quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Goiânia | Novidades nas vias da região Sudeste

Memorial do Cerrado
Memorial do Cerrado, Avenida Engler, Goiânia. Foto: Museu do Cerrado

Preparados para mais um post bairrista? Duplicação da Avenida Engler e nova avenida no Jardim Vitória são os destaques desta edição.

Avenida Engler finalmente duplicada

Uma das obras que estão nos fazendo comer muita terra aqui na região Sudeste de Goiânia é a duplicação da Avenida Engler, entre o Conjunto Fabiana e o Jardim Mariliza. É uma demanda antiga dos moradores e trabalhadores da região, mas ganhou força após a inauguração do Centro de Convenções da PUC, que em dia de evento traz um enorme fluxo de carros para a avenida.

Duplicação da Avenida Engler

Além de muitos veículos, a Avenida Engler é usada diariamente por ciclistas (como eu) e pedestres (eu também) que circulam entre os bairros da região Sudeste a trabalho, estudo, lazer… Com a duplicação, ficará mais confortável e segura para todos nós. E espero que não se esqueçam das árvores porque também precisamos de sombra.

Como uso muito a avenida Engler para chegar à casa da minha mãe (geralmente de bicicleta, às vezes de carro e até andando), essa duplicação é muito bem-vinda. Espero que a obra fique pronta ainda este ano, antes da troca de prefeito. Atualmente (08/10/2020), um trecho da Avenida Engler está interditado e é preciso desviar pela Avenida Diógenes Sampaio para chegar à Rua Professor Alfredo de Castro, continuação da mesma via no Fabiana.

Ligação entre Jardim Vitória 1 e Jardim Vitória 2

Para desespero de entregadores e motoristas de Uber, a Vila Jardim Vitória fica na região Sudeste assim como o Bairro da Vitória fica na região Noroeste. Goiânia e seus bairros com nomes repetidos! Aqui, o bairro é popularmente chamado de Jardim Vitória, enquanto lá do outro lado ficou sendo Bairro da Vitória mesmo.

distância entre Bairro da Vitória e Jardim Vitória

Já a divisão entre “Jardim Vitória 1” e “Jardim Vitória 2” não existe no papel e só aconteceu na prática por falta de ligação direta entre as duas partes do bairro.

O Jardim Vitória é limitado ao norte pela GO-020, que o separa da região leste de Goiânia. Do lado direito (leste), a Avenida Diógenes Dolival Sampaio separa os condomínios do Jardim Vitória dos condomínios do Jardim Mariliza.

No lado esquerdo (oeste), o bairro faz divisa com o Centro Cultural Oscar Niemeyer, o Parque das Laranjeiras e outros pequenos bairros da região. Ao sul, o Jardim Vitória encontra Chácara do Governador e Conjunto Fabiana, do qual se separa pela Avenida Dom Bosco.

No extremo sudeste do Jardim Vitória, um grande lote cercado está na esquina da Avenida Diógenes Sampaio com a Avenida Engler, perto do Campus 2 da PUC. O bairro é predominantemente residencial, com várias chácaras de lazer e muitos condomínios horizontais fechados, como alguns Jardins e outros condomínios menores.

O traçado do bairro no Google Maps está incorreto, por isso tive que usar minha precária coordenação motora para consertar:

Olhando assim, dá pra ver que o bairro é um só, mas faltam ligações entre as duas partes que têm casas de rua, fora dos grandes condomínios.

Foi assim que as duas partes do bairro acabaram recebendo os nomes artificiais: Jardim Vitória I, perto do Oscar Niemeyer, e Jardim Vitória II, perto do Conjunto Fabiana. Atualmente, a ligação mais curta entre esses dois pedaços passa por ruas estreitas da Chácara do Governador e pelo Parque Sabiá, na divisa com o Parque das Laranjeiras.

E qual é a novidade?

Um novo condomínio horizontal, Jardins Itália, está sendo construído no bairro. Em volta do muro desse residencial, teremos uma avenida (traço azul) que vai ser mais uma ligação entre as duas partes do Jardim Vitória. Chegando a Avenida Dr. José Hermano, essa nova via vai passar ao lado do Córrego Anjinho/Barreiro:

Jardins Itália

Para quem vem da região sul de Goiânia pela Avenida Jamel Cecílio/GO-020, essa via encurtará o caminho para entrar nos condomínios, principalmente Jardins Itália e Jardins Verona. Não tenho dúvida de que esse é o público-alvo. Mas é claro que nós, os pobres, também vamos usar para chegar ao Jardim Vitória 2, ao Conjunto Fabiana e à Chácara do Governador.

Jardins Itália
Trecho que vai ligar a Av. Dr. José Hermano a Marginal Barreiro, vista pelo Jardim Vitória II, entre Jardins Itália e Verona

Como a FGR Incorporações é dona da maior parte do bairro, somos dependentes dela até para ter novas ruas.

Acesso ao Jardins Itália pelo Jardim Vitória I
Trecho que vai ligar a Av. Dr. José Hermano a Marginal Barreiro (Jardins), vista pelo Jardim Vitória I

E já que prioriza tanto a qualidade de vida dos moradores dos condomínios, a empresa deveria se juntar à prefeitura fazer um parque decente abaixo dos Jardins Verona e Valência para preservar melhor o leito do Córrego Anjinho/Barreiro. Fica a dica.

Por hoje é isso!

Pix meutedio arroba mail ponto com

2 comentários:

  1. Olá, Helen Fernanda!
    Meu nome é Anashelle e estou gostando bastante de deus posts.
    Gostei bastante daquele "Onkifica região Sudoeste" e queria saber se você fez algum post, como aquele, falando sobre a região Norte, fez?
    Estou fazendo um trabalho de faculdade e gostaria muito de colocar algumas coisas sobre a região norte de Goiânia...
    Desde já, muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anashelle, obrigada pela mensagem!

      Eu nunca fiz sobre outras regiões, até porque conheço pouco. Sempre morei aqui, entre o Parque Atheneu e a Vila Redenção. Frequentei o Campus Samambaia durante 4 anos e meio, mas não circulei muito pelos bairros de lá.

      Boa sorte na sua pesquisa! Acredito que você vai encontrar muitas informações em outros sites e no YouTube. Até mais!

      Excluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.