Páginas

terça-feira, 27 de abril de 2021

📷 Yandex Disk como alternativa grátis ao Google Fotos

Família no sofá tirando uma selfie com o celular. Ao fundo, estante de nichos com livros e plantas.

A maioria de nós usou e abusou do Google Fotos: prints de tela, memes da Gretchen, correntes com “foto de Jesus”, mensagem de bom dia com corações piscantes, vídeos de gatinhos… Ele salvou tudo e quem não tem o hábito de ir lá dar uma organizada, provavelmente tem guardado o que precisava e o que não precisava guardar.

Mas o upload ilimitado grátis acaba em maio. Quem ainda não está atento a isso, precisa se organizar.

Aqui vou falar de uma solução gratuita, mas o primeiro passo é checar como está seu armazenamento para saber do que você realmente precisa.


Analisando a situação atual

Algo muito importante que todos precisam entender é que fotos e vídeos que forem salvos com alta qualidade até o dia 31 de maio de 2021 não vão consumir seu espaço de armazenamento. Caso ainda tenha fotos e vídeos para fazer backup na nuvem do Google, a dica é aproveitar esse tempo para salvar o máximo que conseguir. Você pode fazer isso usando celular, tablet ou computador. Os aplicativos você encontra no site:

Para quem vai fazer backup de fotos em um computador Windows, a janela do programa é essa:

Google Fotos no Windows 10

Infelizmente esse programa consome toda a capacidade do computador, seja ela qual for, e impede o uso de outros recursos. Inicie o backup num horário em que você não vai usar a máquina.

A partir do dia 1º de junho de 2021, todos os arquivos salvos vão consumir espaço do seu armazenamento. Para saber quanto espaço livre você ainda tem, entre nesse link:

Eu, por exemplo, ainda tenho 4,9 GB:

Helen ainda tem 4,9 GB livres

Dependendo da sua cota atual de espaço livre, você pode continuar usando o Google Fotos como backup de fotos, mas sabendo que deverá ser bem mais criteriosa(o) na hora de escolher o que salvar e acompanhando sempre para remover arquivos indesejados.

Essa outra página, no Google One, separa Gmail de Google Drive:

Agora sei que não preciso eliminar arquivos importantes no Google Drive, mas sim apagar mensagens antigas no meu Gmail. Recebo muitos releases com anexos e são eles que entulham meu espaço de armazenamento:

Gmail ocupando meu espaço

Caso precise apagar mensagens antigas do Gmail, recomendo o uso de critérios avançados de busca por data, tamanho, anexos:

Para saber mais detalhes sobre o que acontece se você extrapolar o limite de armazenamento, recomendo que leia a página oficial do Google sobre isso:


Yandex como alternativa grátis

O Yandex, que é praticamente o Google da Rússia, está oferecendo de graça armazenamento ilimitado de fotos com backup automático a partir do celular.

Lembrando que a gratuidade só vale para fotos. Para vídeos, é preciso contratar um dos planos pagos que são cobrados em dólar e por isso estão mais caros que os planos Google One.

Apesar de ser russo, o Yandex oferece sites e aplicativos em inglês, facilitando bastante nosso uso.

As informações sobre o serviço estão na seguinte página. Caso não entenda inglês, use o Google Tradutor.

Assim como sua conta Google está vinculada a um endereço do Gmail, a conta Yandex é criada juntamente com um Yandex Mail, serviço sobre o qual já falei em 2013.

O formulário de registro de conta é pequeno e simples. Onde está escrito Enter a login você escolhe o que virá no seu endereço, antes de @yandex.com.

O envio de SMS para o Brasil demora muito e às vezes nem chega, então sugiro marcar a opção “I don't have a mobile phone” (Eu não tenho um número de celular).

Formulário de cadastro no Yandex

Com isso, vão aparecer perguntas de segurança para você escolher uma e responder.

Perguntas de segurança

Na minha nada humilde opinião, a única forma correta de usar esse recurso é dando uma resposta falsa que só você vai acertar, ao invés de uma resposta correta que o invasor pode encontrar nas suas redes sociais. Caso ainda não tenha prática nisso, anote sua pergunta e a resposta num caderno, salve o print no Evernote.

Jogo de computador favorito

Assim que você registrar a conta, já terá acesso ao novo e-mail. Como informações importantes do seu armazenamento serão enviadas para ele, recomendo configurá-lo dentro do e-mail que você já usa. É possível adicionar sua conta Yandex ao Gmail, ao Email do Windows 10, ao Outlook. Se preferir, pode instalar aplicativo próprio ou continuar acessando pela web:

O Yandex também é ótimo no sentido inverso: ter backup do Gmail. Mas vamos voltar ao tema do post.

Uma vez criada a conta, você já tem acesso ao Yandex Disk pelo site e pelos programas:

No Android, para abrir as configurações do aplicativo Yandex Disk, primeiro você clica no canto superior esquerdo, onde está a minha foto porque já configurei uma:

Clica no avatar

Depois, clique em Settings (Configurações):

Clica em Settings

Observe que abrem várias opções importantes, como a de sincronizar (Sync) só no wi-fi ou também gastando plano de dados. É possível configurar login com digital (Figerprint) e definir o PIN para quando a digital falhar.

Em Auto upload, não deixe de marcar as opções: Auto-upload photos (Upload automático de fotos) e Upload to unlimited storage (Upload para o armazenamento ilimitado).

Ativar armazenamento ilimitado

É também em Auto upload que você escolhe as pastas de backup clicando em Folders on your phone.

Como pode notar, é muito intuitivo e fácil de usar, principalmente para quem já está habituado ao Google Fotos.

A sincronia é rápida e logo logo você já vai ter várias imagens do celular salvas no Yandex Drive.

Com a popularização do recurso, vamos ver quanto tempo o Yandex segura o forninho.

Até mais!



Pix meutedio arroba mail ponto com

2 comentários:

  1. Acho que o Yandex vai ser igualzinho ao Google: oferece uma solução grátis e de bom gosto, e quando chega a algum ponto ou quando ultrapassa as expectativas, torna o produto pago.

    Portanto, quando o Yandex tornar o produto pago, aí vem outra alternativa grátis, e assim vai. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E nossas fotos todas espalhadas em dezenas de serviços que um dia foram grátis. Meu favorito até hoje é o Flickr.

      Excluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.