terça-feira, 5 de março de 2019

💻 Estude de graça na internet: marketing digital e produção de conteúdo web

Este ano meu verbo favorito é estudar, então estou aproveitando ao máximo meu tempo livre para fazer cursos, de preferências gratuitos e relacionados à minha carreira profissional e acadêmica.

Minha área é comunicação social, sou jornalista especializada em “Comunicação e Marketing”, então os cursos gratuitos da Hotmart, da Hubspot e da Rock Content chamaram minha atenção. Se você também trabalha ou pretende trabalhar com marketing digital e produção de conteúdo para a internet, este post é pra você.

↠ Hotmart Academy

Se você quer aprender sobre infoprodutos, este é o site. Há muito tempo eu sentia vontade de aprender mais sobre criação de ebooks, videoaulas, cursos on-line, mas sempre achava que teria que pagar caro para começar. Felizmente existe a internet e nela descobri os cursos gratuitos da Hotmart.

Comecei pelo famoso Desafio dos 30 dias, ótimo curso para quem quer criar um infoproduto de própria autoria ou prestando assessoria para um(a) autor(a). Durante o desafio, uma funcionária da Hotmart cria seu próprio curso para vender on-line, então tudo que é ensinado fica muito bem ilustrado com a trajetória dela desenvolvendo o produto: escolha do tema, escolha do formato, organização do conteúdo, definição do preço. Casos de produtores de conteúdo que fazem sucesso na Hotmart também são apresentados ao longo do curso.

O público principal do Desafio dos 30 dias é quem tem algo a ensinar e quer ganhar dinheiro com isso. Mas também é um curso muito útil para profissionais de comunicação - audiovisual, design, marketing, redação… - que pretendem trabalhar para autores ajudando-os a transformar ideias em produtos de qualidade que podem ser vendidos pela internet.

Depois que terminei o “Desafio dos 30 dias”, continuei assistindo às videoaulas da Academia Hotmart. Tudo de excelente qualidade, com vídeos bem feitos, linguagem atrativa, tópicos bem encadeados. Se você gosta dessa área de infoprodutos, não se esqueça de configurar um alarme para se lembrar de parar de estudar porque a gente perde a hora assistindo.

↠ Universidade Rock Content

O primeiro curso gratuito da Rock Content que fiz foi dentro do site do Sebrae: “Marketing digital para o empreendedor”. Foi a partir desse conteúdo que eu descobri que a Rock Content oferecia cursos. Eu já conhecia a empresa pelo lado negativo, que é pagar muito mal pelo trabalho dos redatores, mas isso é assunto para outro dia.

Esse curso de Marketing digital no EAD do Sebrae é ótimo para quem está começando um negócio, mas ainda não tem formação em marketing digital e precisa de uma introdução ao tema.

Assim que descobri a Universidade Rock Content, fiz, em sequência, os três cursos gratuitos da empresa: “Produção de Conteúdo para Web”, “Inbound Marketing” e “Marketing de Conteúdo”. Todos os cursos têm uma prova no final e você tem que acertar grande parte das questões (70%, que eu me lembre) para conseguir o certificado.

Como sou redatora, comecei pelo curso de Produção de Conteúdo para Web e gostei muito. Revisei algumas coisas, mas também aprendi muito. Se atualmente eu estivesse na equipe de web da empresa onde trabalho, eu colocaria todos os estagiários para fazerem esse curso.

Depois fiz o curso de Inbound Marketing, mas esse não é o melhor curso da Rock Content: algumas aulas parecem fora de ordem e vários vídeos foram colocados no ar sem edição, deixando o conteúdo confuso porque o apresentador repetia alguns conceitos, começava de novo, pedia para cortar e voltar naquele ponto, bem louca a parada.

Outra coisa que tornou esse curso desagradável pra mim foi eu ter começado, pouco tempo antes, o curso de Inbound da Hubspot. Pausei o curso da Hubspot (em inglês, com legendas) para pegar a certificação do curso da Rock Content (em português), mas a qualidade do curso Hubspot é muito superior, então foi inevitável a comparação. Se você tiver a intenção de fazer os dois cursos, recomendo começar pelo da Rock Content porque assim o nível sobe quando você assistir o da Hubspot.

Depois fiz o curso Marketing de Conteúdo. Pra mim foi bem tranquilo esse curso porque grande parte dele foi revisão dos cursos que fiz antes.

O site tem um quarto curso gratuito que é “Outbound Marketing & Sales”, de autoria da empresa Outbound Go. Se você é da área de vendas, no site Outbound Go tem mais um curso gratuito: “Sales Engagement”. Não me matriculei nesses dois cursos de vendas. Fica para uma outra vida.

A Rock Content também tem oito cursos premium que você pode pagar separadamente ou pagar um ano para fazer quantos cursos quiser. Os cursos são: “Linkedin Pessoal”, “Customer Success”, “Search Engine Optimization (SEO)”, “Inside Sales”, “Gestão de Mídias Sociais”, “Email Marketing”, “Branding & Buzz”, “Blogs Corporativos”. É bem provável que eu ainda faça alguns desses cursos pagos, mas dificilmente este ano porque minha agenda de cursos já está cheia.

↠ HubSpot Academy

Como já citei acima, os cursos da HubSpot são em inglês. Mesmo os dois cursos que têm legendas em português são difíceis para quem sabe pouco ou nada de inglês.

Para quem já entende inglês, mas ainda não está familiarizado com os termos técnicos de marketing e vendas, a legenda em nosso idioma ainda se faz necessária.

Os cursos da Hubspot com certificação que têm legenda em português são “Inbound” e “Software do HubSpot Sales”.

Os cursos da plataforma com certificação que têm legenda apenas em inglês são “Content Marketing”, “Email Marketing”, “Social Media”, “Inbound Marketing”, “Inbound Sales”, “HubSpot CMS for Developers”, “HubSpot Marketing Software”, “Growth-Driven Design”, “Growth-Driven Design Agency” e “Sales Enablement”.

Dentre os cursos em inglês sem certificação, você vai encontrar videoaulas sobre redes sociais específicas como Instagram e Facebook.

Se o idioma não é um problema pra você, aproveite os cursos do HubSpot. Todos excelentes, com conteúdo claro, objetivo, organizado, cheios de exemplos ilustrativos. Tenho a impressão de que o texto é 100% roteirizado, com zero improviso. Mas não se preocupe porque todas as pessoas que apresentam os cursos têm ótima dicção e leem telepronter muito bem.

O primeiro curso que comecei na Hubspot foi Inbound, já estou na segunda metade, mas pausei porque não é minha prioridade. Vou terminar primeiro Email Marketing e Social Media.

Todos os cursos com certificação exigem uma prova ao final. Achei as questões muito mais difíceis do que as da Rock Content.


Se você conhece instagramers, youtubers, blogueiros, jornalistas, publicitários, relações públicas, profissionais de marketing, professores de videoaulas, autores de ebooks e outros profissionais de conteúdo e marketing que estão em busca de qualificação, não deixe de compartilhar estas dicas.

Bons estudos!

Pix meutedio arroba mail ponto com

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que gostou! Quando eu fiz o curso da Hotmart gostei tanto que até me deu vontade de abrir uma agência de comunicação especializada em criação de infoprodutos. Ainda bem que a vontade passou. Foco nos concursos!

      Excluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.