Páginas

quinta-feira, 17 de março de 2016

Dica de livro | Entre sem Bater: A Vida de Apparício Torelly, o Barão de Itararé

Para não decepcionar ninguém, aviso desde já que isto não é uma resenha do livro, é só uma dica mesmo.

Ontem finalmente terminei a biografia do jornalista e humorista Apparício Torelly, escrita pelo também jornalista Cláudio Figueiredo.

Apesar de ótimo, não é o tipo de livro que consigo ler em um fim de semana, nem mesmo em um feriadão. Levei meses para terminar essa biografia: muito densa, muito longa, com muitos personagens, muitos lugares, muitas palavras fora de uso que eu desconhecia. Como não suporto a sensação de não entender qualquer trecho do texto, ficava voltando muitas vezes para o início da frase, do parágrafo ou até mesmo do capítulo para ter certeza de que entendi direito.

Como Apparício viveu em décadas anteriores ao nascimento da minha mãe, eu tinha que ler com um dicionário ao lado para entender muitas palavras. Quando comprei o Kindle e continuei o livro nele, esse processo ficou muito mais rápido.

O livro contextualiza bem o momento político da época e traz muitas informações sobre a política no Rio Grande do Sul, o período militar no Brasil, o movimento integralista no país (sobre o qual confesso nunca ter lido antes desse livro), a Era Stálin…

A leitura também me levou a conhecer muito mais da história da imprensa do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, principalmente entre 1920 e 1950.

Realmente aprendi bastante com o livro e, como deve ter acontecido com a maioria dos leitores, me encantei pela figura do Apparício Torelly. Vou adotar muitas frases dele para a vida.

Entre sem Bater: A vida de Apparício Torelly, o Barão de Itararé

Comprei esse livro no supermercado Bretas Laranjeiras, aqui em Goiânia, e custou R$ 9,99 na época. Não acredito ainda ser possível encontrar o livro no mesmo supermercado e pelo mesmo preço, mas vale a pena dar uma olhada.

Até mais!



Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.