Busca

Carregando...

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Como redirecionar um site para outro

Atualizado dia 25/05/2015.
URLs

Você mudou de endereço e quer que os visitantes sejam automaticamente redirecionados para a nova URL, sem ter que clicar em nada? Eu conheço pelo menos 5 formas diferentes. Escolha a opção mais adequada para o seu caso.

Lembrando que todas as alterações abaixo são feitas no site antigo e onde está escrito www.meutedio.com.br você coloca o endereço do site novo.

1. Usando frames

Redirecionamento com frames não é propriamente um redirecionamento, é só um "redirecionamento". Não funciona em sites onde você não possa editar 100% do conteúdo dele, ou seja não funciona em blogs.

Esses códigos são recomendados para quem quer que o visitante nem saiba que o endereço mudou. Ele vai continuar vendo na barra de endereço a URL antiga e na barra de título o nome antigo. Então só serve para quem vai continuar mantendo o endereço antigo por muito tempo ainda ou que está utilizando provisoriamente um outro domínio.

1.a. Com um frameset.

Frameset é uma tag de HTML que já foi modinha, depois foi odiada e agora está esquecida. É uma técnica que hoje parece bem esdrúxula e tosca de fazer um site em molduras para evitar ter que repetir o mesmo conteúdo em várias páginas. Graças a Deus aprendemos um pouco mais de JavaScript e CSS (XHTML e PHP ainda não reinavam na época) e percebemos que não compensava muito, nem para a experiência do usuário, nem para a indexação no Google.

Chega de conversa e vamos ao que interessa. Todo o código que tem que colocar entre as tags <body> e </body> do site antigo é o seguinte:

<frameset cols="0, *" border=0>
<frame name="nada" src="about:blank" frameborder="0" scrolling="auto">
<frame name="site" src="http://www.meutedio.com.br" frameborder="0" scrolling="auto">
</frameset>

Você só precisa colocar o seu novo endereço no lugar do meu.

1.b. Com um iframe.

Iframe é a tag que insere um site dentro de outro. Assim como no exemplo supracitado, o seguinte código é tudo que deve ser colocado entre as tags <body> e </body>:

<iframe style='border:0px; height:100%; width:100%;' name='site-todo' src='http://www.meutedio.com.br' />

Entre aqui para ver um exemplo com esse código.

2. Com JavaScript

Se você está mudando de endereço de mala e cuia, não tem porque camuflar a nova URL com frames. É importante que o visitante saiba que o endereço mudou para se acostumar logo, já que o endereço antigo deixará de existir em breve.

Para fazer isso com JavaScript, o script é o seguinte:

<script type="text/javascript" language="JavaScript">
window.location="http://www.meutedio.com.br"
</script>

Como é um código de redirecionamento, não faz diferença se está depois de <head> ou de <body>. O ideal é que não haja nenhum outro código na página para o redirecionamento ser mais rápido ainda.

Para ver um exemplo com esse código, entre aqui.

3. Com Metatag

Esse exemplo funciona até se o visitante tiver desativado o JavaScript do navegador:

<meta http-equiv="refresh" content="0;URL=http://www.meutedio.com.br" />

Insira esse código antes da tag </head>, que fecha o cabeçalho da página. Onde está escrito 0 (zero) você pode colocar a quantidade de segundos que deseja esperar para o cliente ser redirecionado. Só faz sentido aumentar isso se você for deixar uma mensagem no endereço antigo avisando que o visitante está sendo redirecionado, então os segundos dão um tempo para o leitor saber o que está acontecendo.

Para ver um exemplo com esse código, entre em htmhelen.com.sapo.pt/redi-meta.html.

4. Com .htaccess

Esse tipo de redirecionamento é o mais completo. Serve para quem mudou o domínio do site, mas não quer perder nenhum link interno (permalink) de página, imagem, artigo… Só que ele tem como pré-requisito um servidor Linux com Apache. Um exemplo de hospedagem gratuita assim é a da 000webhost.com.

O arquivo .htaccess fica dentro da pasta principal do site, a mesma onde fica o arquivo index.html ou default.php. E dentro do arquivo .htaccess você coloca o seguinte código:

Options +FollowSymLinks RewriteEngine on RewriteRule (.*) http://www.meutedio.com.br/$1 [R=301,L]

A mudança pode levar segundos ou horas para funcionar, por isso sugiro paciência.

Saiba também como redirecionar e-mails.

Conheça outras formas de redirecionamento nos sites Agência Mestre e NDig.

Até mais!

Posts relacionados