Páginas

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Onkifica? | 12 bairros de Goiânia que o Google Maps não sabe onde ficam

Letreiro Eu Amo Goiânia na Praça do Sol

Publiquei esta lista inicialmente no Twitter, onde foi “enterrada” pelo algoritmo. Decidi trazer pra cá porque vai ficar mais fácil compartilhar com vereadores e funcionários da prefeitura que podem ajudar a resolver a situação. Muita gente confia no Google para se localizar na cidade.

Os bairros são da região sudeste de Goiânia, onde moro, trabalho e fui criada. Não tenho domínio dos mapas de outras regiões, mas sem dúvida esse problema acontece por toda a cidade.

Apesar de usar mão-de-obra gratuita para se manter atualizado, o Google Maps não permite que voluntários façam mudanças drásticas como traçado de bairro. Já avisei muitas vezes os erros na minha rua, por exemplo, mas fui ignorada. Acredito que só a Prefeitura de Goiânia tem poder para solicitar e justificar esse tipo de correção.

  1. Conjunto Fabiana
  2. Chácara do Governador
  3. Jardim Vitória
  4. Parque das Laranjeiras
  5. Jardim da Luz
  6. Jardim Bela Vista
  7. Vila Legionárias
  8. Parque Acalanto
  9. Parque Santa Cruz
  10. Parque Flamboyant
  11. Jardim Mariliza
  12. Parque Atheneu

Conjunto Fabiana

Bairro minúsculo que parece enorme para quem confia no Google Maps. Para piorar, o verdadeiro Conjunto Fabiana está totalmente fora do mapa mostrado pelo Google.

Mapa falso no Google:
Falso Conjunto Fabiana

Mapa real do bairro:
Localização real do Conjunto Fabiana

Chácara do Governador

A verdadeira localização da Chácara do Governador também está quase toda fora do mapa falso que o Google mostra.

Mapa falso da Chácara do Governador
Mapa real da Chácara do Governador

Jardim Vitória

O problema do Jardim Vitória é um pouco diferente: o mapa que o Google mostra está incompleto. E o nome no mapa do Google também tem uma palavra a mais: essa “Vila” aí não existe nem na minha conta de IPTU.

Mapa incompleto do Jardim Vitória
Mapa real do Jardim Vitória

Parque das Laranjeiras

O bairro mais famoso da região não aparece no Google Maps porque a falsa Chácara do Governador roubou a maior parte do território. Mas eu sei onde fica.

Parque das Laranjeiras sem traçado no Google Maps
Localização do Parque das Laranjeiras

Jardim da Luz

Um dos mapas menos errados da lista é o do Jardim da Luz, que catou um pedação do Parque das Laranjeiras e outro pedaço das Chácaras Alto da Glória.

Mapa errado do Jardim da Luz
Mapa real do Jardim da Luz

Jardim Bela Vista

Saindo do Jardim da Luz, vamos atravessar a Avenida Contorno para chegar ao Jardim Bela Vista.

Esse bairro já me irrita pelo nome. Uma cidade que tem um bairro chamado Setor Bela Vista (onde fica a sede do Goiás Esporte Clube) não deveria ter outro bairro chamado Jardim Bela Vista (onde fica o Hospital de Doenças Tropicais - HDT). Planejamento urbano pra quê, né?

E, claro, que o traçado do JARDIM Bela Vista também está errado no Google Maps.

Mapa incompleto do Jardim Bela Vista
Mapa real do Jardim Bela Vista

Vila Legionárias

Incrustado no Jardim Bela Vista, existe um bairro minúsculo chamado Vila Legionárias. Nesse bairro de três ruas curtíssimas fica o Bretas Laranjeiras.

Quando buscamos a Vila Legionárias no Google Maps, não aparece o traço do bairro. Mas não é difícil saber onde fica: ao lado direito do “chapéu” do Jardim Bela Vista.

Vila Legionárias sem mapa no Google
Mapa da Vila Legionárias

Parque Acalanto

O Parque Acalanto é outro bairro muito pequeno que escancara a falta de planejamento urbano. Está sem traçado no Google porque foi engolido pelo falso Conjunto Fabiana.

Observe que o nome do bairro aparece algumas vezes no mapa da região, só que nos lugares errados.

Parque Acalanto sem mapa no Google
Mapa do Parque Acalanto

Parque Santa Cruz

Sede da Secretaria Estadual de Saúde e da Agência Brasil Central (TBC, RBC, diário oficial), o Parque Santa Cruz é mais um bairro sem mapa porque o falso Conjunto Fabiana dominou tudo.

Parque Santa Cruz sem mapa
Mapa do Parque Santa Cruz

Parque Flamboyant

Num alto e estridente FODA-SE A PERIFERIA, a prefeitura de Goiânia autorizou nomearem um parque do Jardim Goiás com o mesmo nome de um bairro que existe há muitas e muitas décadas aqui na minha região. Mas agora você sabe que o Parque Flamboyant ORIGINAL é um bairro bimunicipal que fica na região sudeste de Goiânia e norte de Aparecida de Goiânia.

O mapa do Google, além de marcar apenas um pedaço do bairro, incluiu várias quadras do Jardim Olimpíco, bairro de Aparecida.

O Campus II da PUC-GO está no Parque Flamboyant, apesar de não usar esse bairro no endereçamento pela localização da entrada principal.

Falso mapa do Parque Flamboyant
Mapa do Parque Flamboyant

E já que falamos dele, segue o traçado do Campus II da PUC, que o Google incluiu no falso mapa do Conjunto Fabiana:

Mapa do Campus II da PUC-GO

Jardim Mariliza

Atravessando a Avenida Engler, chegamos ao Jardim Mariliza, bairro onde ficam alguns dos mais antigos condomínios horizontais da região, como Jardins Atenas e Jardins Paris.

E por ser o bairro mais próximo da entrada do Campus II da PUC-GO, é ele que a universidade usa na hora de divulgar seu endereço. Mas, tecnicamente, você já sabe que o Mariliza é do outro lado da avenida.

O Google Maps exagerou o tamanho do Mariliza, pegando uma grande faixa do Parque Atheneu:

Mapa errado do Jardim Mariliza
Mapa do Jardim Mariliza

Parque Atheneu

E por último nesta lista, temos o Parque Atheneu, que teve território roubado de vários lados, mas também catou indevidamente um pedaço do Ville de France.

Mapa errado do Parque Atheneu
Mapa real do Parque Atheneu

Já não bastassem todos os problemas de trabalharem sem carteira assinada, motoristas e entregadores ainda precisam lidar com isso: mapas errados.

Vou encaminhar este post para autoridades que possam solicitar as correções.

Quer ler mais posts bairristas? Confira:

Até mais!



Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.