sábado, 30 de março de 2019

📱 Como ler ebooks no conforto do celular Android

Muita gente reclama que é desconfortável ler ebooks no celular, mas a maioria dessas pessoas não está lendo ebooks, mas sim livros em pdf. PDF não é ebook e essa é a primeira coisa que você tem que saber, antes mesmo de baixar o arquivo.

Apesar de ter Kindle, tenho lido muito no celular dentro do ônibus e antes de cada aula começar. Antes eu carregava o Kindle Paperwhite, mas atualmente minha mochila já fica muito pesada com apostilas, capa de chuva e produtos de higiene pessoal, tenho evitado carregar mais peso.

1. Baixe pelo menos um aplicativo para ler ebooks

Existem centenas de aplicativos para ler ebooks no celular Android. Atualmente meu favorito é o Moon+ Reader. O eReader Prestigio também é muito bem avaliado.

Quando comprei meu primeiro tablet, li dezenas de livros no Google Play Livros, que também tem uma generosa quantidade de livros gratuitos na loja.

Se você tem o Kindle (gadget), vale a pena ter o aplicativo Kindle para Android. Assim você pode continuar no celular um livro que começou no Kindle e vice-versa. Também fica fácil baixar livros gratuitos e comprar ebooks da loja do Kindle. Outra opção é configurar o endereço de e-mail do Kindle mobile e enviar os arquivos direto para o aplicativo do celular.

O Kobo é mais uma opção de aplicativo que é tanto leitor quanto loja de ebooks.

Ainda tem o Wattpad, onde novos escritores simplesmente compartilham seus livros de graça.

2. Configure o aplicativo para uma leitura confortável

Todos os aplicativos para ler ebooks têm opções de fontes e temas para tornar a leitura confortável. Eu gosto de tons sépia, com fundo bege e fonte marrom. Outras pessoas preferem os temas escuros, com fundo preto, cinza ou azul marinho.

No Moon+ Reader, eu gosto de usar como fundo um papel de parede que parece um pergaminho. Atualmente, minha fonte favorita para ler é Roboto Condensed Regular. Também gosto de Ebrima e Ubuntu. Isso costuma mudar porque depois de algum tempo, enjoo da fonte e escolho outra. Quando isso acontece, posso baixar novas fontes dentro do próprio aplicativo.

Também é importante configurar corretamente o brilho. Quanto mais ensolarado o dia, de mais brilho você precisa por causa dos reflexos na tela. À noite, você pode colocar pouco brilho.

3. Baixe os livros no formato correto

Se o objetivo é ler no celular, opte pelos formatos ePUB e mobi. Existem outros formatos de livro digital, mas esses são compatíveis com um maior número de programas, aplicativos e plataformas.

Quem pretende enviar o arquivo para o Kindle, tem que baixar no formato mobi porque o Kindle não aceita ePUB.

4. Converta os livros que não estão no formato correto

Quando você abre um pdf no Moon+ Reader, tem um botão no canto superior direito que serve para forçar o modo fluido no livro, deixando ele muito parecido com um ebook.

No Kindle (gadget ou aplicativo), o procedimento para converter o pdf é digitar CONVERT no assunto do e-mail, como já expliquei aqui no blog.

Existem outros programas e aplicativos para converter pdf para ebook, mas não tenho nenhum específico para indicar porque nenhum faz milagre. A conversão de pdf para ebook é uma gambiarra e o resultado nem sempre é bonito. O ideal é já baixar o livro no formato correto.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.