Páginas

quinta-feira, 29 de abril de 2021

🎧 Pod.link: ótima forma de divulgar um podcast

Mulher sentada no chão, usando headphone, usando o celular, ângulo superior que não mostra o rosto dela

Os podcasts estão bombando. Surfando na onda, vários players de podcasts disponíveis de graça. Streamings de música viraram players de podcast, streamings de audiolivros viraram players de podcast. Tem podcast em todo lugar agora.

Como você já deve saber, em cada player um mesmo podcast vai ter um link diferente que redireciona para aquele site ou aplicativo. Na hora de divulgar, se você manda o link do Spotify, por exemplo, não vai alcançar os ouvintes que abrem pelo Apple Podcasts, pelo Castbox, pelo Google Podcasts, pelo Player FM… e dezenas de outros players.

Uma solução para divulgar tudo com um link só é o site Pod.link, que gera automaticamente links para os principais players.

No campo de busca do site, você digita o nome do programa desejado e ele procura pra você:

buscando Pasquale Cipro Neto

Nesse exemplo, estou buscando Pasquale Cipro Neto, professsor de língua portuguesa que tem um famoso programa na CBN. Clicando no resultado da busca, o Pod.link gera essa página do podcast desejado:

pod link do Pasquale Cipro Neto

O link para divulgação sempre tem um formato igual a esse: pod.​link/​1227867522. O que identifica o podcast é esse número depois da barra.

Observe que aparecem 14 botões, sendo 13 players, assim o ouvinte já é redirecionado para o seu site ou aplicativo favorito. Notei que os players estão em ordem de popularidade:

  1. Apple Podcasts
  2. Spotify
  3. Google Podcasts
  4. Overcast
  5. Stitcher
  6. Castbox
  7. Castro
  8. Podcast Addict
  9. Pocket Casts
  10. iHeart Radio
  11. Player FM
  12. Breaker
  13. RadioPublic

O 14º botão é o link do feed, que pode ser usado para adicionar o podcast em outro player, em um leitor de feeds que toque áudio e também em programas off-line como VLC, Clementine, etc.

Como você já percebeu, o site do Pod.link também é um player que já toca os episódios direto no navegador, funciona tanto no computador como no celular.

Episódio de The Minimalists Podcast aberto no navegador do celular

Se você clicar no texto, também abre uma página com link próprio para divulgação. O link do episódio você copia da barra de endereço do navegador:

Página de episódio específico

O link do episódio vai ter o seguinte formato: pod.link/​1227867522/​episode/​fd9c6f84e102ae6081bbf1b49bab2bd0, sendo que o primeiro conjunto de algarismos identifica o podcast e o segundo identifica o episódio.

Notei que o Pod.link ainda não incorporou o botão do Amazon Music, que agora é player de podcasts também. Mandei um curto e-mail sugerindo esse e também o Orelo, que está se popularizando no Brasil por monetizar os produtores de conteúdo.

Obviamente, o Pod.link não encontra podcasts exclusivos sem feed, como o famoso Café da Manhã da Folha com o Spotify.

O outro site que conheço e faz algo parecido é o plinkhq.com, mas o leiaute do Pod.link é mais bonito e “linka” mais plataformas, inclusive o Player.FM, que era meu favorito antes do Google Podcasts.

Até mais!



Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.