Páginas

domingo, 3 de janeiro de 2016

Como sintonizar e configurar canais digitais em TV Sony Bravia

Este tutorial deve funcionar para a maioria dos modelos de televisores Sony Bravia Led com rádio FM. O controle é o RM-YD104.

Há poucos dias eu estava em Brasília e precisei adicionar novos canais digitais a um televisor da Sony para minha tia assistir Canção Nova em HD. Primeiro tentei o procedimento fácil da Samsung (que todas as marcas deveriam imitar): digitar e entrar no UHF do canal digital, que no caso da Canção Nova HD de Brasília é o 42, mas não funcionou. Também não é possível adicionar o canal avulso em um menu próprio, como fizemos em um televisor Philco. O caminho é outro.

Lembrando que, além de ter televisor compatível com a tecnologia, um outro pré-requisito para sintonizar os canais digitais é ter uma antena UHF conectada ao televisor. Para a maioria dos casos, você precisa que essa antena seja externa, em posição muito acima do telhado e corretamente apontada para a torre de TV, a não ser que você more muito perto da torre de sua cidade e consiga sintonizar com uma simples antena interna.

Para selecionar as opções do menu, use as teclas de direção (←↑→↓) e a tecla OK para confirmar.

  1. Sintonizando novos canais
  2. Mostrando canais secundários
  3. Mostrar e esconder canais

1. Sintonizando novos canais

No controle remoto, pressione o botão Home, que nesse modelo é azul:

No menu que aparece na tela, desça até a opção Ajustes e em seguida selecione Preferências:



Um novo menu vai abrir, desça até a opção Ajuste do Canal & Ginga:

A opção Auto Programação (sic) você usa se estiver interessado em sintonizar totalmente o televisor, incluindo novamente tanto canais analógicos como digitais.

Se você quiser apenas buscar e adicionar novos canais digitais, como era meu caso, selecione a opção de baixo: Adição de Canais Digitais.

Depois de selecionar uma dessas opções, o processo é automático. Você só precisa confirmar a opção, aguardar a sintonia e confirmar no final.

2. Mostrando canais secundários

O televisor Sony tem o mesmo defeito da marca Samsung: os canais secundários (X.2, X.3, X.4…) ficam escondidos, de forma que pessoas leigas e pouco curiosas jamais saberão da existência deles. Isso é muito negativo, sabemos que alguns canais secundários têm excelente programação como TV Univesp e Multicultura em São Paulo, TV Escola e Canal Saúde em Brasília.

Para resolver isso no televisor Sony, vá até Ajuste do Canal & Ginga » Modo de Sintonia do Canal Digital e selecione Canais Primários e Secund.:


3. Mostrar e esconder canais

Depois da sintonia, pode ser que você queira esconder canais analógicos desnecessários, mostrar canais analógicos, esconder canais digitais fracos. Para isso, vá até Ajuste do Canal & Ginga » Incluir/Omitir Canal:

Vai aparecer a lista de canais do seu televisor. O que aparece como Omitido está escondido, o que aparece como Incluído está sendo exibido, para alterar, é só selecionar o canal e alternar a opção.

Lembrando que os canais Omitidos ainda podem ser vistos se você digitar o número correto dele no controle. Só não aparecem se você usar as teclas channel: CH + e CH -.

Depois de todas essas configurações, seu televisor já está com canais de TV organizados.

| ATENÇÃO | Estou apenas ajudando quem já tem televisor Sony e perdeu o manual. Se você ainda vai adquirir um televisor, não compre essa marca! É uma das mais reclamadas, não vale a pena correr o risco.

Veja também:

Até mais!



Pix meutedio arroba mail ponto com

16 comentários:

  1. Respostas
    1. Nenhum canal? Sugiro que chame um antenista experiente da sua cidade.

      Excluir
  2. Valeu Helen, me ajudou muito! Pena não ter sido informado antes pois acabei de comprar uma rsrsr
    Obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelas dicas Helen, me ajudaram bastante!

    ResponderExcluir
  4. Não mostra nenhum sinAl de busca de canais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 😟 Nossa! Se tiver outra TV na casa que funciona conectada à mesma antena, liga para o SAC da Sony e reclama.

      Excluir
  5. A rede tv aki em Goiânia só pega no 21.2 e 21.3 e a minha TV Sony nao a sintoniza, pq ela só pega se tivesse o 21.1 q nao tem. Alguém poderia dar um help???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As TVs Sony escondem os canais secundários, mas geralmente dá para ativar nas configurações. Sugiro que dê uma olhada no outro tutorial: Como sintonizar e configurar canais na TV Sony.

      Excluir
    2. Aí que está...a TV nao encontra o canal msmo programando e ativado o secundário pq a emissora por algum motivo não funciona e nem aparece o canal principal pelo X.1...só pelo X.2 e X.3...em TV Samsung só digitar o canal físico da emissora q vai direto e salva o canal digital, diferente da Sony, que sintoniza o analógico...pelo jeito terei q esperar a emissora ativar o X.1...só assim pra encontrar na Sony

      Excluir
    3. Uma solução temporária seria usar um conversor digital, se você já tiver em casa ou puder conseguir um emprestado.

      Excluir
  6. Acabei d comprar uma son não consigo sintonizar nada só a Globo

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela ajuda. Foi muito útil. Só faltou um canal, o 18.1 da Recordem News.

    ResponderExcluir
  8. Minha tv Sony bravia kdl32r305b desliga e liga sozinha agora não dá sinal .. auto programação nao acha os canais o que fazer

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde vim a este canal para ver se conseguia ajuda,finalmente consegui depois de estar quase duas horas a sintonizar todos ,o da sala já esta resolvido agora do quarto está tudo fora do sitio exemplo estou no canal 2 e está no 4 um exemplo.
    Por hoje não faço mais tenho o da sala bem amanhã se poder vou fazer outra maratona co a televisão do quarto
    Maria Fernanda

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.