas comigo têm dicas e exemplos que fazem todo o sentido pra mim. Se você é homem, não se intimide! Essas mulheres ensinam para todas as pessoas que querem sair das dívidas, dominar o próprio orçamento, poupar, investir e conquistar a independência financeira.

💰 Bolsa Blindada

Patrícia Lages

Jornalista especializada em finanças pessoais, Patrícia Lages hoje é multimídia e ensina finanças em textos, vídeos, cursos e programas de TV. Ela tem uma linguagem incisiva e didática, nunca deixando passar termos técnicos sem explicação.

Gosto muito desse vídeo em que ela conversa com a Fernanda Barroso sobre como reconhecer roupa de qualidade.

💰 Domine suas Finanças

Luciana Fiaux

A Luciana já foi uma endividada e hoje é uma “personal trainer” das finanças. Os vídeos dela têm um roteiro com texto extremamente claro e objetivo e fala rápida (talvez ela dê uma aceleradinha na hora da edição). Isso significa que a gente tem muito mais conteúdo em um menor espaço de tempo. Adoro!

Eu escolhi um vídeo em que ela lista 8 gastos que todos nós podemos evitar para economizar dinheiro:

💰 Economirna

Mirna Borges

Gosto muito da Mirna, ela tem carisma de professora e uma linguagem muito acessível para quem está começando.

Escolhi um vídeo recente e muito interessante em que ela e o Bruno Felisberto conversam sobre os riscos de comprar imóvel em leilão.

💰 Explica Ana

Ana Laura Magalhães

Esse canal, um dos mais recentes do post, eu recomendo pra quem já está no nível avançado e quer diversificar investimentos de renda fixa e renda variável. De todas as pessoas desta lista, a Ana é a que tem linguagem mais técnica e sofisticada, portanto o que ela diz pode ser incompreensível para quem nunca estudou finanças na vida. Mas achei um vídeo mais democrático em que ela faz um resumo histórico da poupança brasileira e explica que hoje não é mais um investimento:

💰 Finanças com a Nath

Nathalia Rodrigues

Essa educadora financeira é a caçula do post, tanto em idade quanto em tempo de canal. Descobri a Nath no Twitter, onde gosto muito de interagir com os tuítes dela.

No canal, sei que ela tem conteúdo que posso compartilhar com pessoas que estão bem no comecinho da jornada, aprendendo noções básicas como a diferença entre poupar e poupança. Eu adorei esse vídeo justamente porque ensina algo que parece óbvio pra quem está em uma fase mais avançada, mas confunde muito quem é iniciante.

💰 Finanças Femininas

Carol Sandler

A Carol é jornalista, economista e escritora da área de finanças. O objetivo do trabalho dela é o empoderamento feminino por meio da educação financeira.

Escolhi um vídeo da Carol que traz 5 ótimas dicas para iniciantes. Se conseguir colocar as 5 dicas em prática já vai ter uma grande evolução de comportamento (e saldo financeiro) já nos primeiros meses:

💰 Gustavo Cerbasi

Acompanho o trabalho do Cerbasi há uns 12 anos e as dicas dele fazem muito sentido pra mim (apesar de eu ter demorado para colocar em prática). Muito antes de termos banda o suficiente para assistir vídeos no YouTube, ele já tinha o site Mais Dinheiro, com vários artigos e dicas de finanças que, 15 anos atrás, ainda eram inacessíveis pra maioria da população brasileira.

O Cerbasi sempre usou uma linguagem clara e acessível, sem jargões de economistas e investidores. Não é sem motivo que os livros dele fazem sucesso a ponto de virar filmes de comédia.

Filhos não são investimento é um dos vídeos do Cerbasi que mais compartilho. Infelizmente ainda existem muitos pais com essa mentalidade que empobrece os filhos e os tornam infelizes, já que deixam de realizar os próprios sonhos para satisfazer às expectativas dos pais:

💰 Júlia Mendonça

Assim como eu e várias pessoas desta lista, a Júlia só percebeu a importância da educação financeira quando já estava cheia de dívidas.

Escolhi um vídeo sincerão da Júlia com algumas verdades que podem assustar quem é iniciante nesse lance de educação financeira:

💰 Me Poupe

Nathalia Arcuri

Fechando a ordem alfabética com chave de ouro, indico o canal da jornalista Nathalia Arcuri, poupadora desde criancinha. De todas as pessoas da lista, a Arcuri é a que mais usa dramatização em seus vídeos, sempre caprichando nas caras, bocas, caretas, interjeições, gritos, simulações, personagens, mímicas, metáforas e o escambau. Sem medo de nos fazer rir e pasmar, a Nathalia consegue transformar mentes que não são influenciadas pelos métodos tradicionais de educação financeira. A minha, por exemplo.

Não é fácil escolher só um vídeo dela, mas acho que o que eu mais compartilho com primas, colegas e seguidoras é esse que explica de um jeito muito engraçado o que é viver um degrau abaixo:




Na dúvida, siga todo mundo e vá assistindo aos vídeos com títulos do seu interesse. Com o tempo você vai perceber quais canais falam a sua língua e trazem exemplos que fazem sentido pra você.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Um comentário:

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.