quarta-feira, 2 de setembro de 2020

8 usos do Google Keep que facilitam minha vida

Homem olhando mural na parede
Se colocar meu Google Keep na parede, fica mais ou menos assim.

Uso o Google Keep há alguns anos e tem sido muito útil pra mim, por isso vou contar aqui algumas formas de como ele me ajuda a salvar informações que se tornam facilmente “buscáveis” no futuro.

O Google Keep funciona pelo site e também tem aplicativos para Android e iOS.

Todas as imagens deste tutorial foram feitas com o tema escuro do Google Keep.

Lista de encomendas chegando

Com a pandemia, passei a comprar muito mais online porque não estou frequentando supermercados ou qualquer outro tipo de loja. Isso significa que quase sempre estou esperando alguma encomenda.

Para não ficar louca tentando lembrar tudo de cabeça, uso o Google Keep. Ainda coloquei uma notificação para todo dia eu me lembrar que tem compra a caminho, seja comida, produto de limpeza ou aviamento de crochê.

No Android, para criar uma lista de itens "riscáveis", você clica no ícone + e escolhe Caixas de seleção.

No site, clique nos três pontinhos e marque Mostras caixas de seleção.

A sincronização do Google Keep é rápida. Se você digitar no computador, vai ver a palavra se formando no aplicativo do celular. Se digitar no celular, demora alguns minutos para aparecer no computador, a não ser que você clique no ícone de atualizar para acelerar o processo.

Para aparecer a notificação no celular, ativei um lembrete diário.

Cada item que você marca vai para a lista de baixo, de itens concluídos. Se você clicar/tocar no item, vai aparecer um X do lado direito, para você excluir se achar melhor.

Listas de compras futuras

Se você pode fazer uma lista do que já comprou, obviamente pode fazer uma ou várias listas do que ainda quer comprar.

Esta, por exemplo, é a minha lista de supermercado, com os itens que pedi na última compra. Não é uma lista de marcar porque preciso copiar e colar no WhatsApp, que é o aplicativo que o supermercado do meu bairro usa.

Coloquei notificação semanal. Sou muito desatenta com abastecimento de comida, então a notificação é importante para eu me lembrar de verificar o que está faltando na cozinha, atualizar a lista e, quando for conveniente, fazer a compra pelo WhatsApp.

Antes da pandemia, eu fazia várias listas de compras, uma para cada loja. Tinha a lista da drogaria, a lista da ferragista, a lista da Decathlon, a lista das Lojas Americanas, a lista da Big Lar, a lista da Inovar… Mas agora, que estou comprando tudo pela internet ou por telefone, tenho a lista de comércio local (supermercado, pet shop) e a lista com todo o resto, que vou comprar no site que me vender mais barato, já somando o frete.

Outra sugestão, para contexto de pandemia, é fazer uma lista de coisas que você precisa e outra lista de coisas que você deseja. Eu, por exemplo, preciso comprar lâmpadas e quero comprar perfumes (sempre!).

Listas de contas mensais

Uma lista no Google Keep pode ajudar você a se lembrar de todas as contas do mês. Mesmo se você usa débito automático, é bom checar se tudo foi pago direitinho.

Se você recebe salário mensal, coloque a notificação mensal para o dia em que você costuma receber o pagamento.

Caso seu pagamento seja mais irregular, faça diferentes listas, de acordo com as datas de vencimento das contas.

Se usa débito automático, escolha um dia depois de todos os vencimentos, para checar tudo.

Salvar dicas com #marcador

Toda vez que ouço ou leio sobre um filme que me parece interessante, eu salvo com a hashtag #Filmes. Essa tag vira um marcador que eu posso consultar no futuro.

Dei esse exemplo porque é o que mais uso. É mais rápido criar uma nota no Keep do que abrir o TV Time ou o Just Watch. Mas tenho diversos outros marcadores para fazer anotações rápidas que são fáceis de criar e de consultar.

Salvar fotos com legenda

Provavelmente você já tem o hábito de tirar fotos de rótulos de produtos, fachadas de lojas, cartões de visitas, embalagens de remédios… sempre com a bonita intenção de consultar no futuro. O problema é que não vai ser fácil encontrar essa foto no futuro. Aliás, quanto mais longe estiver o “futuro”, mais difícil será.

Mas, se você salvar essa foto no Google Keep e adicionar uma ou algumas palavras, essa foto poderá ser encontrada daqui a dezenas de anos, enquanto houver Google.

Se você fotografa, por exemplo, a fachada de uma papelaria barateira que fica escondida numa viela do Centro da cidade, já pode anotar no Google Keep "papelaria barata Centro". Agora ficou fácil! No futuro, basta buscar "papelaria" que já encontra. As outras palavras servem para você se lembrar por que salvou essa foto.

O mesmo vale para rótulos, pratos, um modelo de roupa que você quer igual… O segredo é usar as palavras certas, que geralmente são as mais simples: comida, roupa, remédio…

Capturar texto da imagem

Talvez você não queira digitar uma legenda curta, mas sim capturar o texto inteiro para que TODAS as palavras contidas na imagem sejam buscáveis no futuro.

No Android, abra a imagem, clique nos três pontinhos e selecione Capturar texto da imagem. No navegador, abra a nota, clique nos três pontinhos e selecione Capturar texto da imagem. Mágica!

O recurso funciona melhor com letra de forma. Uso muito para cupons fiscais, principalmente do supermercado. Assim posso consultar, por exemplo, quanto tava a banana da última vez que comprei.

Lembrar outra pessoa

Amo muito isso! Tenho familiares que não têm paciência para criar lembretes no celular, então, se o assunto é do meu interesse, crio a nota e adiciono a pessoa como Colaborador.

Se você salva uma nota ou foto pra você, mas em outro momento precisa compartilhar com alguém, também pode usar esse recurso do Keep, sem a necessidade de copiar a nota ou subir a foto de novo para outro aplicativo.

Lembretes pessoais e listas de tarefas

Provavelmente você já usa Microsoft To Do, Google Tarefas ou outro aplicativo similar, mas o Google Keep também serve para adicionar notas e lembretes.

Ele é integrado ao Google Agenda, então seus lembretes vão aparecer no seu calendário com um ícone de dedinho amarrado.

No Android 10, o lembrete também vai aparecer na tela inicial.

Lembrete na tela

Um alarme vai soar no horário marcado com o mesmo som que você usa para as notificações do seu celular, o que no meu caso é nenhum.

Um recurso do Google Keep que não tem utilidade para mim é o de desenhar, mas sem dúvida deve ser útil pra muita gente.

Se você já é usuário avançado do Google Keep e tem mais sugestões de uso, deixe seu comentário.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.