sexta-feira, 13 de julho de 2018

A disciplinada busca por menos

Folha em branco, caneta vermelha, café, ervas com frutinhas vermelhas, tudo sobre uma mesa de madeira

Recentemente eu descobri o livro Essencialismo: a disciplinada busca por menos. Comecei a ler logo em seguida e antes mesmo de terminar todos os capítulos eu já estava recomendando pra todo mundo! Nesse mundo caótico onde as pessoas continuam confundindo excesso com qualidade, o texto de Greg McKeown me trouxe paz e a sensação de sanidade.

O termo essencialismo já foi usado com diferentes significados em várias áreas do conhecimento, então cabe esclarecer que o essencialismo de Greg McKeown nada mais é do que uma das facetas do minimalismo. Muita gente ainda acha que minimalismo é só sobre objetos, espaço e dinheiro, mas usar melhor o tempo e a energia mental são aspectos importantíssimos nesse estilo de vida cada vez mais popular.

Para quantas oportunidades você já disse “não”? Se você nunca negou uma oportunidade, provavelmente desperdiçou todas para às quais disse sim porque não aproveitou bem nenhuma delas. Essa verdade deve ser devastadora para muitas pessoas, principalmente para aquelas que não sabem dizer “não”, que não sabem priorizar, que acham que “tudo é divino maravilhoso” e aceitam cada convite, desde que caiba na agenda (ou às vezes nem isso).

Lente de uma câmera fotográfica

Se você prioriza tudo, não prioriza nada! É preciso saber exatamente qual é seu projeto e o objetivo dele. Tendo plena consciência disso, fica mais fácil saber quais atividades colaboram para essa realização e quais são apenas distrações que nos sugam tempo e energia.

As ideias e dicas do livro Essencialismo podem ser aplicadas em todas as áreas de nossas vidas: trabalho, estudo, lazer, família. Eliminar os excessos — e focalizar no essencial — pode nos trazer mais realização e prazer em praticamente tudo o que fazemos.

Boa leitura!

Fotos: Pixabay

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.