sábado, 25 de janeiro de 2020

♥ Vou perder 14 quilos de gordura

Desde o ano passado, estou devendo um post com minhas metas para 2020. Mas meu primeiro objetivo do ano é tão importante que fez mais sentido pra mim fazer um texto só sobre ele.

Sou ciclista urbana; não tenho carro nem moto; os principais pontos de ônibus ficam a 1 km da minha casa; não bebo álcool; não bebo refrigerante; não fumo; não como pão francês; como grãos, frutas, verduras e legumes todos os dias… mas nada disso foi suficiente para evitar o acúmulo de gordura no meu corpo. Achei que estava livre da maldição genética de engordar assustadoramente depois dos 30.

Contudo, apesar de não terem sido o bastante, não há dúvida de que meus hábitos ajudaram. Sem eles, talvez eu precisasse perder 20 quilos de gordura.

O importante é que, depois do resultado da bioimpedância que fiz em dezembro/2019, eu sabia que precisava mudar minha rotina para não ter problemas cardíacos relacionados ao excesso de gordura. Mudanças na alimentação e novos exercícios físicos já mostram resultados.

💊 Redutor de apetite

Ainda em dezembro/2019, comecei a tomar um suplemento alimentar manipulado que reduz o apetite, um famoso “Seca Barriga” de uma drogaria daqui de Goiânia. Experimentei um mês por minha conta e risco, mas depois conversei com a minha endocrinologista sobre o produto. Ela já conhece a fórmula e disse que posso continuar tomando.

O resultado na redução de apetite é enorme. Estou comendo menos a cada refeição e também fazendo menos lanches intermediários entre as refeições principais.

O produto também acelera o metabolismo, então diminui aquela barriga de quem comeu e não cagou. Pra mim, que desde criança tenho tendência a intestino preso, é uma maravilha.

🍨 Sem sorvete, creme, milk-shake e leite integral

Sou viciada em leite de vaca e todos os seus derivados. Pelo menos duas vezes por mês eu pedia creme* ou milk-shake por aplicativo. E sorvete, se eu comprar um pote de 2 litros, tomo tudo no mesmo dia. Queijo minas eu parei de comprar há alguns anos, quando descobri que me causava refluxo.

Sem dúvidas, esses alimentos são grandes fontes de toda essa gordura que está acumulada no meu corpo, por isso decidi parar de comprar. No Instagram, já mostrei como estou usando a agenda para marcar meu progresso.

compartilhei aqui no blog várias tentativas de parar de beber leite. Atualmente estou fazendo experiências com suco de banana (porque o resultado é smoothie, cremoso como leite) e o caríssimo “leite” de amêndoas.

Comprar só leite desnatado também me ajuda. Além de ser menos gorduroso, ele é menos gostoso do que o leite integral, então bebo menos.

 

Pra quem não é de Goiás ou do DF, creme é uma bebida com leite, leite condensando e polpa de fruta. Portanto, é uma bebida muito mais doce e cremosa do que suco, mas não é tão grossa quanto um milk-shake ou uma vitamina.

🍽️ Marmitas congeladas

Há vários anos eu queria experimentar as tais das marmitas congeladas saudáveis elaboradas por nutricionistas e tal. Em dezembro, o restaurante onde almoço entrou em recesso, então finalmente comprei 10 marmitas de uma empresa muito prestigiada aqui em Goiânia.

A quantidade de comida de cada marmita é bem menor do que eu costumo comer, mais um sinal de que eu comia muito mais do que meu pequeno corpo de 1,57 m precisava.

Comida descongelada no micro-ondas nunca vai ter gosto de comida feita na hora, mas ainda assim as marmitas são saborosas. Eu faço uma salada de alface para acompanhar, dando frescor à refeição.

Ter marmita gostosa no freezer ajuda tanto a perder peso como a economizar dinheiro. Em 2019, quando eu sentia fome à noite ou no fim de semana, eu comprava comida cara pelo aplicativo ou ligava para o bar mais próximo para pedir uma enorme jant“inha” com arroz branco, mandioca, feijão tropeiro, vinagrete e espetos de queijo coalho e carne vermelha (sou dessas que pedem dois espetos por refeição).

O resultado foi tão satisfatório que ainda esta semana vou comprar mais marmitas. Pretendo pedir logo 20 ou 30.

🏋🏽‍♀️ Academia

Depois de pesquisar as opções da região, no dia 2 de janeiro me matriculei na academia mais próxima da minha casa e desde então tenho frequentado 5 vezes por semana.

Comecei no horário de 19h a 20h para pegar aulas de Ritmos (dança) e Muay Thai (boxe tailandês). Eu queria fugir da musculação porque já frequentei academia antes e as lembranças não são boas. Aí surgiu outro problema: tenho muita sensibilidade à adrenalina e levo umas 5 horas para dormir depois de sair da academia. Como entro no trabalho às 7h e acordo às 5h, gosto de dormir às 21h. Depois de alguns dias sofrendo sem conseguir dormir e acordar nas horas corretas, passei a ir para a academia mais cedo e agora só faço esteira e musculação. Depois de experimentar o Muay Thai, musculação parece brincadeira de criança.

Paguei só um mês de academia, significa que até sexta-feira (30) vou decidir se continuo na mesma ou se vou para outra que tenha aulas mais cedo. A tendência é eu continuar na mesma, por ser mais perto da minha casa e amenizar o fator preguiça.

Outra vantagem da localização é que a academia fica em frente ao supermercado, então já criei um segundo hábito saudável que é fazer pequenas compras depois que saio da academia, assim sempre tenho alface, frutas, pão integral, queijo muçarela e outros alimentos frescos na geladeira.

🛍️ Tênis e roupas de academia

Tem gente que usa a academia como desculpa pra gastar dinheiro com roupa, não foi o meu caso.

🎽 Camisetas

Assim como acontece com muita gente, o ciclo das minhas blusas e camisetas é o seguinte:

  • compro blusa/camiseta nova para usar no trabalho;
  • um dia essa blusa/camiseta fica feia (encardida, desbotada, manchada, relaxada) e eu passo a usar só em casa.

Mas o calor de Goiânia me incomoda a cada dia mais e assim eu acabava optando por usar em casa só as blusas sem manga. Aí em outubro/2019 tive a ideia de levar todas as minhas camisetas/blusas velhas para minha mãe (que é costureira) tirar as mangas. Tive muitas ideias boas no ano passado, mais por essa eu tô de parabéns! Conforto é tudo!

Agora tenho muitas blusas/camisetas sem manga para ir à academia, assim não esbarrei naquela desculpa esfarrapada de “nem tenho roupa pra isso” e evitei gastar dinheiro na Decathlon só comprando roupa pra malhar.

Parece coisa boba, mas usar a roupa errada (camiseta com manga em temperatura acima de 15° C, por exemplo) aumenta muito nosso desconforto na academia! Você pode achar que a pior parte é sentir dor fazendo esforço, mas ficar com suor “preso” nas axilas porque não tem pra onde evaporar é muitíssimo irritante.

🩳 Bermudas e calças

Da cintura pra baixo, o estoque de roupa de academia eu também já tinha. Por ser ciclista, abandonei o jeans e passei a comprar apenas calças de tecidos confortáveis. Um dia descobri que ficava muito barato comprar calcinhas, shorts, bermudas e leggings de algodão elástico (cotton) no atacado pelo Mercado Livre.

Apesar de preferir usar bermuda porque os joelhos ficam livres, percebi que sempre volto da academia com a perna toda arranhada. A dor do exercício é tão grande que a gente nem sente que está machucando a pele no aparelho. Por isso, eu estava usando bermudas nas aulas de dança e calça para fazer musculação e luta.

A solução é comprar meias longas ou polainas para não arranhar as pernas durante o exercício e, ao mesmo tempo, manter os joelhos livres.

👟 Tênis

Posso ir pra academia com camisetas velhas e calças desbotadas, mas para o tênis não posso considerar apenas a economia. Tenho vários pares de All Star, por exemplo, mas sei que nenhum deles é adequado para o nível de impacto de alguns exercícios que faço na academia.

Como já fazia alguns meses que eu estava sem tênis de fazer exercícios, comprar um novo par já estava na minha lista e na minha cabeça. Em novembro/2019 (na semana da Black Friday), vi uma promoção de um tênis lindo de corrida da marca que gosto (Asics) exatamente no dia em que eu tinha dinheiro pra comprar à vista. Foi um bom negócio.

A escolha do tênis é muitíssimo importante. Já sofri tentando me exercitar com Nike e Olympikus, por exemplo, marcas que não comportam a largura do meu pé mesmo em numerações mais altas. Já Asics e Mizuno têm modelos muito adequados pra mim. Quem ainda não conhece a marca certa para o formato de pé e tipo de pisada, precisa experimentar muito na loja antes de comprar.

📅 Prazo

Eu não tenho experiência com prazo para perder peso ou gordura porque nunca tive uma meta específica antes, mas acredito que até março já perdi os 14 quilos de gordura. Só preciso manter os hábitos que comecei entre dezembro e janeiro.

Lembrando que perder 14 quilos de gordura não equivale a perder 14 quilos no meu peso total, já que vou ganhar massa muscular. O importante é diminuir a proporção de gordura em relação ao meu peso total.

Se você quiser compartilhar sua experiência ou até mesmo fazer perguntas, pode usar os comentários do post. Mas se preferir o anonimato, entre em contato por Telegram ou WhatsApp. Não me mande áudio, imagens ou vídeos sem TEXTO porque tenho tolerância zero com propaganda e spam, então bloqueio no mesmo instante.

Até mais!

2 comentários:

  1. Estou nessa Também... Visto que este post foi de janeiro e sua meta era março , fiquei curiosa para saber como está? Acho que vou no seu insta fuçar sua saga... :)

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    Respostas
    1. No final deste mês vou marcar consulta com minha endocrinologista. Vou pedir a ela para fazer bioimpedância de novo para checar minha porcentagem de gordura.

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