Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

🧩 24 jogos grátis para Google TV que funcionam com o controle remoto

Controle de Android TV

Nem todo jogo para Google TV precisa de joystick ou gamepad. Com o controle remoto do próprio aparelho, seja um televisor ou smart box, você já consegue brincar em alguns joguinhos bacanas.

Lembrando que Google TV é novo nome do sistema operacional Android TV, que roda em diversos aparelhos, incluindo muitas marcas de televisores.

Em 2017, indiquei mais de 10 jogos grátis para Google TV, mas poucos daquela lista funcionam bem com o controle remoto.

AfterLoop

Tenho um carinho muito grande por esse que foi um dos meus primeiros jogos que instalei no Google Nexus Player.

AfterLoop é um puzzle em que você movimenta um robô emotivo e de voz simpática. É preciso empurrar as caixas para pegar as estrelas e liberar a saída. Antes de um movimento impossível, o robô faz o som negativo “an an” ou fala “nope” (não). Após um movimento errado, o robô fala “this doesn't work” (isso não funciona). Quando o movimento é irreversível e você precisa reiniciar a fase, o robô chora.

No controle remoto da TV, basta usar as teclas direcionais para escolher o sentido do robô. ⬆️⬇️⬅️➡️

Atualmente, o jogo não está disponível na Play Store. O site da eXiin avisa que não está disponível nas lojas, mas não explica se vai voltar ou não.

Mas como somos prevenidos, temos o apk. Serve para instalar e jogar todas as fases, mas não é possível fazer compras de itens, já que o game não está conectado à Play Store:

Para quem nunca instalou assim antes, recomendo ler o texto sobre o Send Files to TV. Este é o único jogo da lista que não está na Play Store hoje.

2048 Q

Não é preciso mais que um controle remoto para controlar o tabuleiro desse jogo. ⬆️⬇️⬅️➡️

Para quem tá perdido e nem sabe como veio parar nesse blog, 2048 é um jogo de somar números iguais. Para a operação acontecer, você tem que fazer as peças de mesmo valor (2 e 2, 4 e 4, 8 e 8…) se encontrarem, elas se fundem e se transforam na nova peça com o resultado da adição.

Pra quem não é de exatas, 2048 é 2¹¹ (dois elevado à décima primeira potência), ou seja, 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2.

Badland

Uma aventura numa floresta sombria em que você precisa passar por vários obstáculos para chegar ao fim de cada etapa. Poções mágicas no caminho fazem seu personagem crescer, diminuir e se multiplicar. Se terminar a fase com clones, mais pontos pra você.

Com o controle remoto da TV, o único botão usado para controlar o personagem é a tecla central de seleção 🆗. Como seu controle remoto não foi feito para a intensidade desse jogo, já que é preciso apertar o botão o tempo todo, sugiro que invista num controle de videogame se você se afeiçoar a Badland. Inclusive, com o joystick completo fica mais fácil revezar mãos e dedos, tornando o jogo menos cansativo e evitando lesão por esforço repetitivo.

Badland tem uma versão grátis monetizada com propaganda. É possível pagar R$ 15,00 uma única vez para obter o Badland Premium que, dentre outros benefícios, remove a propaganda para sempre. Talvez pareça caro para jogar na telinha do celular, mas para quem vai jogar na televisão, considero um game barato pela experiência que oferece.

Bloxorz Magic

Bloxorz é um estilo de jogo relativamente famoso entre fãs de puzzles. No controle da TV, você vai usar apenas as teclas direcionais. ⬆️⬇️⬅️➡️

Numa plataforma com queda em precipício, a gente tem que movimentar um bloco retangular até o destino sem derrubá-lo e usando o limitado espaço em que a peça pode rolar, às vezes na horizontal, outras vezes na vertical. Geralmente, o ponto de pouso é na vertical, exigindo algumas manobras para chegar até lá na posição correta.

Para TV, a versão que funciona bem é essa da Superpow. Para remover a propaganda, custa R$ 5,49, mas não apareceu propaganda pra mim enquanto eu jogava na TV.

Antes que você ache que fiz algo errado, explico:

  • Tá escrito “Bloxorz - Block And Hole” na Play Store.
  • Tá escrito “Magic Bloxorz” no YouTube.
  • Vai aparecer “Bloxorz Magic” quando você instalar.

E é assim que você sabe que a empresa nunca contratou um redator. 😆

Crossy Road

Quem já procurou jogos para a televisão provavelmente já experimentou o clássico da galinha atravessando a rua. Sempre é uma das primeiras sugestões de jogos que nos aparecem na Play Store da TV.

Para se divertir passar raiva em Crossy Road, bastam as teclas de direção do controle remoto: ⬆️⬇️⬅️➡️

Does Not Commute

Quando enjoar de passar raiva com a galinha atropelada, vem para esse jogo passar raiva dirigindo.

Você movimenta os carrinhos de toda a vizinhança, um de cada vez. Mas a partir do segundo vizinho, o trajeto é cumulativo porque o primeiro vizinho está se movimentando no mesmo trajeto que você salvou antes. Depois de alguns carros, já vira aquela bagunça de um batendo no outro, loucura.

O movimento do veículo é feito com as teclas direcionais, que são muito sensíveis para tornar o jogo realmente complicado e irritante.

Jogo da Velha - Tic Tac Toe

Contra o computador, é impossível ganhar. Se estiver focado, é impossível perder. Só dá empate.

Esse jogo é do mesmo estúdio que fez 2048 Q.

Orbia

Use a tecla OK no momento exato em que seu personagem terá a passagem livre.

Seu objetivo é avançar de círculo em círculo sem encostar nos monstrinhos, que têm movimentos repetitivos. O segredo é observar o movimento para atravessar no momento exato em que uma fresta se abre.

Orbia também usa apenas botão OK, mas seu controle não corre tanto risco como no movimento frenético de Badland. 🆗

Tipo Tetris: 3Tris e Immured

Enquanto não temos o Tetris oficial para Google TV, nos divertimos com as versões inspiradas nele.

Direita ➡️ e esquerda ⬅️ movimentam as peças, a seta superior ⬆️ gira. Um defeito do 3Tris é que não dá para aumentar a velocidade de queda usando o botão direcional ⬇️, o que torna o jogo lento e chato no início.

Outra opção é o Immured, que dá a opção de acelerar a queda das peças, tornando o jogo mais ágil no início.

Jogos VTV Studio

A empresa VTV Studio fez 14 joguinhos que funcionam na TV. São games muito simples, sem muitas opções de personalização e o progresso não fica salvo na nuvem Google Play Games. De acordo com os testes que fiz, eles funcionam off-line.

Antes mesmo de instalar na TV, você pode testar online 12 desses jogos, direto no navegador: vtv.studio/vtv-free-online-games.

Bubble Game
Jogo de clicar nas rosquinhas de mesma cor para eliminá-las.
Bunny Quest Game
Jogo estilo Candy Crush: junte os ovos da mesma cor e some pontos.
Keep Up
Jogo de memória e agilidade com os dedos.
Mines Seeker
Idêntico ao jogo Campo Minado do Windows.
Miss. Snake
Jogo da cobrinha.
Mr. Mahjong
Mais difícil do que o Mahjong tradicional porque a maioria das peças são pretas, então não é possível diferenciá-las pelas cores, apenas pelos caracteres e desenhos.
Space Blaster
Ocupe o espaço sem esbarrar nos inimigos.
The Breakout
Segue o estilo do antigo Breakout do Atari. Você tem que aparar a bola na base e quebrar o máximo de bloquinhos na parte de cima.
The Egyptian Solitaire
Jogo de cartas para treinar a paciência.
The Pirates Breakout
Mais um Breakout.
The Poko Challenge
O cachorrinho precisa ter um bom timing para pular os obstáculos.
VTV Falling Bricks
Segue o estilo Tetris. A versão mobile está neste outro link.
VTV Tower
Bem parecido com os joguinhos casuais do Telegram, nesse você só precisa pular as plataformas e tentar ir cada vez mais alto.
Zum Zum
O sapo precisa arremessar a bola nas outras de mesma cor para eliminá-las.

Considerações finais

Meus favoritos da lista são AfterLoop, Badland e Orbia. São jogos com muitas fases, desafios cada vez mais difíceis e trilha sonora envolvente.

Se você já tem um controle para jogos que funcione em Google TV ou está encomendando um, tenho mais dicas pra você:

Até mais!



Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.