Busca

Carregando...

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Sobre TV digital e antenas

Atualizado dia 19/01/2015.

Quero trocar algumas ideias com vocês sobre antenas, sinal digital e TV sem assinatura. Passei a me interessar pelo assunto assim que comecei a trabalhar em emissora de TV, mas em maio passei a pesquisar ainda mais.

Me mudei e a televisão na casa nova estava muito ruim. Para piorar, eu também estava de férias do trabalho e sem internet em casa. Como a TV era minha única fonte de informações, o problema me incomodou bastante. Nos horários em que eu conseguia sintonizar algum canal, só dava para ouvir, como se fosse rádio, porque na imagem só apareciam fantasmas, chuviscos e muitas listras.

Por motivos diversos, o custo-benefício da TV por assinatura não compensa pra mim. Então pesquisei alternativas sem mensalidades que vou partilhar com vocês aqui.

Antena aberta digital e análogica

Sei que existem lugares no Brasil onde é possível sintonizar TV digital colocando um clipe no lugar da antena. Infelizmente não é o caso da região Sudeste de Goiânia, onde moro. Aqui é preciso ter antena externa, mesmo se quiser pegar só TV aberta analógica. Precisei comprar e instalar uma bem grande, que eles chama de "espinha de peixe". Ela está servindo para pegar tanto os canais VHF quanto UHF:

Aqui já funcionam em HD os canais Globo (TV Anhanguera), SBT (TV Serra Dourada), Rede Vida, Record e Câmara (TV Assembleia). O sinal digital da Band (TV Goiânia) deve entrar em agosto e a TV Cultura (TBC) ainda este mês. Quem souber a previsão para o sinal digital da RedeTV (TV Brasília), da TV Aparecida (PUC TV) e da TV Brasil (TV UFG) pode deixar comentário contando.

Sky Livre - parabólica digital

Se você já tem uma antena que pega bem os canais locais analógicos, uma alternativa interessante para sintonizar os digitais é a parabólica da Sky.

Além das emissoras abertas, o pacote inclui canais religiosos, educativos e públicos, além de várias rádios transmitidas via satélite.

Pontos negativos: a Globo e o SBT estão disponíveis apenas em algumas praças; não pega sinal analógico.

TV Free - parabólica digital e analógica

Essa é uma alternativa mais completa do que Sky:

  • pega sinais analógicos e digitais;
  • tem uma variedade muito maior de canais;
  • o kit completo já vem com o conversor digital incluso;
  • assim como sua principal concorrente, tem menu interativo;
  • o receptor permite a conexão de outras antenas.

Estou pensando em instalar uma dessas na casa da minha mãe, mas estou pesquisando mais depoimentos de pessoas que já têm.

Pontos negativos: não tem HD e a Globo local não está disponível em algumas praças.

PenTV

Para ver TV digital no computador, a dica é a PenTV. Este artigo do BlogMax explica bem o que é e como funciona. Alguém aí já testou? Como no meu bairro o sinal de TV só funciona com antenas externas e grandes, fico achando que PenTV não deve funcionar direito aqui.

Conclusões

Como minhas séries eu consigo assistir em outras fontes, cheguei à conclusão de que, com tantas opções de canais gratuitos, alguns com ótimo conteúdo (como TV Cultura, TV Justiça e TV Brasil), ainda posso ficar muitos e muitos anos sem voltar a pagar assinatura de TV.

Antes de comprar uma antena, consulte especialistas de sua região. Diga quais são os canais imprescindíveis para sua família e o antenista vai saber informar qual é o tipo ideal, o tamanho certo e como a antena deve ser instalada. Não se esqueça de pesquisar os preços, tanto das antenas como da instalação.

Até mais!

Imagens: Rede Fonte

Posts relacionados