sábado, 28 de dezembro de 2019

🤓 Duolingo: tutorial e truques do aplicativo

Logo Duolingo sobre foto de celular

Há algumas semanas, eu estava viciada em Microsoft Solitaire Collection (cheguei a zerar o mês de novembro, fazia tempo que eu não zerava um mês), aí eu enjoei e decidi testar o Duolingo no celular novo. Estou viciada e esta semana eu estive de folga do trabalho, então tive mais tempo para fazer lições e perceber recursos que eu não tinha notado antes.

O que torna o Duolingo tão viciante pra mim é que ele funciona como um joguinho em que você acumula pontos, passa de fase, compete com amigos, compete com estranhos. As lições usam a repetição para desenvolver a leitura, a escrita, a audição e a fala. Se você for estudar dentro do ônibus ou em outro local público, tenha um fone de ouvido com microfone para você ficar mais à vontade.

O Duolingo também pode ser acessado pelo computador, mas neste post vou mostrar o aplicativo Android, que é a versão mais acessível a todos. Se você vai estudar pelo computador, pode aproveitar as dicas porque quem entende o aplicativo vai achar ainda mais fácil usar o site.

🤓 Criando a conta

Se você ainda não tem uma conta, o primeiro botão é Começar Agora para escolher o primeiro idioma que você quer aprender.

Se, por enquanto, você só sabe português, as opções de idiomas são inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e esperanto. Para quem já sabe inglês, existem muitas outras opções. Neste tutorial, vamos começar pelo Inglês:

O aplicativo vai fazer uma pesquisa pra saber sua motivação. Essa resposta não afetará as lições que aparecerão pra você, é só para o aplicativo conhecer o público e melhorar o aplicativo. Vou marcar Estudos:

O aplicativo vai pedir para você escolher uma meta em minutos:

Agora tem uma opção que é o pulo do gato. Se você marcar que Não sabe nada de inglês, vai começar da primeiríssima lição. Independente do idioma que você queira estudar, sempre marque a opção de que Já sabe um pouco de (inglês, francês, espanhol…). Assim o aplicativo vai redirecionar você para um teste de nível e você tem chance de avançar algumas lições. Muita gente desiste do aplicativo porque as primeiras lições são muito chatas e repetitivas pra quem já tem noção do idioma. Mesmo que você nunca tenha tido aulas formais de um idioma, é provável que já conheça algumas palavras.

Eu consegui desbloquear 56% do curso fazendo o teste.

Agora o aplicativo vai pedir para criar um perfil:

Jamais faça cadastro ou login usando sua conta do Facebook, se estiver com preguiça de criar novo login e senha, opte pelo login do Google porque é mais provável você cancelar seu Facebook do que trocar de endereço de Gmail. Porém, se você é do tipo que fica trocando de e-mail (tenho umas colegas malucas assim), faça um cadastro completo, sem vincular nenhuma rede social.

Como eu já tenho um perfil, vou criar uma conta para outra pessoa da minha família. Depois que você preencher todos os dados (ou vincular sua conta Google), você terá um perfil. Ter um perfil é importante para que seu progresso fique salvo e você possa acessar no computador, no tablet, em outro celular.

Como eu desbloqueei 56% do curso de inglês, observe que agora eu tenho dezenas de opções de assuntos e assim não fico entediada com as lições básicas. Os círculos coloridos são os que já estão desbloqueados para estudar:

Os círculos cinza estão bloqueados. Para liberar essas lições, preciso atingir o nível 1 nas lições anteriores. Neste caso, preciso atingir o nível 1 em Ocup. 2, Saúde 2 e Escola 3:

Você perde corações se errar lições.

🤓 Pulando lições

Se você clica numa lição, acima do botão Começar aparecem os ícones de lâmpada e chave.

A lâmpada abre uma explicação em texto da lição.

A chave é outro pulo do gato: serve para avançar um nível sem fazer todas as lições. Neste exemplo, observe que o assunto Introdução tem 3 lições para eu alcançar o próximo nível. Se eu clicar na chave e aceitar gastar meus cristais (azuis) ou lingots (vermelhos) para fazer o teste, pulo para o nível 2 sem fazer as 3 lições.

Todos os assuntos têm 5 níveis, mas o número de lições para passar de nível varia bastante, já vi nível com 1 lição e nível com 10 lições.

Para pular vários assuntos de uma vez, clique na torre para fazer o teste que avança uma seção inteira.

🤓 Ouvindo histórias

Na parte inferior do aplicativo, estão os ícones das diferentes telas. O primeiro é o ícone das lições (três círculos), tela principal do aplicativo.

Já o segundo, de livro aberto, abre as histórias, que eu acho mais interessantes que as lições. Você precisa avançar uma seção inteira (9 assuntos) para ter acesso às histórias. Como eu desbloqueei a primeira seção no teste de nível, as histórias já aparecem:

As histórias liberadas são coloridas, as histórias concluídas ficam douradas e as histórias cinzas não estão liberadas ainda porque é preciso concluir a série.

Se você, assim como eu, gosta de estudar idiomas com historinhas, vai encontrá-las em:

  • Inglês para quem sabe português
  • Português para quem sabe inglês
  • Espanhol para quem sabe inglês
  • Inglês para quem sabe espanhol
  • Francês para quem sabe inglês

🤓 Perfil, amigos e configurações

Clique no ícone de rosto para ver seu perfil (com suas conquistas), os perfis de seus amigos e também ter acesso ao ícone de configurações (canto superior direito):

Para adicionar amigos, você pode clicar em Adicionar e digitar o e-mail da pessoa. Localizar serve para amigo que já usa o Duolingo. Convidar, serve para amigo que ainda não está cadastrado no aplicativo.

Aqui estou buscando e seguindo a Helen Fernanda no perfil que acabei de criar:

Agora consigo ver a pontuação em XP (experiência) da Helen Fernanda:

Clicando no nome da pessoa, também consigo ver XP e coroas que ela conquistou em cada idioma estudado:

Se você convidar um amigo e ele se cadastrar no Duolingo usando o mesmo e-mail, você ganha 1 semana de Duolingo Plus. Três amigos, 1 mês de Plus. Cinco amigos, 3 meses de Plus. 10 amigos, 6 meses de Plus.

Clique na roda dentada (canto superior direito), para ver as configurações da sua conta.

No ícone de escudo estão as ligas: você precisa somar muitos XP para avançar de uma liga para outra. Na liga você está competindo com outros usuários do Duolingo em todo o planeta, não apenas com seus amigos:

Na loja, você compra skins e outros recursos para ser mais competitivo(a) no jogo.

🤓 Poliglota

Você pode adicionar quantos idiomas quiser, basta clicar na bandeira (canto superior esquerdo) e escolher outra língua.

Quem já sabe inglês tem 35 opções de idiomas, inclusive línguas criadas para a ficção como High Valyrian (📕 A Song of Ice and Fire, 📺 Game of Thrones) e Klingon (📺 Star Trek). Dwight Schrute e eu estamos ansiosos pela chegada da Língua Dothraki (📕 A Song of Ice and Fire, 📺 Game of Thrones).

Para quem está estudando inglês a partir do português, recomendo adicionar também português a partir do inglês pelo simples fato de que as frases são diferentes. Nesse modo, você não vai treinar a audição nem a pronúncia de inglês, apenas ler e escrever novas frases.

Em algumas combinações, como francês e espanhol pra quem sabe inglês, você vai encontrar ícones em branco de lições Bônus. Use cristais (azuis) ou lingots (vermelhos) para comprar essas lições:

Se você estuda vários idiomas, outra dica é ir “cruzando” para aprender a traduzir de uma língua para outra sem passar pelo português: francês a partir do italiano, inglês a partir do espanhol, alemão a partir do inglês, etc. Até onde testei, o Duolingo gratuito não tem limite de idiomas.

Confira também:

Boa diversão!

Pix meutedio arroba mail ponto com

3 comentários:

  1. Exatamente!!! Se a pessoa encarar como um game,ele terá grande avanço nós estudos, Fica mais leve... parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. A questão é que se você não usa a versão paga você não consegue avançar. Sempre tem gente com mais pontos que você. Você nãotem nenhuma vantagem se usar a versão gratuita. O negócio é pagar para evoluir. Acho isso muito capitalista. Se tem a versão gratuita, porque não ter as vantagens? Então não coloca versão gratuita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só uso a versão grátis e amo. Não entendi seu comentário sobre pessoas com mais pontos, você usa para aprender idiomas ou para competir? 😂 Atualmente, uso só o modo história.

      Excluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.