Busca

Carregando...

domingo, 3 de janeiro de 2016

Como sintonizar e configurar canais digitais em TV Sony Bravia

Este tutorial deve funcionar para a maioria dos modelos de televisores Sony Bravia Led com rádio FM. O controle é o RM-YD104.

Há poucos dias eu estava em Brasília e precisei adicionar novos canais digitais a um televisor da Sony para minha tia assistir Canção Nova em HD. Primeiro tentei o procedimento fácil da Samsung (que todas as marcas deveriam imitar): digitar e entrar no UHF do canal digital, que no caso da Canção Nova HD de Brasília é o 42, mas não funcionou. Também não é possível adicionar o canal avulso em um menu próprio, como fizemos em um televisor Philco. O caminho é outro.

Lembrando que, além de ter televisor compatível com a tecnologia, um outro pré-requisito para sintonizar os canais digitais é ter uma antena UHF conectada ao televisor. Para a maioria dos casos, você precisa que essa antena seja externa, em posição muito acima do telhado e corretamente apontada para a torre de TV, a não ser que você more muito perto da torre de sua cidade e consiga sintonizar com uma simples antena interna.

Para selecionar as opções do menu, use as teclas de direção (←↑→↓) e a tecla OK para confirmar.

  1. Sintonizando novos canais
  2. Mostrando canais secundários
  3. Mostrar e esconder canais

1. Sintonizando novos canais

No controle remoto, pressione o botão Home, que nesse modelo é azul:

No menu que aparece na tela, desça até a opção Ajustes e em seguida selecione Preferências:



Um novo menu vai abrir, desça até a opção Ajuste do Canal & Ginga:

A opção Auto Programação (sic) você usa se estiver interessado em sintonizar totalmente o televisor, incluindo novamente tanto canais analógicos como digitais.

Se você quiser apenas buscar e adicionar novos canais digitais, como era meu caso, selecione a opção de baixo: Adição de Canais Digitais.

Depois de selecionar uma dessas opções, o processo é automático. Você só precisa confirmar a opção, aguardar a sintonia e confirmar no final.

2. Mostrando canais secundários

O televisor Sony tem o mesmo defeito da marca Samsung: os canais secundários (X.2, X.3, X.4…) ficam escondidos, de forma que pessoas leigas e pouco curiosas jamais saberão da existência deles. Isso é muito negativo, sabemos que alguns canais secundários têm excelente programação como TV Univesp e Multicultura em São Paulo, TV Escola e Canal Saúde em Brasília.

Para resolver isso no televisor Sony, vá até Ajuste do Canal & Ginga » Modo de Sintonia do Canal Digital e selecione Canais Primários e Secund.:


3. Mostrar e esconder canais

Depois da sintonia, pode ser que você queira esconder canais analógicos desnecessários, mostrar canais analógicos, esconder canais digitais fracos. Para isso, vá até Ajuste do Canal & Ginga » Incluir/Omitir Canal:

Vai aparecer a lista de canais do seu televisor. O que aparece como Omitido está escondido, o que aparece como Incluído está sendo exibido, para alterar, é só selecionar o canal e alternar a opção.

Lembrando que os canais Omitidos ainda podem ser vistos se você digitar o número correto dele no controle. Só não aparecem se você usar as teclas channel: CH + e CH -.

Depois de todas essas configurações, seu televisor já está com canais de TV organizados.

| ATENÇÃO | Estou apenas ajudando quem já tem televisor Sony e perdeu o manual. Se você ainda vai adquirir um televisor, não compre essa marca! É uma das mais reclamadas, não vale a pena correr o risco.

Veja também:

Até mais!

Posts relacionados