Páginas

quarta-feira, 12 de maio de 2021

📱 Android | Signal como aplicativo padrão de SMS

Mulher idosa usando headphone e olhando para a tela do celular. Ela tem cabelos brancos, usa blusa vermelha e usa óculos de grau com lentes avermelhadas

Demorei a aderir ao mensageiro Signal só porque ninguém me avisou que ele poderia ser usado como aplicativo de SMS no Android. Sempre é citado como alternativa ao WhatsApp e ao Telegram, que não têm esse recurso, então nunca imaginei essa outra função.

Enquanto meus contatos não instalam o Signal, o aplicativo do meu celular já serve para receber SMS, recurso muito usado para confirmações de cadastros e login em duas etapas.

Também uso SMS para conversar com minha mãe e meu irmão, quando sei que eles estão off-line. Lembrando que a garantia de criptografia ponta a ponta e segurança das mensagens não vale para chat via SMS, já que o texto é enviado pela operadora.

Primeiras configurações:

Configurando o Signal como padrão de SMS

Uma vez instalado o aplicativo e feitas as configurações iniciais, clique nos três pontinhos do canto superior direito e abra Configurações. Em seguida, clique em SMS e MMS para ativar o Signal como seu aplicativo padrão de mensagens.

SMS ligado

Depois mude o aplicativo padrão de SMS do seu celular para o Signal:

SMS
Aplicativo de SMS
Troque para o Signal

Personalize cada conversa

No Signal, é bem fácil personalizar a cor da conversa, o papel de parede e o toque de notificação.

Personalizar a conversa

Se você personalizar a sua foto e a descrição (bio), outros usuários Signal terão acesso a essas informações quando trocarem mensagens com você.

Caso esteja conversando com alguém que tem Signal, aparece o ícone de câmera para você fazer videochamada:

Videochamada

Caso a pessoa não esteja usando o Signal, aparece só o ícone do telefone com o cadeado aberto. Clicando nele, você vai fazer uma ligação normal usando os créditos da sua operadora.

Ligação normal

Outra diferença, ao conversar com um contato sem Signal, é que você vai receber texto de confirmação de SMS entregue (imagem acima), se mantiver essa opção ativa.

Conversando com um contato Signal, aparecem os dois ícones de visto indicando que a mensagem foi aberta (segunda imagem acima).

Bloqueio de tela

O Signal tem várias opções de privacidade, mas vou indicar duas mais imediatas e fáceis de entender. A primeira é o bloqueio de tela, para que o aplicativo exija a sua digital antes de abrir. Assim, se alguém pegar o seu celular com a tela principal desbloqueada, ainda precisará da sua digital para abrir o Signal.

Privacidade
Bloqueio de tela

A outra configuração que sugiro ativar é Segurança da tela (imagem acima), que impede prints de tela. Obviamente, tive que manter essa opção desativada para conseguir fazer este post.

Por hoje é isso. São configurações iniciais para quem está aderindo ao aplicativo de mensagens mais seguro do mundo, segundo os especialistas.

Em tempo, o Signal tem programas para computador, mas não serve para enviar e receber SMS, que é o assunto deste post.

Até mais!

Primeira foto: Anna Shvets via Pexels



Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.