sábado, 17 de abril de 2021

📺 Como editar uma lista IPTV para ficar do seu jeito

Texto atualizado dia 30/05/2022.
Três mulheres programando em dois laptops

Este post é sobre editar no computador arquivos em formato .m3u, que podem ser usados para criar playlists de áudio e de vídeo, para transmissões de rádio e de TV. Observe que usei o verbo EDITAR, ou seja, é um post para quem já tem uma lista e quer fazer correções ou organizá-la de outro jeito.

Quando comecei a editar a lista TV Meu Tédio, percebi que era ainda mais fácil do que HTML e CSS, que escrevo há 20 anos, por isso decidi compartilhar o básico aqui para quem quer começar.

Muita gente associa a expressão lista IPTV, ou até mesmo a sigla IPTV sozinha, a esquemas de pirataria. Mas, assim como o famoso torrent, uma lista IPTV pode ser usada legalmente de diversas formas.

  1. Dicas antes de começar 📝
  2. Salve a lista 💾
  3. Edite a lista ✏️
  4. Lista com arquivos pessoais 👨‍👨‍👧‍👦
  5. Hospedagem grátis da lista 🕸️
  6. Android TV: apps para Live Channels 📺
  7. Mais sobre m3u 🖱️

Dicas antes de começar 📝

  • Este tutorial é voltado para edição no computador. Não é impossível editar no celular ou no tablet, mas quem tentar vai precisar de mais paciência e habilidade se não tiver mouse e teclado externos.

  • Se for uma lista pequena, você pode usar o Bloco de Notas do Windows. Caso você transforme edição de listas num novo hobby, compensa instalar um programa com mais recursos:

  • Você pode testar as listas off-line no próprio computador usando programas grátis como MyIPTV Player.

  • Instale em seu celular ou tablet um aplicativo para testar as listas off-line organizadas em pastas (grupos), antes de mandar para a TV. Meu favorito, para Android mobile e TV, é o Televizo porque permite várias listas na versão grátis.

  • Para testar e usar sua lista em um programa que só abra links online, como Kodi e Megacubo, será necessário hospedar seu arquivo.

  • Publiquei o tutorial pela primeira vez pensando nas pessoas que já têm listas e querem separá-las, juntá-las ou deixá-las mais organizadas. Mas o assunto despertou o interesse de pessoas que sequer têm as listas para editar. Nesse caso, recomendo usar os repositórios do GitHub e ter muita paciência para filtrar e testar o que encontrar.

Salve a lista 💾

Quem tem link de lista já encurtado pelo bit.ly ou similar, só precisa jogar o link na barra de endereço do navegador do computador e teclar Enter, como se fosse o link de um site web. Podem acontecer duas coisas:

  • Aparecer a opção de salvar o arquivo m3u no computador. Salve.
  • Abrir o arquivo m3u direto no navegador, é o que acontece com arquivos hospedados no GitHub. Nesse caso você pode:
    • teclar CTRL S para salvar o arquivo no computador;
    • copiar e colar o código no bloco de notas e salvar por lá.

Pronto. Agora que você tem o código, vamos à edição própriamente dita.

Edite a lista ✏️

Talvez a sua lista não esteja tão organizada nos espaçamentos, mas o formato da sua lista m3u é esse:

#EXTM3U url-tvg="http://grade-de-programacao.xml" ############## música ################# #EXTINF:-1 tvg-id="iddocanaldemusica" group-title="Música" tvg-name="Nome oficial do canal de música" tvg-logo="http://logo-do-canal-de-esportes.jpg",Nome do canal de música na playlist http://transmissao-do-canal-de-musica.m3u8 ############## esportes ################# #EXTINF:-1 tvg-id="iddocanaldeesportes" group-title="Esportes" tvg-name="Nome oficial do canal de esportes" tvg-logo="http://logo-do-canal-de-esportes.png",Nome do canal de esportes na playlist http://transmissao-do-canal-de-esportes.m3u8 ############## culinária ################# #EXTINF:-1 tvg-id="iddocanaldeculinaria" group-title="Culinária" tvg-name="Nome oficial do canal de culinária" tvg-logo="http://logo-do-canal-de-culinaria.jpg",Nome do canal de culinária na sua playlist http://transmissao-do-canal-de-culinaria.ts

Cada canal começa onde está escrito #EXTINF e termina onde está a URL (link) da transmissão, que destaquei com cor violeta.

Esses trechos que coloquei em cor de tomate são os que você pode personalizar mesmo sem conhecimento técnico:

  group-title="Categoria"
Se o seu programa IPTV organiza os canais em categorias ou pastas, é nessa opção que você escolhe o nome da pasta em que o canal vai entrar. Observe que esse campo diferencia maiúsculas e acentos, assim se você digitar "Música" num canal e "Musica" em outro, vai gerar duas pastas.

  Nome do canal na sua playlist
Observe que você personaliza o nome do canal na sua playlist depois da vírgula. Não confunda com o campo "tvg-name".

  #### comentário ####
O sinal de jogo da velha (cerca, cerquilha, hash, cardinal) é usado para inserir e terminar um comentário. Ele não afeta em nada a forma como a lista é exibida no player. Não há quantidade mínima de sinais, geralmente usam vários para se encontrar rapidamente uma divisão numa lista grande. Você pode remover ou adicionar comentários, sempre observando que está em um espaço entre dois canais diferentes.

Observe que sempre existe uma quebra de linha, sem espaço, entre o Nome do canal na sua playlist e a URL da transmissão. Quando for editar, certifique-se de manter assim.

Outra edição que você pode fazer na lista é mudar a ordem dos canais. Quem usa Live Channels no Android TV, por exemplo, pode querer os canais favoritos no topo da lista e remover os canais que nunca assiste.

Para remover um canal, apague tudo que vai do #EXTINF até o fim da URL. Observe abaixo que mudei a ordem, removi o canal de Esportes e adicionei outro de Reforma:

#EXTM3U url-tvg="http://grade-de-programacao.xml" ############## casa e reforma ################# #EXTINF:-1 tvg-id="iddocanaldereforma" group-title="Reforma e construção" tvg-name="Nome oficial do canal de reforma" tvg-logo="http://link-da-logo.jpg",Nome do canal de reforma na playlist http://transmissao-do-canal-de-reforma.m3u8 ############## música ################# #EXTINF:-1 tvg-id="iddocanaldemusica" group-title="Música" tvg-name="Nome oficial do canal de música" tvg-logo="http://logo-do-canal-de-esportes.jpg",Nome do canal de música na playlist http://transmissao-do-canal-de-musica.m3u8 ############## culinária ################# #EXTINF:-1 tvg-id="iddocanaldeculinaria" group-title="Culinária" tvg-name="Nome oficial do canal de culinária" tvg-logo="http://logo-do-canal-de-culinaria.jpg",Nome do canal de culinária na playlist http://transmissao-do-canal-de-culinaria.ts

Com um pouco mais de pesquisa, você pode editar ou adicionar outros campos, como tvg-name e tvg-id. Essas informações são úteis quando sua lista tem EPG (grade de programação). Segue um site onde você pode consultar os códigos e nomes oficiais de vários canais: siptv.eu/codes.

Certos aplicativos, como o Purple IPTV, só reconhecem o tvg-name e ignoram o nome que a gente coloca depois da vírgula. Se esse for o caso do seu player favorito, você precisará adicionar tvg-name em todos os canais que estiverem sem, mesmo se não usar EPG.

Para trocar a logo (tvg-logo), o ideal é você hospedar a imagem primeiro e depois colocar o link da sua hospedagem. Hotlink é uma opção possível, mas não há garantia nenhuma e muitos sites bloqueiam isso. Caso a imagem atual não esteja funcionando, você pode apenas remover.

Seja no Bloco de Notas ou em outro programa mais parrudo, use recursos como Localizar e Substituir para fazer edições em massa, como mudar o nome de uma categoria que tem muitos canais.

Ao terminar de editar a lista, salve com o nome desejado, sem esquecer a extensão .m3u. Para manter compatibilidade total, não use espaços nem acentos e evite maiúsculas. Mantenha o nome do arquivo simples: listafavorita.m3u, melhoresmusicas.m3u, viagemparaorio.m3u.

Para mandar o arquivo para a sua TV, recomendo o Send Files to TV.

Lista com arquivos pessoais 👨‍👨‍👧‍👦

Agora que você sabe como funciona uma lista m3u, pode criar uma para gerar playlists com fotos, vídeos e músicas do seu arquivo pessoal. A playlist precisa ser salva na mesma pasta onde estão os arquivos ou então você tem que colocar o caminho completo do arquivo, usando barra de URL: C:/musicas/biquini-cavadao/tedio.mp3

#EXTM3U ############## álbum da família ################# #EXTINF:600 group-title="Álbum da Família",Casamento da Juliana video-do-casamento.mp4 #EXTINF:0 group-title="Álbum da Família",Selfie em Copacabana D:/fotos/copacabana.png #EXTINF:300 group-title="Álbum da Família",Aniversário do Guilherme aniversario-do-guilherme.mp4 ############## músicas favoritas ################# #EXTINF:543 group-title="Playlist de Domingo" tvg-logo="album.jpg",Faroeste Caboclo faroeste-caboclo.mp3 #EXTINF:243 group-title="Playlist de Domingo" tvg-logo="album2.png",Pacato Cidadão pacato-cidadao.mp3 #EXTINF:201 group-title="Playlist de Domingo" tvg-logo="album3.jpg",Tédio C:/musicas/biquini-cavadao/tedio.mp3 #EXTINF:244 group-title="Playlist de Domingo"tvg-logo="album4.jpg",Na sua estante na-sua-estante.mp3

Observe que essa é uma lista exclusiva para usar no computador, já que os caminhos dos arquivos são locais.

Hospedagem grátis da lista 🕸️

Para hospedagem das imagens, você pode usar o Imgur.

Para hospedar a lista, seguem alguns sites grátis que aceitam arquivos no formato .m3u.

Android TV: apps para Live Channels 📺

Esses aplicativos jogam o conteúdo da lista IPTV no Live Channels e na lista de canais, se for um televisor com Android TV.

Mais sobre m3u 🖱️

Para quem quer se aprofundar, textos em inglês com mais detalhes:

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

18 comentários:

  1. Bom dia Helen, estou tentando criar uma lista IPTV, mas estou confuso. Seguindo a descrição que tu publicou acima, fiquei travado na sequencia.
    1) fazer a lista; 2) como se faz hospeda a lista no github? (já me cadastrei) 3) após hospedar lá onde devo incluí-la?
    Parece simples mas ainda não entendi. Parabéns pela iniciativa. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, o tutorial é para quem já tinha uma lista e queria editar, para organizar e fazer correções.

      Não sei se entendi a sua dúvida. Você fez uma lista e já hospedou? Nesse caso, a sua dúvida é sobre como assistir aos canais?

      Se usar Telegram, pode me responder por lá (não me espere responder cumprimentos, já mande o assunto): t.me/helenfernanda.

      Excluir
  2. Queria saber criar uma lista do 0 mas ninguem ensina por onde começo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para criar uma lista do zero, você teria que ser uma empresa de pirataria de canais, com muitas antenas de satélite e vários computadores para usar como servidores, mas já notei que não é o seu caso.

      Excluir
  3. Ola Helen Fernanda em primeiro lugar Parabens pelo seu trabalho estou com canais abertos graças a sua inteligencia por favor me diga tem mais algum link de canais iptv gratis em varios idiomas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roger, obrigada pelo comentário. No GitHub, sempre estão postando novas listas de vários países. Não tenho uma específica para indicar, tanto que criei a minha pegando referências de outras listas porque não achei nenhuma completa o bastante pra mim.

      Excluir
  4. Olá Helena Fernanda achei bastante interessante as suas explicações sobre editar listas m3u eu tenho este email: "afra2@sapo.pt" se me pudesse ajudar agradecia eu consigo editar a lista no bloco de notas mas quando quero guardar a lista fica com um nome tv_channels_Afra7_plus.m3u e eu não consigo colocá-la na minha box android, porque fico sem o link que eu coloquei no browser só consigo ver este ficheiro tv_channels_Afra7_plus.m3u com o aplicativo VLC e eu devia ter um link http://

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. António, obrigada pela mensagem. Alguns aplicativos/programas aceitam arquivos off-line, que você envia diretamente do celular, tablet ou computador. Mas se não for o caso, sugiro que hospede a lista na internet usando as sugestões do post, assim você terá um link para usar no seu app/programa.

      Excluir
    2. Olá Helena quando tento inscrever-me no github.com na parte do nome de usuário fica sempre com a cruz vermelha atrás já introduzi vários nome mas fica sempre com a cruz e não deixa criar conta, aceita email password valido a galáxia mas o usuário tem sempre a cruz vermelha, alguma coisa que estou a errar? Obrigado

      Excluir
    3. Sei que você está errando o meu nome, que é Helen. 😂

      Quanto ao usuário, geralmente tem que ser todo em minúsculas, sem acento, sem espaço e não pode ser repetido no sistema. O meu, por exemplo, é helenfernanda.

      Excluir
  5. Ola Helen , antes de mais nada quero agradecer aos passos a passos que vc passou , minhas duvidas e o seguinte: tenhos alguns links m3u8 mas estao todos desatualizados tem como pega pelo menos os dos seriados ? pois os links ao vivos eu entendo que seja dificil , e a outra duvida e o seguinte: quando eu vou pegas o links para fazer minha lista IPTV , so pode utilizar de links (m3u8)? pois vejo que tem varios como mp4 , ts , links ate mesmo do youtube mas quando eu coloco nao pega apenas os (m8u8) , uso o app IPTV Player

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kabal, se reler o tutorial com atenção, vai notar que a lista m3u (não confundir com m3u8) aceita todos esses formatos que você citou e mais alguns.

      Quanto ao reaproveitamento dos arquivos que você já tem, você precisará abrir cada lista no computador e testar link por link para saber quais funcionam. Usando algum programa próprio para códigos, como Visual Studio Code, você conseguirá até colocar os arquivos lado a lado para facilitar o trabalho de edição.

      Excluir
    2. obrigado Helen ajudou muito , vc sabe onde caçar os links ou formas de capturar ? acho muito dificil achar links por ai

      Excluir
    3. Kabal123, se estiver falando de canais web, uma forma de começar é pelas listas do GitHub.

      Excluir
  6. queria saber qual o codigo usado para cria lista de serie para aprecer na categoria serie no app, poque ja tentei de tudo ja tentei varios codigos, e todos so aparecem misturados filmes e serie juntos na categoria filme agradeço des de ja se pode me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos aplicativos que uso, ele separa automaticamente pelo formato do link. Se for m3u, m3u8 ou ts, ele identifica como canal.

      Excluir
  7. Só queria dizer que
    Seu tédio me viciou Helen entrei em seu tédio por curiosidade acabei criando site Rádio web virei digital desinfluencer isso mesmo desinfluencer pois não consigo influenciar ninguém mas dá uma olhadinha no que fui capaz em aconfusa.com e não parei por aqui kkkk claro que peguei informações de outros mas seu site foi o pontapé inicial!

    Agora quero criar uma WebTV onde as pessoas vão conectar via IPTV daí voltei aqui kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rá! Somos todos confusos! É bom demais ter nosso próprio site para compartilhar conteúdo à vontade, seja bem-vindo à confusão!

      O que eu faço é só juntar numa lista as webTVs que já existem, nunca criei um canal e provavelmente meu texto não ajudará muito desta vez. Boa sorte no seu projeto! 😉

      Excluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.