Busca

Carregando...

domingo, 25 de janeiro de 2015

Como sintonizar canais em TV Philco Led

Atualizado dia 07/09/2015.

As dicas deste post servem para sintonizar canais analógicos e digitais nos modelos TV PH24D21D LED, TV PH24D21DB LED e TV PH24D21DR LED. O tutorial talvez seja útil também para outros modelos Philco que tenham os mesmos modelos de menu e as mesmas teclas de controle, mas nada posso garantir.

Acostumada a sintonizar TVs da Samsung, notei algumas diferenças ao programar os canais em um televisor Philco. Vou fazer essa comparação ao longo do post, já que a Samsung é bastante popular e muitas pessoas já conhecem a sintonia dela.

Para o procedimento funcionar, você já tem que ter a antena correta conectada ao seu televisor.

A cada tamanho e modelo de aparelho, a Philco muda bastante o leiaute das teclas, por isso preferi não colocar fotos do controle remoto, assim ninguém fica limitado à imagem e faz o esforço de procurar em seu próprio controle.

  1. Sintonia automática
  2. Removendo canais analógicos
  3. Sintonia manual ou avulsa de canal digital
  4. Canais de multiprogramação: ponto 2, ponto 3, ponto 4

1. Sintonia automática

Usando o controle remoto, clique na tecla Menu.

Tecle Menu

Observe que a primeira opção que aparece é justamente a de Sintonia Automática. Basta selecioná-la usando as teclas de direção:

Se você já fez sintonia automática em um televisor Samsung, poderá estranhar a demora. No aparelho da Philco o processo é realmente muito mais lento.

Enquanto a sintonia da Samsung segue a ordem numérica dos canais, não importando se são analógicos ou digitais (14, 15, 16, 17, 18…), a televisão da Philco primeiro busca os canais digitais (18, 20, 22, 30, 31, 34…) e só depois procura os analógicos (14, 24, 26, 29, 32…). No fim das contas, isso significa que o televisor da Philco faz a varredura em toda a numeração de canais duas (2) vezes, não é à-toa que demora muito mais.

Durante a sintonia da Philco, você pode ir acompanhando a quantidade de canais que ela já conseguiu pegar:

2. Removendo canais analógicos

Outro ponto no qual a Philco é menos espertinha é que ela não remove automaticamente canais analógicos que já têm sinal digital. Você precisa fazer isso manualmente.

Clique em Menu e, com as teclas de direção do controle, desça até a opção Editar canais:

Na tela seguinte, desça até o canal analógico que deseja eliminar e aperte o botão Vermelho do controle para eliminá-lo da lista.

Caso se arrependa e queira adicionar novamente esse canal analógico, basta digitar o número dele no controle. Se ele estiver funcionando, a Philco o reconhecerá como um canal válido e o adicionará à lista. Esta é mais uma diferença importante entre as duas marcas:

  • Samsung: o televisor sempre tenta primeiro entrar no canal digital. Se você quiser entrar no analógico, digite .0 no final. Por exemplo: 13.0.
  • Philco: o televisor sempre tenta primeiro entrar no canal analógico. Se você quiser entrar no digital, digite .1 no final. Por exemplo: 13.1.

3. Sintonia manual ou avulsa de canal digital

Como o aparelho Philco busca primeiro o canal analógico, o procedimento para adicionar um único canal digital é um pouco diferente do que conhecemos na Samsung.

A maioria dos canais você já conseguiu adicionar pela sintonia automática, mas como a TV digital está em fase de implantação no Brasil, provavelmente você ainda precisará adicionar novos canais sem resetar tudo o que já foi configurado.

Tecle Menu e, usando as teclas de direção, desça para a opção Sintonia Manual (DTV):

Após selecionar essa opção, você pode adicionar o canal digitando os números no controle ou usando as teclas de direção: direita e esquerda.

Quando o número correto do canal UHF já estiver selecionado, tecle Enter no controle remoto para o televisor buscar o sinal digital dele. Se a emissora estiver disponível, vai aparecer um número diferente de 0 à direita de DTV. No caso do canal 18 (Record Goiás), aparece o número 1:

Observe que o aparelho da Samsung tem esse defeito: ele acha que todos os canais abaixo de 20 são VHF (inclusive o 18), mas sabemos que os canais VHF vão até o 13 apenas. Ignore que está escrito errado porque vai funcionar do mesmo jeito.

Se tiver multiprogramação, vai aparecer a quantidade de emissoras disponíveis. Esse é o caso da TV Cultura em São Paulo e dos canais legislativos em todo o país:

Para esse procedimento funcionar, é preciso conhecer os números UHF dos canais digitais de sua cidade. Aqui no blog temos as listas de Rio Verde e Goiânia. Para outras cidades, recomendo os sites Line-UP e Portal BSD.

4. Canais de multiprogramação: ponto 2, ponto 3, ponto 4

A vantagem da sintonia da Philco em relação à Samsung, talvez a única, é que ela adiciona à lista todos os canais de multiprogramação.

Aqui em Goiânia, por exemplo, ao fazer a sintonia (automática ou manual) o televisor da Philco já lista tanto o 61.1 (TV Câmara) como o 61.3 (TV Senado). No Estado de São Paulo, o televisor da Philco já deixa salvos todos os canais da Cultura: TV Cultura, Univesp, Multicultura. Em Brasília, toda a multiprogramação da TV Senado - 51.1, 51.2, 51,3 e 51,4 - fica salva automaticamente.

No televisor Samsung é preciso ativar esses canais manualmente, após sintonizar o canal ponto 1.


Até mais!

Posts relacionados