quinta-feira, 26 de novembro de 2020

🖊 Sobre canetas #5 | Marrom é melhor que verde

Mulher escrevendo

Eu tô com essa ideia fixa sobre esferográficas e preciso compartilhar com o mundo para não surtar.

Na minha nada humilde opinião, a caneta marrom é menos popular do que merece e a caneta verde não merece esse palco todo.

Bic 4 cores

Como você já deve ter visto em documentários e filmes de época, antes das esferográficas, o padrão era caneta preta, ótima cor para escrever, acho que nisso ninguém discorda.

Com as esferográficas, mais precisamente quando a Bic surgiu, a caneta azul, azul caneta era a novidade. Aí todo mundo escrevia de azul para mostrar que era moderno e não precisava mais daquele negócio ultrapassado que era caneta tinteiro.

O que era novidade, virou o padrão. Hoje, a caneta azul é muito mais popular no uso rotineiro do que a caneta preta.

Logo a Bic lançou também canetas verde e vermelha. A vermelha, cor de alerta, virou a caneta de corrigir, pelo menos aqui no Brasil. Em alguns países, escrever com caneta vermelha é uma ofensa grave, provavelmente por ser a cor do sangue, “tinta” usada por fascistas em vários momentos da história da humanidade.

Mas voltando ao Brasil, existe uma convenção de uso das principais cores de esferográficas da Bic:

  • Azul: cor padrão para escrever de tudo e assinar documentos;
  • Preta: além de revezar com a azul, atualmente é a única cor aceita no Enem e em vários concursos públicos;
  • Vermelha: correção de tarefas, provas, trabalhos, roteiros etc.
  • Verde: para estudantes, pode servir para fazer sublinhados e outros destaques, apesar de existirem outras cores melhores pra isso. Para os demais, pode ser útil depois que acaba a tinta azul na Bic de 4 cores.

O que não gosto na esferográfica verde?

Antes que me entendam errado, EU AMO VERDE. Durante muitos anos da minha infância, foi a minha cor favorita sem titubear. Verde é a cor do “meu” time, o Goiás; é a cor da decoração da minha cozinha; é a cor da logo e dos títulos do meu Meu Tédio; é a cor do canudo da garrafinha de água que tá do lado do meu computador neste exato momento.

Quando eu tinha 5 anos, meus pais me fizeram acreditar que tinham escolhido a nossa casa por causa da cor verde em volta da janela.

Quando as casas do conjunto habitacional foram entregues, cada janela tinha uma cor diferente na decoração externa. Hoje sei que escolheram o maior lote disponível, que por coincidência tinha a decoração verde.

Então meu problema não é com a cor, mas sim com o péssimo desempenho dela em uma caneta esferográfica, que geralmente usamos para escrever sobre papéis claros. Por não ser escura o suficiente, ela nem é aceita em documentos oficiais.

Azul e vermelho são cores primárias, preto é a ausência de cor. O verde, por sua vez, é uma cor secundária que usa amarelo. Por isso, não é uma cor que chame a atenção logo de cara. Se precisar escrever um bilhete de geladeira, por exemplo, não use esferográfica verde se quer que seus familiares leiam.

Também não tive a oportunidade de encontrar uma esferográfica verde cujo resultado da escrita seja uniforme. Tenho canetas azuis com distribuição de tinta próxima da perfeição, mas as verdes sempre ficam abaixo das minhas expectativas, provavelmente por causa da origem do pigmento.

Texto com caneta verde

A esferográfica verde deve continuar existindo, tem seus fãs. Mas acredito que outras cores secundárias são muito mais úteis para fazer destaques ou escrever frases inteiras.

Esse kit de 4 canetas, por exemplo, seria muito mais útil pra mim (e para muita gente) se tivesse uma caneta marrom, roxa, rosa ou até laranja no lugar da verde:

Kit com 4 canetas

Será que o custo do pigmento verde é muitíssimo barato e por isso a Bic insiste nessa cor? Ou será que a cor verde é realmente muito útil e só eu não descobri ainda pra quê?

O que amo na esferográfica marrom?

A caneta marrom tem uma escrita belíssima, elegante, com ótimo contraste no papel claro, bom desempenho em fotocópia, distribuição uniforme da tinta… A cor marrom tem a sofisticação do preto e um toque de vivacidade que vem do vermelho.

Não importa o quanto você ame canetas azuis e pretas, se experimentar escrever com a marrom, ela provavelmente vai entrar para o seu time de favoritas também. A gente ama variedade, então é muito bom ter uma terceira cor padrão.

texto com caneta marrom

O que impede que a caneta marrom seja mais popular é que é difícil comprá-la. Na maioria das marcas, só é possível conseguí-la comprando o kit de 10 cores. Por isso me tornei cliente assídua da marca Kilometrica, que vende a caneta marrom Paper Mate de ponta 1.0 de forma avulsa e com ampla distribuição em papelarias de bairro.

Quem já adotou a cor marrom na rotina de escrita pode até economizar comprando a caixa:

Caneta Paper Mate marrom

O que sugiro às grandes marcas de canetas esferográficas:

  • Mais canetas marrons sendo vendidas avulsas, tal como as pretas, azuis e vermelhas.
  • Canetas marrons em kits de 4 cores: preta, azul, marrom e vermelha.
  • Mais uma opção de caneta de 4 cores com marrom no lugar da verde. Sugiro até colocar marrom no corpo também para identificar. #trabalhandodegraça

Existem cores mais inúteis que a verde

A verde não é 100% inútil, quebra um bom galho se não tiver cor melhor por perto. Quando o objetivo é escrever, esferográficas de tinta amarela e verde-clara são realmente as piores.

Canetas amarelas e verde claras

Tenho trauma dessas cores porque eu precisava comprar o kit para ter canetas roxa e rosa, aí eu sempre ficava com várias canetas dessas cores claríssimas sobrando no estojo.

Minha sugestão para as empresas: façam novos kits com esferográficas de várias cores, mas excluindo as canetas amarela e verde-clara. Mantenha o mesmo número de canetas que seu kit atual já tem, então para isso você precisará repetir azul escuro e preto, que são cores úteis e populares. Minha hipótese: o público vai optar por esse novo kit ao invés do outro com as cores que só servem para criança rabiscar. #trabalhandodegraça

Hoje, felizmente, já é mais fácil conseguir canetas rosas e roxas de forma avulsa ou em caixa com cor única.

Caixa de caneta rosa Caixa de caneta roxa

E a caneta rosa também é uma ótima opção de substituição à caneta vermelha na hora de fazer correções. O próximo post vai ser "Rosa é melhor que vermelha". Não, tô brincando. Nem precisa. Esferográfica rosa já é rainha.

Pronto, desabafei! Ufa! Que alívio!

Continue lendo sobre canetas:

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

6 comentários:

  1. Eu nem sabia que existia a BIC marrom. Parece bonita mesmo. No caso do pigmento verde quero acrescentar que além de tudo que disse, tem também a questão da consistência física da tinta ser estranha. Não sei o motivo mas o verde desliza estranho no papel. Parece que as outras cores são à óleo e a verde base água, sei lá. O verde deveria ser mais escuro e mais "oleoso".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caneta verde só tem escrita bonita quando a caneta é hidrográfica ou a tinta é a base de gel. Já passou da hora da Bic trocar verde por marrom na caneta de 4 cores. A cor verde sempre sobra e a gente acaba dando a caneta para uma criança brincar.

      Excluir
  2. Sou um amante da verde. No momento, uso a Trilux 032 Medium verde escuo da Faber Castell.Foi a melhor que achei até agora. Sobre o marrom, quase chorei lendo sua postagem e concordo 100% que a marrom é subestimada. A propósito, pelo menos pra mim, escrever uma página com a alternância Bic Azul,Bic Preta, Marrom e Verde permite variedade de cores e ainda sim é agradável ao olhar e ainda por cima tem a vantagem de as cores não chamarem mais atenção que o conteúdo. O problema mesmo é achar verdes decentes e a marrom esferográfica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo a cor verde, mas para caneta acho muito clara. Até tenho essa da Faber Castell e outras escuras da Pentel e da Molin, mas no papel sempre me parece que tá faltando pigmento e força minha vista na leitura. Tenho miopia e astigmatismo, talvez tenha relação com isso.

      Mas acho que outras pessoas não têm esse mesmo problema para enxergar verde no branco, já que é uma cor menos difícil de achar. A Pentel tem esferográfica retrátil verde e a vende avulsa. Até comprei uma para ver se eu me adaptava à cor, mas continuo achando estranha.

      Já no caso da marrom, realmente há um desinteresse das empresas, mas não dos clientes que sempre se apaixonam pela cor quando escrevem com ela. E o pigmento marrom não deve ser um dos mais difíceis de produzir por causa das várias opções de combinação que resultam em marrom.

      Excluir
  3. EU SUPER CONCORDO. caneta marrom da kilometrica é Deus. as verdes de qqer marca são horrendas (exceto a própria kilometrica verde escuro, que tem um pigmento mara!). há uma outra mRr9m de respeito, que é a staedtler triplus Ball XB.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.