segunda-feira, 10 de maio de 2021

🔗 Pod.link: como personalizar o link do seu podcast

Mulher com headphone branco, de frente para um computador e falando em um microfone de estúdio

Mês passado, falei sobre o Pod.link como ferramenta de divulgação de podcasts, hoje o tutorial é voltado para podcasters que querem personalizar a URL (link) na plataforma. Usando um exemplo real, o endereço pod.link/1480295915 virou pod.link/culturaempauta. Quer fazer o mesmo no seu podcast?

Para conseguir personalizar um podcast, é claro que você precisa ser dono ou gerente dele, logo é necessário ter acesso ao e-mail que está cadastrado no site onde você hospeda o podcast.

O segundo pré-requisito é que o podcast já esteja indexado no site, o que você descobre rapidamente abrindo o Pod.link e buscando pelo nome:

Buscando Tá Logado

Agora é só clicar no seu podcast e descer até o rodapé. Vai aparecer um link com o texto Claim Podcast (reivindicar podcast). Clique nele.

Claim podcast

Vai aparecer essa janela. No campo Email Address (endereço de e-mail), você tem que digitar o e-mail correto que está cadastrado como dono podcast:

E-mail do dono do podcast

Após digitar o endereço, clique no botão Verify Ownership (verificar propriedade). Será enviado um e-mail com o link de acesso único.

Para mim, esse e-mail sempre chega na pasta de Spam, então sugiro checar tudo.

Na mensagem, há o aviso de que você só tem 24 horas para fazer a edição desejada. Se passar do prazo, é só solicitar o link de novo com o mesmo procedimento:

E-mail com o link de edição

Na frase To access the editor, click here (Para acessar o editor, clique aqui), clique em click here.

Em outra aba, vai abrir a página com três opções de edição: URL, código do Google Analytics e Cores.

Edição da página do podcast

URL é o assunto deste post, onde você vai trocar o número indecorável por um endereço que identifique o seu podcast.

Para personalizar as cores, seguem as dicas:

  • Background: fundo da página principal do podcast.
  • Text: texto da página principal do podcast.
  • Primary: cor do botão de play na página principal do podcast; cor de fundo na página do episódio.
  • Secondary: cor do texto na página do episódio.

Para Google Analytics, é uma configuração mais complexa que não envolve o objetivo deste post. Mas se já saca os paranuê, pode colocar também.

Quando terminar as edições, clique no botão Publish (publicar).

Depois de publicar, você só consegue fazer mudanças de novo pedindo um novo link por e-mail.

Neste tutorial, transformei o link pod.link/1476451023 em pod.link/talogado.

Até mais!

Primeira foto: RODNAE Productions no Pexels

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.