sábado, 13 de março de 2021

🖱️ 5 jogos grátis de computador para fãs de Farmville, Cafeland e Marketland

Shop Titans

Com o fim do suporte ao flash, vários jogos online de grande sucesso saíram do catálogo do Facebook. Alguns, como Cafeland, ganharam versão mobile, mas nada como a experiência de jogar na tela maior de um computador.


Como grande fã de alguns desses games, fucei o catálogo da loja Steam e encontrei alguns jogos muito legais que vão agradar principalmente os fãs de Farmville, Cafeland e Marketland. Esses jogos são chamados de tycoon (magnata), o que basicamente significa que você interpreta a(o) dona(o) da bagaça toda.

Algumas características em comum de todos os títulos desta lista:

  • São jogos online, dependem de internet para funcionar. E também são MMO (Massive Multiplayer Online), o que significa “todo mundo junto e online ao mesmo tempo agora”.
  • São jogos de clicar e arrastar com o mouse. Quem usa laptop (notebook) sem mouse tem mais dificuldade usando só o touch, mas a prática leva à perfeição.
  • São jogos em 3 dimensões, então você consegue girar em 360° usando o botão direito do mouse e assim ver frente, lados e fundo da sua propriedade.
  • Você pode adicionar amigos e visitá-los. Se não conhece outras pessoas do jogo, pode convidar amigos sugeridos pelo próprio game.
  • São jogos grátis, mas que oferecem compras de itens para quem quer avançar sem precisar jogar, o que na minha cabeça não faz muito sentido.
  • São jogos 24 horas, sem opção de pausar, então você sempre tem o que fazer no seu negócio, perdendo a noção de tempo.
  • A maioria dos jogos tem trilha sonora hipnótica.
  • A prioridade aqui são jogos para computador, mas vou colocar os links daqueles que também têm versões mobile.

    Fazenda

  1. Horse Farm
  2. My Free Farm 2
  3. My Little Farmies
  4. Loja

  5. Shop Titans
  6. Restaurante

  7. Star Chef

Horse Farm

Haras que recebe turistas


No começo o jogo tem aquele tutorial chato que obriga você a clicar onde ele manda, mas serve para a gente entender como funciona o jogo: o seu rancho é aberto à visitação e por isso você tem que atender aos clientes. Ao mesmo tempo, você cuida dos cavalos e amplia as instalações da fazenda.

No início, não há opções de lazer na sua propriedade, por isso os visitantes só pedem para comer e você fica o tempo todo fazendo picolé e levando-os à lanchonete. Mas logo você tem dinheiro o suficiente para construir ambientes para entreter os visitantes.

No meu humilde computador, a versão da Steam funcionou melhor. E como usei a versão da Steam primeiro, não consegui fazer login com a mesma conta quando entrei no site, tive que criar outra.

My Free Farm 2

Fazendinha com padaria e entrega


Nesse jogo, você planta e também cozinha alimentos feitos com os ingredientes da sua fazenda. Personagens diferentes aparecem na sua propriedade com metas para você cumprir. Tem uma caminhonete na porta que faz as entregas pra você. Você pode vender os produtos colhidos da plantação e também os produtos que você fez na padaria.

No início tem um tutorial obrigatório, mas logo você já é liberada(o) para se virar sozinha(o).

A padaria é só o começo. Evoluindo no jogo, você terá uma grande praça de alimentação com vários tipos de refeições.

No meu humilde computador, a versão da Steam funcionou melhor. Não consegui sincronizar as conta do navegador com a conta da Steam porque são logins diferentes.

Leia os comentários antes de instalar a versão mobile. Muita gente reclamando que o jogo não salva o progresso em nuvem, de forma que você tem que começar do zero se precisar desintalar o aplicativo, trocar de aparelho ou resetar o celular.

My Little Farmies

Fazendinha medieval que recebe compradores


O jogo não tem tutorial obrigatório no início, apenas algumas setas com pistas do que você deve fazer, mas se você escolher outra coisa, tudo bem.

Como a gente fica mais livre no começo, pode demorar um pouco mais para entender a lógica do jogo e quais são as metas e objetivos da fazenda.

A trilha sonora de My Little Farmies tende a engasgar. O jogo já começa com a música desativada, provavelmente por causa desse problema. Acho triste porque as músicas são muito importantes para me envolver em um jogo, mesmo que em algum momento em enjoe e desligue.

Shop Titans

Loja com um time de guerreiros


Gostei muito desse jogo em ambiente medieval no qual a gente cuida de uma loja e ainda contrata uma equipe para lutar na floresta em busca de ingredientes raros. A loja vende roupas, calçados, acessórios, armas, especiarias e itens mágicos.

O cliente pode vir com um pedido que não está no seu estoque, aí você tem que decidir se vai fabricar, se vai dispensar o cliente ou se oferece outra coisa. O jogo tem as opções de pechinchar e aumentar o preço que você tem que usar com sabedoria, de acordo com a situação.

Vendedores aparecem na sua loja oferecendo estoques que vão ajudar você a abastecer rapidamente. Por isso é sempre bom ter ouro para essas oportunidades.

Você pode ouvir a trilha sonora do jogo no YouTube.

Star Chef

Restaurante com horta


Como eu estou acostumada com Café World e Cafeland, achei Star Chef bem mais complexo. Só é possível cozinhar com os ingredientes exatos da geladeira e da despensa. Se faltar algum, é preciso comprar no supermercado ou plantar e colher na horta. Pior é quando o ingrediente está em falta no supermercado e você tem que voltar depois. Pelo menos não é um daqueles jogos em que os clientes ficam zangados e até desistem de esperar.

O restaurante não é self service, então é preciso avisar ao garçom que o pedido está pronto para ele pegar e levar à mesa dos clientes. Também não notei aviso sonoro ou visual de que a comida está pronta. É preciso checar clicando no fogão mesmo.

Outra diferença importante é que os primeiros pratos são mais demorados do que os de Cafeland, então é preciso aproveitar esse tempo visitando outros chefs para adicionar amigos no jogo. Eles são úteis para dar presentes, para ajudar a acelerar alguns trabalhos e, claro, para se entreter visitando restaurantes com decoração diferente.

Star Chef não funciona mais dentro do site Facebook, mas a versão desktop continua disponível dentro do programa Facebook Gameroom.

A quem interessar possa, meu perfil na comunidade Steam é helenfernanda.

Divirta-se!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.