sábado, 7 de setembro de 2013

Conta eletrônica gratuita: uso e recomendo

Atualizado dia 23/04/2014.

Essa modalidade de conta bancária gratuita atende muito bem todas as minhas necessidades e por isso acredito que pode satisfazer muita gente que hoje paga tarifa.

Tenho 28 anos de idade e 12 anos de experiência com bancos. Não tive ninguém para me dar orientações e por isso aprendi errando e me lascando. Não desejo isso pra ninguém, mas noto que quando a gente aprende "quebrando a cara" consegue assimilar mais informações do que quem desde o início é orientado pelo caminho correto.

Bradesco, Banco do Brasil, Banco Real (hoje Santander), Caixa Econômica Federal, Itaú. Como tive muitos empregos, já fui obrigada a abrir contas em muitos bancos. Na época não existia ainda a tal da portabilidade.

Mas de tudo que já experimentei, espontaneamente ou não, a conta eletrônica é um dos recursos bancários que realmente tenho coragem de recomendar. O outro é a poupança da Caixa Econômica Federal, que já citei nos posts Método para poupar dinheiro e Vai sacar seu PIS/Pasep.

Vários bancos oferecem essa modalidade gratuita de conta bancária e cada um deles pode atribuir características próprias ao serviço, mas existem regras gerais estabelecidas pelo Banco Central.

É ideal para quem:

  • Prefere meios eletrônicos para movimentar a conta: caixa eletrônico, internet banking e celular.
  • Usa cartão de débito para fazer compras.
  • Usa atendimento telefônico eletrônico (ouvir um robô e teclar opções).

Não serve para quem:

  • Usa cheque.
  • Usa correspondente bancário.
  • Usa o caixa presencial.
  • Precisa de atendimento presencial na agência (com o gerente da conta).
  • Usa atendimento telefônico pessoal (falar com um atendente).

Pode variar de um banco para outro:

  • Oferta de cheque especial.
  • Oferta de cartão de crédito.

No Santander, a conta gratuita se chama Conta Combinada Free e tem vários pré-requisitos, mas em compensação inclui cartão de crédito sem anuidade. É uma dica para quem usa muito esse recurso.

A Caixa Econômica Federal não tem exatamente uma conta eletrônica, mas a conta poupança pode ser considerada como tal: ela não tem tarifa mensal e tem todos os recursos de uma conta corrente. O saque é cobrado, mas o uso de cartão de débito e a movimentação pela internet não têm taxas. Antigamente a Caixa tinha uma conta eletrônica chamada Caixa Fácil que ainda é divulgada no site, mas ninguém consegue abrir uma mais.

Eu uso a conta eletrônica do Itaú porque gosto bastante do internet banking: é muito completinho e é aceito em várias lojas virtuais, sem necessidade de gerar boleto. Graças à minha incrível combinação de impulsividade (para gastar) e determinação (para não gastar), há algum tempo abri mão de cheque especial e cartão de crédito. Com isso minha saúde financeira vai muito bem, obrigada. Recomendo tal decisão.

Outros bancos que oferecem conta eletrônica sem tarifa são Bradesco (Digiconta) e Banco do Brasil (conta digital).

Tem gente que acha a conta eletrônica muito limitada, mas eu acredito que é uma questão cultural. Eu, por exemplo, que sempre evitei fila de guichê presencial, adoro internet banking, uso muito cartão de débito e nunca tive talão de cheques (nem quando tinha direito ao recurso), não senti falta de nada na conta eletrônica. Está perfeitinha pra mim.

Até mais!

Foto: Blog da Visa


23/04/2014: adicionei a opção do atendimento telefônico eletrônico.
Pix meutedio arroba mail ponto com

8 comentários:

  1. Parabéns pelos esclarecimentos. Eu uso a conta eletrônica do BB, compartilhei com vários amigos próximos. Mas sua iniciativa de postar na internet vai ajudar muitas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Esse é o tipo de informação que a gente tem que ter antes de ir ao banco, já que o gerente não é pago para oferecer esse tipo de serviço.

      Excluir
  2. Artigo muito bom, certamente é uma ótima opção para quem faz tudo eletronicamente como eu, abri uma Digiconta no Bradesco e agora posso fazer Doc e Ted com tarifa zero e ilimitada.

    Essas informações deveriam ser divulgadas para o grande público e permitir a livre escolha do cidadão, pois quem faz favor para os bancos somos nós e essas tarifas são absurdas, já não basta ganharem dinheiro com juros absurdos e ainda querem ganhar dinheiro com "serviços" de custo praticamente zero.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho a Iconta do Itau!!
    Fiz a portabilidade e deixei de pagar taxas Abusivas dos bancos...

    ResponderExcluir
  4. Olá Helen!
    A conta poupança da CEF não tarifas para movimentação pela internet? Se eu transferir valores dela para uma corrente de mesma titularidade no BB por exemplo, não pagarei nada?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para movimentação de Caixa para Caixa, não há cobrança.

      Para DOC e TED, sugiro que pergunte ao próprio banco (0800-726-0101). Acredito que depende do valor da transferência.

      Excluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.