terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Meus primeiros testes com Chromecast

Atualizado dia 27/01/2016.
Imagem: Divulgação

Gente, finalmente tive coragem de investir no tal do Chromecast. Recebi o produto ontem à tarde e já testei loucamente de ontem para hoje. Vou contar o que funcionou e o que não funcionou comigo, talvez ajude outras pessoas que também não compraram ainda.

Para não confundir ninguém, já deixo claro em quais aparelhos fiz os testes:

De:

  • Smartphone Samsung Galaxy Young Duos (SM-G130BU) com Android 4.4.4
  • Tablet Multilaser M10 com Android 4.1.1
  • PC com Ubuntu 15.10 com Google Chrome 48

Para:

  • Televisor Samsung Led T27A550 com Chromecast 1 atualizado

Google Cast ★★★★★

No computador, instalei a extensão Google Cast para transmitir minha aba do Google Chrome direto para o televisor conectado ao Chromecast.

A qualidade da transmissão varia bastante de acordo com a fonte: mediana com YouTube e Vimeo, terrível com Globo Play.

Os botões pause e play do meu controle remoto não funcionam quando a transmissão é pela extensão Google Cast.

Mesmo assim gostei bastante desse recurso. É possível, por exemplo, transmitir para o televisor uma aba de vídeo que está em segundo plano, enquanto digita em outra aba.

YouTube ★★★★★

Enviei o YouTube para a TV via aplicativo do smartphone, via aplicativo do tablet e também pelo PC usando Google Chrome. Das três formas ele funcionou sem problemas. Provavelmente é o aplicativo que mais vou usar no Chromecast.

Além de vlogs, palestras, videoaulas e muita música, estou ansiosa para fazer uma maratona de House of Cards original. Já comecei a ver o primeiro episódio e estou gostando bastante.

Google Play Filmes ★★★★★

Há muitos meses peguei O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel de graça em uma promoção da Google Play, mas nunca tinha conseguido assistir o filme. Tentei no tablet, tentei no smartphone, tentei na TV com cabo HDMI, nunca tinha dado certo. Ontem finalmente vi o filme quase inteiro (não terminei porque dormi em algum momento). Esse é mais um aplicativo que funciona direitinho com Chromecast.

Documentário gratuito para testar o aplicativo:

Google Play Música ★★★★★

Não vou usar muito o Chromecast para áudio porque prefiro conectar o smartphone/tablet ao aparelho de som com cabo auxiliar, mas também testei alguns aplicativos de música, o Google Play Música foi um deles. Assim como o Google Play Filmes, funciona perfeitamente via aplicativo e via PC.

Sete álbuns gratuitos para testar o aplicativo:

  1. Já É, Arnaldo Antunes
  2. Play: Blues Pioneers
  3. Play: Classical Tenors
  4. Play: Pop Christmas
  5. Saint Cecilia EP, Foo Fighters
  6. The Sound of Yo-Yo Ma (violoncelista)
  7. Vidas para Contar, Djavan

ES File Explorer ★★★★★

Gosto muito desse programa porque ele é um "canivete suiço": gerenciador de arquivos off-line, gerenciador de arquivos em nuvem, player de áudio, player de vídeo, navegador e otras cositas más.

E também funciona bem com Chromecast, transmitindo músicas e vídeos em execução para o televisor.

Crackle ★★★★★

A transmissão com esse aplicativo funcionou muito bem. Para quem assiste séries e filmes dublados, recomendo. Ele tem pouca coisa com áudio original e menos ainda com legenda em português.

Globo Play ★★★

Não consegui transmitir os vídeos usando smartphone nem tablet. Funcionou apenas via PC com a extensão Google Cast.

☹ Não deu:

Não consegui espelhar a tela (transmitir tela) do smartphone para o televisor, ele conecta e desconecta imediatamente. No tablet, nem aparece essa opção.

Não consegui transmitir áudio ou vídeo do Google Drive direto para o Chromecast. Ainda bem que o ES File Explorer faz isso.

Nenhum jogo Android que se diz compatível com Chromecast funcionou em meus equipamentos. Testei: Angry Birds Friends, Draft Cast, Just Dance Now e Driver Speedboat Paradise. O que chegou mais perto de funcionar foi o Draft Cast: apareceu só uma tela branca na televisão, mais nada.

Descobri que um vídeo que é executado normalmente no computador e no Android pode sair sem som na televisão se o áudio não for compatível. Aí, só o cabo HDMI na causa.

▷ Ainda testando:

Instalei o Plex, mas ainda não entendi como funciona.

Instalei o All Conect, mas o ES File Explorer me parece mais completo.

Instalei o Netflix no tablet, mas ainda não assinei nem criei conta.

E antes que deixem comentário "avisando", eu sei que já existe Chromecast 2, mas pelas configurações não vi tanta vantagem, já que no Mercado Livre o Chromecast 1 está mais barato.

Veja também:

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.