quarta-feira, 21 de agosto de 2013

📚 Coloque os estudos na sua rotina

Acredito que as dicas desse post podem servir para concursandos, vestibulandos, universitários e também para quem estuda outros idiomas.

Independente do que você está aprendendo, sem dúvida ficará mais fácil quando o conteúdo fizer parte da sua rotina. E além daquele tempo em que temos corpo e mente 100% dedicados aos estudos, também podemos aproveitar outros hábitos que já temos para memorizar mais e mais.

Você já percebeu que aprendemos letras de músicas das quais não gostamos pelo simples fato de que são repetidas dezenas e dezenas de vezes?

Para aprender ou decorar o conteúdo que você está estudando, insira-o em atividades que você já realiza diariamente:

  1. Ouvir música ou rádio
  2. Ver TV
  3. Ler na espera
  4. Usar internet móvel
  5. Mais dicas

1. Ouvir música ou rádio

Você escreve ouvindo Bach? Limpa a casa ouvindo Lady Gaga? Cozinha ouvindo folk? Dirige ouvindo as notícias do dia no rádio? Ouve mp3 dentro do ônibus? Então você tem bastante tempo para revisar conteúdo e talvez não saiba.

Uma forma de inserir os estudos nesse hábito é salvar aulas em mp3 para escutá-las no lugar do que você costuma ouvir normalmente. Isso, é claro, se você não precisa compartilhar o áudio com alguém que não está estudando o mesmo que você.

Para passar roupa sugiro a lei 8.112, a favorita dos concursandos federais. Delícia! Para fazer faxina sugiro algo mais pesado, como licitações e contratos.

Algo que funciona também é ouvir aulas antes de dormir. Você vai, literalmente, sonhar com o conteúdo. Talvez não se lembre do sonho depois, mais sem dúvida vai memorizar muito mais o assunto porque a matéria já está em outros níveis da sua consciência.

Para salvar aulas do YouTube nos formatos mp3 e mp4, veja o post Como baixar vídeo do YouTube sem instalar nada.

2. Ver TV

Se você tem um aparelho de TV de uso exclusivo, nem que seja em algumas horas do dia, ao invés de mp3 use mp4. Salve as aulas que você já viu em um pen-drive, conecte-o à TV e assista, principalmente naqueles horários em que você estaria vendo qualquer outra coisa em algum canal.

Como nesse momento estamos revisando e aproveitando um hábito que já temos, fique na posição que julgar mais à vontade, assim como quem assiste TV. Se isso te der sono, não faz mal. Mantenha a TV ligada mesmo assim porque a audição não desliga quando a gente cochila.

Caso não tenha TV própria ou não tenha aparelho que leia USB, PC ou acesse à internet, assista no computador mesmo.

Atenção - não confunda esses momentos relaxados para revisar aulas com aqueles em que você está estudando pela primeira vez uma aula ou um assunto. Por isso sugiro usar aulas que você já assistiu.

Para salvar aulas do YouTube nos formatos mp3 e mp4, veja o post Como baixar vídeo do YouTube sem instalar nada.

3. Ler na espera

Muita gente tem o hábito de carregar um bom livro ou uma revista para ler enquanto espera: no médico, no Vapt Vupt, no ônibus, na praça de alimentação do shopping. Você é assim? Então passe a carregar apostilas ou livros para concursos.

Nesse caso, acredito que seja interessante levar sempre dois temas: um que você está lendo pela primeira vez e outro que está revisando, já que seu nível de concentração pode variar de acordo com o ruído e os estímulos visuais do ambiente.

4. Usar internet móvel

Enquanto seus colegas e amigos estão usando smartphones e tablets apenas para jogos e redes sociais, use para resolver questões on-line. Garanto que é tão viciante quanto, mas para um estudante não tem vício melhor.

Para quem é concursando, sugiro alguns sites que têm questões gratuitas para treinar:

Clique aqui para ver dicas de aplicativos gratuitos com questões de concursos.

Mais dicas:


Escolha seus métodos e mantenha a disciplina!

Até mais!

Foto: iStockphoto

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.