terça-feira, 31 de agosto de 2021

😷 Onde tenho comprado máscaras PFF

A pandemia de Sars-CoV-2 já tem mais de um ano e meio, mas crianças ainda não foram vacinadas, os jovens ainda estão recebendo a primeira dose, os idosos vão precisar de terceira dose… Fora do Brasil, ainda existe uma barreira adicional: convencer todo mundo a tomar vacina contra Covid-19.

Por essas e outras, acredito que usaremos máscaras por muitos e muitos meses ainda. Mesmo que governos relaxem as leis de obrigatoriedade antes da hora, pessoas sensatas continuarão se protegendo até o vírus mortal parar de circular no mundo.

Usar máscara de pano ou máscara cirúrgica é melhor que máscara nenhuma. Mas se tiver condições de investir na sua proteção e na proteção das pessoas próximas, cogite usar respirador semifacial com certificação PFF.

😷 PFF ou N95?

Muita gente tenta comprar N95 porque essa sigla se tornou popular nos meios de comunicação, mas esse é o modelo certificado nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, é PFF. Cada lugar do mundo tem o seu tipo de respirador, alguns exemplos:

  • Austrália e Nova Zelândia: P2
  • China: KN95
  • Coreia: Korea 1st class
  • Europa: FFP2
  • Japão: DS

Todas as máscaras que comprei até agora são PFF2(S). De acordo com o site da fabricante Delta Plus Brasil:

  • PFF2 – tem eficiência mínima de 94% (penetração máxima de 6%).
  • S - resistente a aerossóis à base de água. Capaz de reter partículas sólidas e líquidas à base de água.

Até agora, só usei máscaras dobráveis, que são mais baratas. Tem gente que prefere o modelo concha, como a famosa Aura da 3M, mas tô satisfeita com as PFF baratinhas.

Máscaras PFF são reutilizáveis, mas precisam ficar penduradas entre um uso e outro. Nesta época quente e seca do ano, entra muita poeira e fuligem dentro da minha casa, então não consigo reutilizar. Para quem mora em apartamento ou casa com ar-condicionado (janelas fechadas), talvez seja mais fácil manter as máscaras limpas entre um uso e outro.

🛒 Loja do Mecânico

A primeira PFF a gente nunca esquece! A Loja do Mecânico se tornou uma das referências na venda de PFF e atualmente tem várias marcas e modelos. Minha primeira compra lá foi de 15 unidades azuis da marca Ecoar.

Foi nesse dia que descobri que é mais fácil achar PFF em lojas de EPI do que em drogarias. Por mais estranho que pareça hoje, no começo da pandemia a gente procurava isso em drogaria, lembra?

🛒 Kasamar

Na minha segunda compra, achei uma loja mais próxima, com frete grátis para a minha casa. Comprei o tradicional modelo azul da marca Delta Plus. A loja não costuma ter muitos modelos, mas pode compensar para quem mora em Goiânia.

A Kasamar fica no Jardim Santo Antônio, entre a BR-153 e o Jardim Botânico. Quem mora ou trabalha aqui na região sul da cidade pode comprar pessoalmente. Comprando online, você pode esperar pelo entregador ou ir buscar na loja.

🛒 Mercado Livre

Comprei máscaras PFF2S pretas e vermelhas da marca Ekomascaras de um mesmo vendedor.

Dei uma preta para o meu irmão, mas no rosto dele a máscara ficou pequena, caindo do nariz. Por isso, não recomendo esse modelo para quem tem rosto grande, o que inclui muitas mulheres e quase todos os homens adultos.

Quanto às máscaras vermelhas, aviso que a cor é bem mais desbotada do que no anúncio. Fiz uma foto especialmente pra mostrar neste post, com direito a elástico enrolado pra agoniar quem tem TOC (não foi de propósito):

Você também encontra os respiradores Ekomascaras na Shopee.

😷 Para quem quer saber mais

Aprendi sobre a necessidade de usar máscara PFF lá no Twitter:

Para encontrar lojas online e/ou perto de você, visite o site www.pffparatodos.com, dos mesmos voluntários que atualizam os perfis @estoque_pff e @PFFparaTodos.

Tem também uma matéria sobre tipos de máscaras no site G1. Se for uma pessoa muito indecisa, compre pelo menos 10 máscaras PFF antes de ler a matéria, assim estará protegida enquanto decide.

😷 Antes tarde do que nunca

Não tenho dúvida de que muitas vidas seriam poupadas se tivéssemos começado a usar máscaras logo nos primeiros casos e se os governos tivessem incentivado o uso de respiradores com alta proteção.

Mas o vírus ainda vai matar uma galera antes de parar de circular e de sofrer mutações, então é melhor a gente se proteger da melhor forma porque o nosso tá na reta.

Continue usando máscaras, evitando aglomeração, evitando ambiente fechado, evitando comer perto de outras pessoas em ambiente sem ventilação, lavando bem as mãos antes de tocar o rosto… Vamos sobreviver, gente!

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.