terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

🎮 5 games da minha infância que você pode jogar online

Gamepad iluminado

Nasci em 1985 e sou a mais velha de três: meu irmão é de 1987 e minha irmã é de 1989. Em algum momento dos anos 90, ganhamos nosso primeiro videogame. Era um Turbo Game da CCE que aceitava cartuchos de 60 e de 72 pinos, sendo compatível com jogos de Nintendinho e Super Nintendo.

Felizmente, os jogos da minha infância foram emulados online. É divertido para viajar no tempo e também para perceber como já fomos menos exigentes e nos divertimos muito em jogos mais simples.

Todos os jogos funcionam com teclado ou com gamepad conectado ao computador via bluetooth ou cabo USB. Para Windows 10, os controles Xbox e inspirados no Xbox costumam funcionar bem.

🎮 Magic Carpet 1001

Acho que nosso primeiro cartucho foi Magic Carpet 1001. Eu, minha mãe e meu irmão éramos viciados. Minha irmã preferia se divertir ao ar livre e era menos ligada em jogos eletrônicos, mas de vez em quando brincar também.

A primeira pessoa a zerar o jogo foi a minha mãe e poucas vezes conseguimos terminar. É um jogo simples, em que um personagem que imita o Aladdin voa no tapete atirando em tudo que aparece e também fugindo de balas, tudo para conquistar a princesa.

Mas é difícil passar de fase porque o game não salva progresso e a gente sempre volta ao começo depois de perder todas as vidas. Nesse vídeo de menos de 10 minutos você assiste ao jogo completo:


É possível jogar Magic Carpet 1001 no site RetroGames.cc ou aqui mesmo:

🎮 Disney’s Goof Troop: jogo do Pateta

De todos os games que a gente teve na infância, esse sem dúvida foi o favorito da minha mãe. Ela ama jogos de raciocínio e se divertia nesse game, muito mais do que nós três juntos.

Nesse game, o Pateta (Goofy) e seu filho Max precisam coletar frutas e usar diferentes ferramentas para completar as missões de cada cenário e passar de fase. Pode ser jogado sozinho, com os dois personagens cooperando ou como adversários. Neste vídeo de 22 minutos você assiste ao jogo inteiro:


Disney’s Goof Troop está emulado nos sites RetroGames.cz e RetroGames.cc. Confira aqui:

🎮 Super Mario World

Clássico que dispensa apresentações. Aqui tem o gameplay completo para matar saudades:


Super Mario World está no RetroGames.cc e incorporado aqui:

🎮 Donkey Kong Country

A gente não tinha cartucho de Donkey Kong Country, mas meu irmão uma vez pegou o cartucho emprestado de algum amigo dele. Joguei Donkey Kong Country poucas vezes na época, mas gostei muito do jogo. Neste vídeo tem o gameplay completo com várias fases que nunca alcancei:


Hoje posso jogar quantas vezes eu quiser no site RetroGames.cc, mas incorporei aqui pra facilitar:

🎮 Street Fighter

Lembra do prazer de praticar um golpe que só é ativado com uma combinação específica de botões? E quando a gente descobria um poder mágico sem querer apertando freneticamente o controle? Eu acho que já era adolescente quando apareceu um cartucho de Street Fighter lá em casa (meu irmão e seus escambos), mas me diverti bastante.

Não me lembro a versão exata que a gente jogava na época, mas acredito que era Street Fighter II:


Você consegue jogar várias versões de Street Fighter nos sites RetroGames.cz e RetroGames.cc. Coloquei o Street Fighter II aqui no blog:


Falei sobre minha relação com Sonic no post 10 games e 2 browsers Android que comprei com Google Rewards. Acabei comprando também a versão da Steam.

Mais dicas de abandonware em:

Divirta-se!

Pix meutedio arroba mail ponto com

2 comentários:

  1. Eu também tive este Turbo Game CCE. O controle dele era esquisitão mas eu me acostumei com isso. Que legal saber que sua mãe terminou Magic Carpet. Foi meu primeiro cartucho que veio junto com o videogame. Eu demorei até pegar o jeito e zerar Magic Carpet. O jogo é bom por um lado, mas é ruim por outro por causa de algumas falhas de programação. Muito legal saber que outras pessoas também tiveram este videogame incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovani, como foi nosso primeiro console, aprendi a jogar com o controle dele e depois achei estranho o controle do Super Nintendo. As falhas de programação eu nunca notei. Realmente é um jogo muito simples, mas como foi meu primeiro, eu achava o máximo e não tinha como comparar com jogos melhores até ter acesso a outros cartuchos.

      Volte sempre!

      Excluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.