sexta-feira, 24 de junho de 2022

📱 PDF para ver no celular? Use formato A5!

Mulher jovem de óculos sentada numa mesa de restaurante ao ar livre, celular na mão e sorriso no rosto
Mulher míope feliz porque a apostila tá em formato A5. Foto: Andrea Piacquadio

Uma dica rápida de acessibilidade visual que vai parecer super-ultra-mega-power óbvia para alguns, mas a maioria ainda não se atentou a esse detalhe.

Quando for salvar um PDF que será aberto em celular ou tablet, sem intenção de imprimir, opte pelo formato A5.

Salvar PDF em formato A5

Geralmente a configuração padrão é o formato A4, aquele que usamos para documentos oficiais e também quando temos a intenção de imprimir em papel sulfite.

Mas quando o objetivo é ter acesso rápido a um comprovante de inscrição em um concurso público, por exemplo, o formato A5 é muito mais adequado para celular porque o conteúdo fica proporcional ao tamanho da tela.

Também é melhor usar A5 para documentos longos que você sabe que serão abertos no celular. Apostilas, currículos, memorandos, roteiros… tudo fica mais fácil de ler na tela pequena se estiver com formato A5. E caso a pessoa abra em um computador, ainda conseguirá acessar normalmente.

Não é uma regra, é uma sugestão baseada na minha própria experiência. Tenho 8,5 graus de miopia, então enxergo tudo MUITO MENOR por causa da lente grossa dos meus óculos. Quando o PDF está em formato A4, preciso mudar para o formato fluido ou dar zoom e ir arrastando a tela, muito complicado e desagradável.

Deduzo que o formato A5 no celular favoreça não apenas pessoas com miopia, mas todas que têm algum problema de vista.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.