quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

📓 Evernote, foi lindo enquanto durou!

Caderno, clipes, prendedores de papel
Foto de Tirachard Kumtanom no Pexels.

Melhor que anotar coisas, só encontrar facilmente o que foi anotado. Usei muito o Evernote por quase 15 anos. Até outubro, ele ainda funcionava bem pra mim.

Eu o usava regularmente para consultar informações no celular e no computador da minha casa. De outubro pra cá, surgiu a necessidade de acessar regularmente o Evernote em um terceiro aparelho, o computador do meu trabalho, que uso o dia inteiro e que, muitas vezes, é o único computador que uso no dia.

Os planos pagos custam a partir de R$ 264,90 por ano e R$ 29,90 por mês. Como já estou pagando Google One e uso também outros blocos de notas que não me impedem de usar em três ou mais aparelhos, fez mais sentido pra mim desapegar de vez do Evernote. Depois de salvar todas as minhas notas, exclui a conta.

Conta Evernote cancelada

Eu gostava muito do leiaute e da organização do Evernote. E as opções de diagramação e edição eram bonitas e elegantes, me atendiam bem.

Mas também não posso dizer que vou sentir saudades. Bons sites e aplicativos de notas é o que não me faltam:

Google Keep

Quem acompanha o blog já sabe que o Google Keep é maravilhoso para notas, lembretes e notas com fotos, mas recentemente fui lembrada que ele também manda lembretes de acordo com a localização. Já usei esse recurso várias vezes, mas tinha me esquecido completamente, foi a Alias Porém quem me ajudou a recordar.

Acesso o Google Keep no navegador e no Android.

Simplenote

Uso muito no trabalho para informações que preciso copiar e colar com frequência, rascunhos, editar texto de conteúdo que preciso postar no site…

Em casa, se ligo para resolver algo em uma empresa, já abro o Simplenote para anotar dia e horário da ligação, número de protocolo, nome do atendente…

Assim como o Google Keep, salva tudo automaticamente e sincroniza com os aparelhos conectados. Mas para textos longos ou para uma nota com muitas linhas, é mais adequado que o Keep por causa do leiaute dele, que é mais simples e espaçoso no computador.

Ainda comparando com o Keep, o Simplenote é mais rápido para alternar entre notas porque fica um menu do lado esquerdo com as notas recentes. É um recurso maravilhoso e muito útil na minha rotina.

Acesso o Simplenote no navegador, no Windows e no Android.

Notion

Faz só dois anos e meio que uso o Notion, ainda não falei sobre ele aqui no blog, mas agora é o que mais uso para textos longos, ideias encadeadas, projetos com várias páginas.

Na minha rotina, acabo optando pelos recursos mais simples como Keep e Simplenote, mas sei que vou usar o Notion pra valer quando eu tiver tempo para me dedicar a algo mais elaborado. É o bloco de notas online mais sofisticado que já vi e tenho muito o que aprender nele.

O Notion tem recurso de importar notas do Evernote, sendo atualmente o serviço mais usado por quem quer se livrar das limitações do Evernote.

Uso o Notion no navegador, no Windows e no Android.

Além desses aplicativos de notas, também uso muito o Google Docs e o One Drive, com finalidades diversas.

Já salvei muita nota importante no Telegram, mas quando eu tava com Covid-19, tive névoa mental e apaguei todas as mensagens salvas sem perceber direito o que tava fazendo. Agora, só salvo lá informação temporária, não coisa importante que vou querer consultar no futuro.

E você? Já aderiu ao Keep e ao Notion?

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.