sábado, 22 de janeiro de 2022

📺 8 apps que a própria Google ainda está devendo para Google TV

O sistema operacional da Google para televisores já completou 7 anos. Na maioria dos aparelhos, ele ainda é chamado Android TV, mas o sistema está em fase de re-branding e ganhou o nome de Google TV em aparelhos mais recentes, como o Chromecast 4. Até o fim de 2022, o novo nome deve estar presente em todos os aparelhos que têm o SO.

E depois de tantos anos, era de se esperar que os principais recursos da Google já estivessem disponíveis para televisão. Mas esta lista constrangedora prova que na casa do ferreiro muitos espetos são de pau.

Google Chrome

Não é muito comum usar browser em uma televisão. Quando não existe o aplicativo, funciona melhor espelhar ou transmitir de outro aparelho usando o recurso Chromecast. Mas quem já precisou (ou simplesmente quis) usar navegador na Google TV, teve que recorrer à concorrência porque o time do Chrome não parece muito interessado nisso. Algumas opções de navegadores para TV disponíveis na Play Store são:

  • Browser Here - ao contrário da Google, a TCL se lembrou de fazer um browser para as TVs.
  • Puffin TV - simpático e fácil de usar.

Antes de tentar usar navegador na sua TV, recomendo configurar o aplicativo Google Home no seu celular/tablet. Facilita bastante na hora de digitar o endereço do site.

Google Files

É o fim da picada, mas não existe Google Files ou qualquer outro gerenciador de arquivos pré-instalado no Google TV. Atualmente, uso o X-plore File Manager que é bem completinho, mas reconheço que a interface dele é poluída e confusa para um iniciante. Uma opção mais limpa é o FX File Explorer.

Google Fotos

Quero até chorar quando me lembro que já existiu Google Fotos para TV. Só que fizeram mal feito, todo bugado, dava para acessar as fotos privadas de outras pessoas, aí tiraram da loja, com razão. Mas como cliente Google, eu esperava que fossem consertar o aplicativo e logo em seguida devolver para a loja, só que não: ele nunca voltou.

A forma mais segura de ver suas fotos na TV é espelhando tela mesmo. Não recomendo aplicativos de terceiros, apesar de existirem.

Google Livros

Calma! Não quero ler na TV! Mas seria ótimo ouvir os audiolivros. Se a Google fizer isso logo, vai ser uma inovação porque não conheço nenhum outro aplicativo de audiolivros que já tenha se tornado compatível com Google TV.

Há uns 15 anos ou mais, quando inventaram o recurso de manter o áudio da TV com a tela desligada, muita gente desistiu de consertar ou repor o aparelho de som e passou a usar a televisão também para o entretenimento auditivo, inclusive é o meu caso também.

Fica a dica aí para todas as plataformas de audiobooks.

Google Podcasts

Gosto muito do Google Podcasts por ser um player limpo, sem propagandas externas, sem distrações, mas com todos os recursos que preciso. Será muito bom tê-lo também na televisão.

No computador, considero o Spotify um péssimo player de podcasts porque faltam vários recursos como o controle de velocidade. Mas na TV, é atualmente a melhor opção disponível.

Em Android mobile, meu player favorito é o Podbean, que também não tem versão para TV ainda.

Google Keep

Desde a primeira versão, no finado Nexus Player, o sistema da Google reconhece voz usando o controle remoto como microfone, mas até hoje não se lembraram de colocar um bloco de notas pra gente aproveitar esse recurso para escrever usando a voz.

Não sei você, mas se eu tô assistindo Sex and the City, por exemplo, já quero pesquisar se tal restaurante existe mesmo em New York ou é ficcional, o nome da grife daquele vestido que a Samantha tá usando, os preços daquela loja de calçados onde a Carrie estourou o cartão de crédito. Seria uma boa ter o Google Keep disponível na TV para fazer essas anotações aleatórias usando a voz.

Google Tarefas

Seguindo a mesma lógica do Google Keep, o Google Tarefas na TV seria uma ótima forma de adicionar ou até remover lembretes futuros sem ter que pegar o celular, que tá recarregando lá do outro lado do quarto.

Não conheço nenhum aplicativo para Google TV que permita anotações ou listas de tarefas. Aceito dicas.

YouTube Music

Existe um ícone do YouTube Music para Google TV, mas tudo o que ele faz é abrir a aba Música dentro do YouTube de vídeos. Quando se faz uma busca, não há a possibilidade de filtrar, de forma que também aparecem vários vídeos que têm o mesmo nome, mas não são músicas. Muito ruim.

Considerações finais

Apesar de tantas ausências, Google TV ainda é o sistema operacional mais completo para televisores, inclusive por ter uma loja de aplicativos generosa que permite a escolha de alternativas em muitos casos.

Mas nem por isso vou deixar de cobrar esses apps que me fazem falta. Lembra de mais algum recurso Google que ainda não existe para Google TV, mas deveria?

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.